PROJECTOS

notícias

Impacto do BREXIT nas Empresas Portuguesas 2017-05-19

Impacto do BREXIT nas Empresas Portuguesas

Vimos solicitar a sua colaboração no preenchimento do Inquérito sobre o impacto do Brexit na atividade da sua empresa, lançado pela CIP-Confederação Empresarial de Portugal e pela AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, tendo em vista apoiar as empresas na sua reflexão sobre impactos e/ou oportunidades para o seu negócio, decorrentes da saída do Reino Unido da União Europeia, prevista para 29 de março de 2019. 

O Inquérito dirige-se às empresas que têm um relacionamento económico com o Reino Unido, direto ou indireto, designadamente através do comércio, de investimento, da participação em cadeias de valor ou em projetos comuns.

O objetivo do Inquérito é apoiar as empresas na identificação das áreas do enquadramento legal e administrativo em que poderão ser afetadas pelo Brexit, ao mesmo tempo que se avalia a importância relativa dos impactos e as consequências concretas esperadas.  Por outro lado, este levantamento será a base de trabalho para as posições que a AIDA e a CIP venham a tomar no futuro, junto dos decisores políticos nacionais e nos negociadores europeus.

Consideramos ainda que este inquérito permitirá às empresas refletir sobre as ações que devem desenvolver até março 2019 para mitigar impactos negativos e aproveitar eventuais oportunidades.

Contribua para a defesa dos interesses da sua empresa, dedicando 10 minutos ao preenchimento deste inquérito, até 15 de junho

Feira Vocacional e Profissional 2017-05-11

Feira Vocacional e Profissional

O projeto CLDS 3G Aveiro, em colaboração com o Gabinete de Inserção Profissional do Município de Aveiro e o Gabinete de Inserção Profissional da AIDA, irá dinamizar, no dia 26 de maio, no Parque de Exposições de Aveiro, a Sessão Procura Ativa de Emprego - Práticas e Instrumentos. Como aumentar as possibilidades de sucesso? e um Speed Recruitment, integrados no programa paralelo da Feira Vocacional e Profissional da Região de Aveiro.

As atividades são gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia.

Procura Ativa de Emprego - Práticas e Instrumentos. Como aumentar as possibilidades de sucesso?

A Sessão Procura Ativa de Emprego - Práticas e Instrumentos. Como aumentar as possibilidades de sucesso? tem como objetivos promover a reflexão crítica sobre a experiência de procura de emprego, melhorar as práticas e instrumentos de Procura Ativa de Emprego e incentivar e apoiar o desenvolvimento de estratégias ou abordagens ao mercado de trabalho mais adequadas e facilitadoras da integração dos desempregados.

Na Sessão serão abordados diversos instrumentos utilizados na Procura Ativa de Emprego (curriculum vitae, Linkedin, carta de apresentação, carta de candidatura espontânea, entrevista, entre outros), identificando melhorias a introduzir nos mesmos, ou nos meios de comunicação e/ou nas estratégias utilizadas e identificando ainda eventuais lacunas e formas de tornar as iniciativas mais completas, atrativas e eficazes.

 

Dia: 26 de maio de 2017

Horário: 14:00 – 15:30

Local: Parque de Exposições de Aveiro (Salão Nobre)

Inscrições: Os interessados deverão enviar um e-mail com os seus dados (nome, data de nascimento, escolaridade, situação face ao emprego e número de telemóvel) para gip@cm-aveiro.pt e aguardar a confirmação da inscrição.

Data limite de inscrição: 21 de maio

 

Speed Recruitment

O Speed Recruitment resume-se a um encontro entre entidades empregadoras e candidatos à procura de emprego, através de mini-entrevistas de 9 minutos, com o objetivo de os candidatos se apresentarem a, no mínimo, três empresas presentes, fazendo valer a sua “marca” pessoal.

A dinâmica do Speed Recruitment consiste assim em dispor empresas num circuito, emparelhando cada empresa com um candidato. Após um sinal sonoro, o candidato senta-se e inicia uma entrevista de 9 minutos. No final desse período, assinalado com novo sinal sonoro, cada candidato passa à empresa seguinte até, se possível, concluir o circuito de empresas. Concluído um circuito, um novo grupo de candidatos é disposto perante as empresas e inicia-se um novo processo de entrevistas.

Dia: 26 de maio de 2017

Horário: 16:00 – 18:00

Local: Parque de Exposições de Aveiro

Empresas presentes: Egor | Ditame - Gestão de Pessoas | Gestamp Aveiro SA - Indústria Acessórios Automóveis | Grupo Visabeira | Associação Fórum Turismo 2.1 (responsável pela Bolsa da Empregabilidade) | Manpowergroup

Inscrições: Os interessados deverão preencher devidamente o formulário, disponível aqui, enviar ainda para o e-mail gip@cm-aveiro.pt o CV e aguardar a confirmação da inscrição. A efetivação da inscrição obriga à participação numa sessão de preparação do evento.

Sessão de preparação do evento: 24 de maio - 9:30h - Parque de Exposições de Aveiro (Salão Nobre)

Data limite de inscrição: 21 de maio

 

Onde obter mais informações?

Gabinete de Inserção Profissional do Município de Aveiro

Divisão de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo

Parque de Feiras e Exposições de Aveiro

Avenida Dom Manuel de Almeida Trindade

3810-488 Aveiro

gip@cm-aveiro.pt | 234 340 523 | Extensão: 8228

www.cm-aveiro.pt

Segurança e Saúde no Trabalho 2017-05-22

Segurança e Saúde no Trabalho

media/pdf//KE-05-16-096-PT-N.pdf

Guia editado pela Comissão Europeia sob o título "A Segurança e Saúde no Trabalho diz respeito a Todos - Orientações práticas para os empregadores".

Segundo a Comissão Europeia, “trata-se de um guia prático para os empregadores, a adaptar às circunstâncias nacionais, que fornece uma panorâmica geral das principais obrigações nesta matéria, bem como dos instrumentos e recursos existentes suscetíveis de ajudar no cumprimento dessas obrigações. O objetivo é contribuir para a execução eficaz e eficiente do quadro de ação no domínio da segurança e saúde no trabalho.”.

Evento TheNetwork 2017-05-22

Evento TheNetwork

A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, vem informar  que vai realizar-se, nos dias 26 e 27 de Setembro na cidade de S. João da Madeira (Aveiro), a 1ª edição do evento TheNetwork, que terá como tema ''Inovar e Empreender na Indústria - O Caminho do Futuro'', uma organização da Blood.com – Agência de Comunicação e the Network .

 

O evento visa promover o networking, temáticas e proximidade entre empresários, empreendedores, startups e industriais, contando com a presença confirmada por parte de altos líderes empresariais, económicos e financeiros, bem como, investidores nacionais e internacionais de renome, com os quais poderá interagir sem quaisquer barreiras ou oposições.

 

Para conhecer mais sobre o evento, visite o website em www.thenetwork.pt e conheça as temáticas e oradores em debate, parceiros e promotores.

 

As empresas associadas da AIDA beneficiarão de um desconto de 10%.

Aguardamos a sua inscrição, para o e-mail: c.vieira@aida.pt ou d.costa@aida.pt

COS-TOURCCI-2017-3-03 2017-05-12

COS-TOURCCI-2017-3-03

A COMISSÃO EUROPEIA LANÇOU UM CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS À AÇÃO “Cos-Tourcci-2017-3-03: Supporting The Promotion And Development Of Transnational Thematic Tourism Products Linked To Cultural And Creative Industries”, No Âmbito Do Programa Cosme.

 

O IAPMEI, na qualidade de Delegado Nacional para o Comité do Programa COSME  e a Enterprise Europe Network da AIDA,   informam  que se encontra aberta a  call COS-TOURCCI-2017-3-03,  com prazo para submissão até 29 de junho de 2017 (17 horas, Bruxelas), a EASME-Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises, cujo convite para apresentação de candidaturas  à ação  “COS-TOURCCI-2017-3-03: Supporting the promotion and development of transnational thematic tourism products linked to cultural and creative industries”, foi lançado pela Comissão Europeia.

 

Este convite destina-se a co-financiar projetos de desenvolvimento e promoção de produtos turísticos transnacionais relacionados especificamente com o subsector «património cultural» das indústrias culturais e criativas (ICC).

 

O total de orçamento estimado para co-financiamento de projetos associados a esta ação do COSME é de 1.500.000 euros, sendo 300.000 euros o máximo a atribuir por projeto; apresenta uma taxa máxima de financiamento de 75% dos custos elegíveis.

 

Tendo como destinatários entidades jurídicas estabelecidas nos:

• Estados-Membros da UE

• países que participam no programa COSME nos termos do artigo 6.o do Regulamento COSME

 

a candidatura, a apresentar em consórcio, deve englobar entre 5 e 8 membros/parceiros de diferentes entidades jurídicas de no mínimo 4 dos países elegíveis. Os candidatos devem corresponder à definição de pelo menos um das entidades elencadas na seção 6 da “Call for Proposals”, com atividade no turismo, indústrias culturais e criativas (ICC).  

 

Para além disso, o consórcio deve incluir pelo menos:
• uma autoridade de gestão local cultural da UNESCO incluído na Lista do Património Mundial;
• uma PME que atue no sector turístico ou no subsector do património cultural das ICC;
•  uma entidade pública nacional, regional ou local

 

Para mais detalhe, consulte os documentos “Call for proposals”, “Guide for applicants” e o “Model Grant agreement.

 

O COSME data hub pode também constituir uma fonte de inspiração para a elaboração da candidatura; neste hub encontrará projetos financiados através do COSME, que e entre outros, pode consultar por país e por tópico. 

 

Se pretende encontrar parceiros para o consórcio, pode aceder à base de dados CORDIS ou contatar o parceiro da Enterprise Europe Network mais próximo.

Para além da informação disponibilizada no âmbito de candidatura a este convite,  eventuais questões devem ser dirigidas a EASME-COSME-CULTURAL-TOURISM-2017@ec.europa.eu.  

Open Innovation 2017-05-15

Open Innovation

A AIDA, através do Enterprise Europe Network informa que se vai realizar, no próximo dia 12 de Junho, na Roménia um B2B Matchmaking, como pré-evento ao Open Innovation 2.0. Esta conferência é o evento anual da Comissão Europeia sobre inovação e decorre no coração da Transilvânia.

 

Mais informações e inscrições: https://www.b2match.eu/clustersmatchmaking-2017

Conference on Hyperspectral Imaging for Industry 2017-05-15

Conference on Hyperspectral Imaging for Industry

A AIDA, através da Enterprise Europe Network informa que da realização de um B2B, na Áustria, de 7 a 8 de Junho, durante a “Conference on Hyperspectral Imaging for Industry”. Para mais informações e registo aceda a: https://www.b2match.eu/chii2017

Alimentaria 2017 Brokerage Event 2017-05-15

Alimentaria 2017 Brokerage Event

Está a decorrer até ao dia 3 de junho o prazo para submissão de perfis para a participação nas reuniões bilateriais do brokerage event integrado na Alimentaria & Horexpo 2017.

Esta iniciativa, que vai ter lugar de 5 a 6 de junho, em Lisboa, é organizada pelo IAPMEI, enquanto parceiro da Enterprise Europe Network, e consiste na realização de reuniões bilaterais entre empresas e outras entidades portuguesas e estrangeiras do setor agro-alimentar, com vista à cooperação comercial e tecnológica.

Mais informações: https://www.b2match.eu/alimentaria-lisboa2017.

Candidaturas Abertas 2017-04-12

Candidaturas Abertas

Não deixe para a última hora a elaboração da sua candidatura!

Consulte a equipa Técnica da AIDA, e agende uma primeira reunião para avaliação das OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO.


CANDIDATURAS ABERTAS :

  • AAC 06/SI/2017 - Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial – REGIME CONTRATUAL DE INVESTIMENTO
  • AAC 07/SI/2017 - Sistema de Incentivos Inovação produtiva – SI INOVAÇÃO PRODUTIVA
  • AAC 08/SI/2017 – Sistema de Incentivos Inovação produtiva – SI INOVAÇÃO PRODUTIVA - Territórios de Baixa Densidade
  • AAC 09/SI/2017 – Sistema de Incentivos Empreendedorismo – SI Empreendedorismo Qualificado e Criativo
  • AAC 10/SI/2017 – Sistema de Incentivos Empreendedorismo – SI Empreendedorismo Qualificado e Criativo – Territórios de Baixa Densidade
  • AAC 11/SI/2017 – Sistema de Incentivos Internacionalização das PME – SI Internacionalização das PME
  • AAC 12/SI/2017 – Sistema de Incentivos Qualificação das PME – SI Qualificação das PME
  • AAC 13/SI/2017 – VALES OPORTUNIDADES DE INVESTIGAÇÃO
  • AVISO  nº POISE – 30-2017-01 – Capacitação para a Inclusão

 

Susana Carvalho – s.carvalho@aida.pt

Telefone:+351 234 302 492

O papel dos consultores de gestão 2017-04-28

O papel dos consultores de gestão

QUESTIONÁRIO - O papel dos consultores de gestão no apoio ao processo de inovação das empresas de serviços. 

No âmbito do programa de Doutoramento em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, está em curso uma investigação que visa perceber o papel dos consultores de gestão no apoio ao processo de inovação das empresas de serviços.

Caso a sua empresa faça parte do setor dos Serviços e nos últimos 5 anos tenha contratado consultores, o seu contributo é muito importante para o sucesso deste estudo.

 

Solicitamos assim que preencha o seguinte questionário, disponível até ao dia 31 de Maio (acesso através do link abaixo):

https://pt.surveymonkey.com/r/BXSTLY5

 

A informação solicitada só será usada com fins exclusivamente académicos e os dados serão tratados de forma confidencial e agregada.

Caso surja alguma dúvida ou comentário, por favor, pode contactar-nos para o seguinte endereço eletrónico: manuelafdias@gmail.com

Agradecemos muito toda a colaboração!

Erasmus for Young Entrepreneurs 2017-04-19

Erasmus for Young Entrepreneurs

Com o objetivo de expandir e reforçar a rede existente de Organizações Intermediárias (IOs), que atuam como pontos de contacto locais para empreendedores recém-estabelecidos e para empresários experientes nos países participantes, a EASME – Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprise, Comissão Europeia lançou um convite associado ao concurso “COS-EYE-2017-4-01: Erasmus for Young Entrepreneurs.

As OI selecionadas têm como missão implementar o programa Erasmus para Jovens Empreendedores a nível local, recrutando e prestando assistência aos empresários que beneficiem do programa.

Em termos práticos, este programa transfronteiriço visa apoiar ações de organizações que melhorem e facilitam a mobilidade de jovens empresários que pretendam adquirir conhecimentos e trabalhar em contexto de realidade empresariail junto de empreendedores experientes num outro país participante no programa. 

Em síntese, através do intercâmbio interpessoal assente em experiência prática e trabalho conjunto, visa contribuir para alargar o espírito e comportamento empresarial de jovens ou futuros empreendedores, potenciando a internacionalização das PME e de mais negócios na Europa. 

Sobre a natureza e elegibilidade das IOs e o papel que é pretendido desempenharem e outra informação relevante associada a este convite aceda a:

https://ec.europa.eu/easme/en/cos-eye-2017-4-01-erasmus-young-entrepreneurs

O prazo para submissão de candidatura termina a 7 de junho de 2017 17:00 (hora de Bruxelas) 

Erasmus for Young Entrepreneurs
Concurso de Ideias 2017-04-26

Concurso de Ideias

Tem uma ideia de negócio e quer pô-la em prática?

Esta é a sua Oportunidade!

 

Candidate-se ao “Concurso de Ideias” do Projecto APE – Aveiro PME EMPREENDEDOR para Criação da Própria Empresa

O “Concurso de Ideias” pretende avaliar e seleccionar ideias com potencial de criação do próprio emprego, negócio ou empresa, no âmbito do Projecto APE – Aveiro PME Empreende, apresentado pela AIDA ao Programa Operacional do Centro, no âmbito do SAAC “Promoção do Espírito Empresarial”, cofinanciado pelo FEDER através do CENTRO 2020.

Esta iniciativa tem como objectivo a mobilização de empreendedores e a selecção de projectos com maior potencial de criação de empresa.

 

As três (3) melhores ideias/projectos beneficiarão de horas de consultoria especializada em áreas de Gestão, após constituição da empresa.


Não perca esta oportunidade e Concorra!

 

As candidaturas são realizadas online, até 31 de maio de 2017.

Participe. Seja um empreendedor e crie a sua própria empresa!

 

 

Consulte o Regulamento

Aceda ao Formulário de Inscrição

Rastreios visuais e auditivos 2017-04-06

Rastreios visuais e auditivos

No âmbito da parceria estabelecida entre a AIDA e a ERGOVISÃO, as empresas associadas da AIDA poderão realizar, gratuitamente, rastreios visuais e auditivos, aos seus colaboradores, no decorrer dos meses de Abril e Maio.

Estando certos da importância desta acção para a saúde visual e auditiva dos trabalhadores das empresas associadas, ficamos a aguardar o V/ contacto para a realização dos agendamentos.

 

Relembramos as condições especiais que os associados podem usufruir em compras nas lojas Ergovisão:

  • 100% desconto em todos os Serviços Clínicos:

Consultas de Optometria; Consultas de Contactologia; Ortoqueratologia; Terapia Visual; Adaptação de Próteses Oculares; Exames Complementares de Diagnóstico - Retinografia Não-Midriática, Campos Visuais, Topografia da Córnea, Tonometria, Prevenção Visual;

  • 25% Desconto Directo em todos os produtos;
  • 35% Desconto Directo na marca Ergo:

Ergo Lens - Lentes Oftálmicas; Ergo Glasses - Armações; Ergolens One Day, Ergolens Colors, Eynova, Eynova Toric - Lentes de Contacto; Ergoclean - Líquido para lentes de contacto; ConforAqua - Lágrima de Conforto

  • Pagamentos Prestacionais (10X)
 
Para mais informações e marcações:
Ana Manuela | 230302492 | a.ferreira@aida.pt
Green Projects Awards 2017-03-30

Green Projects Awards

media/pdf//Regulamento_GreenProjectAwards2017.pdf

As candidaturas à 10ª edição do Green Project Awards encontram-se abertas até ao próximo dia 31 de maio.

As categorias a concurso no GPA 2017 são: Agricultura, Cidades e Mobilidade Sustentáveis, Gestão Eficiente de Recursos, Indústria 4.0, Iniciativa Jovem, Iniciativa de Mobilização, Investigação & Desenvolvimento, Mar e Turismo. São também atribuídos, na edição de 2017, o Prémio Jerónimo Martins - Green Project Awards Investigação e Desenvolvimento Sustentável, o Prémio Inovação Social Green Project Awards - Sociedade Ponto Verde, o Prémio Especial Cooperação Internacional de Negócios e o Prémio Especial Carreira pela Sustentabilidade (explicitados adiante).

Quem se pode candidatar?

Poderão concorrer ao Green Project Awards Portugal empresas, organizações não-governamentais, entidades públicas, associações, fundações e outras organizações da sociedade civil e cidadãos em nome individual, que apresentem candidaturas que cumpram as seguintes condições de elegibilidade:

  • projetos, produtos, serviços, campanhas ou ações que visem o desenvolvimento sustentável e que tenham sido implementados ou disponibilizados em Portugal nos últimos três anos
  • reunir evidências da sua implementação e respetivos resultados qualitativos e quantitativos

São elegíveis pessoas físicas ou jurídicas sediadas em Território Nacional cujos trabalhos na área de sustentabilidade sejam aderentes aos objetivos do Green Project Awards.

Pode fazer o download dos formulários para candidatura aqui https://gpa.pt/candidaturas/formularios/

Para esclarecimento de dúvidas contactar mfernandes@gci.pt  / Telefone: 213 588 020 

Como participar ttps://gpa.pt/candidaturas/como-participar/

2ª Call for action 2017-04-03

2ª Call for action

media/pdf//Regulamento 2 Call 31Maio.pdf

O projecto METAL EMPREENDE, promovido pela AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro em parceria com a ANEME – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas, visa a implementação de acções de estímulo e motivação para o empreendedorismo, na indústria transformadora com especial enfoque nas empresas da fileira da metalurgia e metalomecânica, para ajudar os empreendedores a desenvolver planos de negócio e criar empresas com sucesso.

 

A 2ª edição do “Call for Action”, é uma iniciativa que tem como propósito incentivar o desenvolvimento e implementação de ideias de negócio, tendo por base metodologias de trabalho adotadas para a capacitação e validação dessas ideias.

 

As CANDIDATURAS encontram-se abertas até 31 de Maio 2017.

 

Consulte as informações e inscreva-se já!

 

Consulte o Regulamento.

 

Aceda ao Formulário de Candidatura: AQUI

Reach 2018 2017-02-24

Reach 2018

Reach 2018 - Deadline Para Registo Das Substâncias Químicas

Produz ou importa produtos químicos? Se for o caso, deve agir agora e registar os seus produtos químicos ao abrigo da legislação da UE aplicável

O REACH 2018 DIZ-LHE RESPEITO?

Se fabrica ou importa substâncias em quantidades iguais ou superiores a uma tonelada por ano no mercado da UE/do EEE, tem a obrigação de as registar.

Se fabrica ou importa produtos (misturas, artigos), poderá ter de registar as substâncias neles contidas.

PORQUE DEVE REGISTAR?

Se necessita de registar uma substância e não o fizer até 31 de maio de 2018, deixará de ter autorização para a fabricar, importar ou fornecer na UE/no EEE.

Alguns produtos químicos são perigosos para a saúde humana e/ou para o ambiente.

Deve conhecer os seus perigos e as suas utilizações para poder adotar medidas responsáveis. Ao registar os seus produtos químicos, demonstra que analisou os riscos possíveis e que pode fornecer recomendações sobre a sua utilização segura.

Também contribui para a proteção da saúde humana e do ambiente na Europa.

O QUE É NECESSÁRIO FAZER?

Deve recolher informações sobre a substância e documentá-las num dossiê de registo.

Essas informações são relativas ao fabrico e às utilizações do produto químico. Se existirem outras empresas a registar a mesma substância, deve preparar o dossiê em conjunto com essas empresas. Deve partilhar os dados com as outras empresas para evitar ensaios desnecessários em animais e reduzir os custos. Tem a obrigação de informar os seus clientes sobre a forma de utilizar o seu produto químico em segurança.

Consulte mais informação nos seguintes links:

 – Introdução à legislação da UE em matéria de produtos químicos: http://echa.europa.eu/pt/support/getting-started

– Material de autoajuda: http://echa.europa.eu/pt/support    

– REACH 2018 – Apelo à ação: https://echa.europa.eu/documents/10162/13629/workers_leaflet_pt.pdf/d8d73f68-8152-44ea-9ee8-d3f57a5577a2  - Fonte: ECHA – European Chemicals Agency

Benefícios Fiscais 2017-05-03

Benefícios Fiscais

Foi criado pelo Decreto Regulamentar n.º 3/2017, de 28 de Abril o estatuto jurídico de empresa promotora da língua portuguesa atribuível a qualquer empresa que realize uma contribuição pecuniária destinada à promoção da língua portuguesa, clarificando-se que a referida contribuição corresponde a donativos para efeitos da aplicação dos benefícios fiscais relativos ao mecenato.

Podem adquirir o estatuto de empresa promotora da língua portuguesa as empresas que realizem uma contribuição pecuniária com um valor mínimo anual de (euro) 6000, consignada à promoção da língua portuguesa.

A contribuição acima referida pode revestir uma das seguintes modalidades:

a) Contribuição pecuniária para o Fundo da Língua Portuguesa, criado pelo Decreto-Lei n.º 248/2008, de 31 de dezembro;

b) Contribuição pecuniária consignada ao pagamento de bolsas de estudo oferecidas pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. (Camões, I. P.), para:

i) Formação em ensino de português - língua estrangeira;

ii) Frequência de cursos superiores lecionados em Portugal e em língua portuguesa;

c) Contribuição pecuniária consignada ao financiamento de leitorados e ou cátedras de língua portuguesa;

d) Contribuição pecuniária consignada a projetos de investigação nas áreas do ensino de português - língua estrangeira e das tecnologias cda língua aplicadas ao português.

A contribuição acima referida é efectuada em termos a acordar em protocolo, a celebrar entre a empresa e o Camões, I. P

A não renovação do protocolo pode ser feita a todo o tempo, mediante comunicação escrita à outra parte, que produz efeitos no início do segundo ano subsequente à respetiva data.

Sem prejuízo de outros direitos conferidos legalmente, a realização da contribuição confere à empresa:

a) O direito de utilizar, nas suas apresentações e promoções, o título de «empresa promotora da língua portuguesa»;

b) O direito a ser identificada com o título referido na alínea anterior nos actos e materiais de comunicação pública do Camões, I. P., respeitantes ao ensino superior da língua portuguesa no estrangeiro ou à utilização do Fundo da Língua Portuguesa;

c) O direito de associar o seu nome ou marca às bolsas de estudo ou projetos de investigação que financia;

d) O direito de associar o seu nome ou marca aos leitorados ou cátedras se contribuir com um valor superior a (euro) 30 000;

e) Prioridade para os respetivos colaboradores no acesso a acções de formação linguística, à distância e ou presencial, garantidas pelo Camões, I. P., e na resposta a solicitações da empresa neste domínio;

f) O acesso ao apoio administrativo e diplomático da rede externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Camões, I. P., e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E., para atividades compatíveis com a natureza, missão e recursos desta rede;

g) O direito a ser ouvida na definição dos países e, sendo o caso, das regiões e das cidades a que digam respeito as bolsas de estudo, os projetos de investigação, os leitorados ou as cátedras que financia.

O Camões, I. P., mantém, no seu sítio na Internet, uma lista actualizada das empresas a que foi atribuído o estatuto de «empresa promotora da língua portuguesa».

Às contribuições pecuniárias referidas no artigo 3.º do diploma legal é aplicável o regime jurídico do mecenato, previsto nos artigos 61.º e seguintes do Estatuto dos Benefícios Fiscais.

Erasmus para Jovens Empreendedores 2017-03-08

Erasmus para Jovens Empreendedores

media/pdf//IEE.pdf

A Associação Industrial Portuguesa- Câmara de Comércio e Industria (AIP-CCI) está neste momento envolvida no programa Erasmus para Jovens Empreendedores (texto de enquadramento - ficheiro pdf). 

Trata-se de um projeto europeu que dá aos novos empreendedores, ou aos que pretendem sê-lo, a oportunidade de adquirirem conhecimentos para gerirem a sua empresa junto de empreendedores experientes, num outro país participante no programa.

O programa baseia-se fundamentalmente na troca de experiências entre New Entrepreneurs (NE), portugueses ou oriundos de outras partes da rede europeia e, Host Entrepreneurs (HE), isto é, empresas hospedeiras, portuguesas ou de outras partes da europa, que considerem interessante e enriquecedor receberem estes empreendedores.

O objetivo central consiste em proporcionar a estes jovens uma estadia de trabalho na empresa de empreendedores já consolidados, permitindo ao novo empreendedor adquirir competências e conhecimentos específicos do setor de atividade em causa, necessários a uma gestão mais eficaz da sua própria empresa. O empreendedor de acolhimento beneficia de novas perspetivas sobre o seu negócio e tem a oportunidade de cooperar com parceiros estrangeiros ou adquirir conhecimentos sobre novos mercados.

Para mais informações poderá consultar: http://www.erasmus-entrepreneurs.eu/ ou para apoio à candidatura contacte a AIP via erasmus@aip.pt.

 

A AIP-CCI possui neste  momento em carteira os Host Entrepreneurs que gostariam de receber jovens empresários portugueses nas suas empresas como New Entrepreneurs. Caso possua interesse neste tipo de estágio, ou para mais informações sobre o programa Erasmus for Young Entrepreneurs (EYE)

Erasmus para Jovens Empreendedores
Abertas as candidaturas à Medida Contrato Emprego 2017-01-27

Abertas as candidaturas à Medida Contrato Emprego

Candidaturas à Medida Contrato Emprego


O que é? Apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP, com a obrigação de proporcionarem formação profissional aos trabalhadores contratados.

Quem pode apresentar candidatura? Empresário em nome individual ou pessoa colectiva, de natureza jurídica privada, com ou sem fins lucrativos

Quem são os destinatários? Desempregados inscritos nos serviços de emprego, numa das seguintes situações previstas no Artigo 6.º, da Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro.

Quais os apoios para as entidades promotoras?

9 vezes o valor do IAS (421,32€), no caso de contratos de trabalho sem termo

3 vezes o valor do IAS (421,32€), no caso de contratos de trabalho a termo certo

Estão previstas majorações aos valores acima indicados (podendo ser cumuláveis entre si) – Artigo 10º, nº2, da Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro.

Quando se podem apresentar as candidaturas?

1.º período - 25 de janeiro a 25 de fevereiro de 2017

2.º período - 1 de maio a 31 de maio de 2017

3.º período - 1 de outubro a 31 de outubro de 2017

 

Para mais informações e pedido de apoio de elaboração de candidaturas a esta Medida, poderá entrar em contacto com a Responsável do Gabinete de Inserção Profissional, Nancy Almeida, através do email: recursos.humanos@aida.pt ou telefone 234 302 140

Abertas as candidaturas à Medida Contrato Emprego
Gabinete de Inserção Profissional 2016-12-05

Gabinete de Inserção Profissional

O GIP - Gabinete de Inserção Profissional tem como objectivo apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita articulação com o Centro de Emprego de Aveiro.

Pretendemos auxiliar os empresários na procura dos perfis que mais se coadunam com os seus postos de trabalho. Para o efeito delineamos o processo de Recrutamento e Selecção em diversas fases cuja flexibilidade nos possibilitará dar resposta às necessidades emergentes das empresas.

O GIP, para além do apoio nos processos de recrutamento e selecção das empresas, apoia também as empresas na elaboração de candidaturas aos apoios à contratação em vigor, bem como Medida Estágios Emprego. Os apoios à contratação em vigor permitem às empresas a contratação de recursos humanos com incentivos financeiros.

Nancy Almeida – recursos.humanos@aida.pt

Telefone:+351 234 302 140

Regime Extraordinário de Regularização de Atividades Económicas 2016-12-15

Regime Extraordinário de Regularização de Atividades Económicas

A Lei n.º 21/2016, de 19 de julho, permite às empresas que não disponham de um título válido de instalação, ou de uma licença de exploração ou até mesmo de exercício de atividade, incluindo as que estão em desconformidade com os instrumentos de gestão territorial ou as que pretendam ampliar ou ser alteradas, regularizar a sua situação até ao próximo dia 24 de julho de 2017, através do Regime Extraordinário de Regularização de Atividades Económicas.

A publicação da Lei n.º 21/2016 altera também o âmbito do Decreto-Lei 165/2014, alargando as explorações que a ela podem recorrer para regularizar a atividade e estende o regime a outras actividades, a saber:

  • Atividades industriais, atividades pecuárias, operações de gestão de resíduos, pedreiras e minas;
  • Estabelecimentos e explorações que se destinem ao apoio da actividade agropecuária, da agricultura, da horticultura, fruticultura, silvicultura e apicultura, designadamente armazéns, anexos e centrais de frio;
  • Estabelecimentos e explorações existentes que não dispõem de qualquer título válido de exercício de atividade, incluindo as situações de desconformidade com os instrumentos de gestão territorial vinculativos dos particulares ou com servidões administrativas e restrições de utilidade pública;
  • Estabelecimentos ou explorações que possuam título válido de exercício de atividade, mas cuja alteração ou ampliação não sejam compatíveis com os instrumentos de gestão territorial vinculativos dos particulares ou com servidões e restrições de utilidade pública.
  • Estabelecimentos ou explorações que não tenham chegado a iniciar a sua actividade ou tenham cessado ou sido suspensas há mais de um ano, desde que existissem, iniciadas ou acabadas, instalações de suporte dessa actividade.

Os pedidos de regularização devem ser apresentados à entidade coordenadora ou licenciadora definida nos respetivos regimes legais sectoriais.

Atendimento Prioritário 2016-12-27

Atendimento Prioritário

No passado dia 27 de dezembro entrou em vigor o Decreto-Lei nº 58/2016 que estende a obrigatoriedade do atendimento prioritário das pessoas com deficiência ou incapacidade, pessoas idosas, grávidas, ou pessoas acompanhadas de crianças de colo, a todas as entidades do setor público e do setor privado que prestem atendimento ao público.

A medida estabelece que:

a) Caso exista conflito de direitos de atendimento preferencial ou prioritário, o atendimento faz-se por ordem de chegada
b) Não se aplica às situações de atendimento presencial ao público realizado através de serviços de marcação prévia
c) Para efeitos do estabelecido no referido Decreto-Lei, considera-se pessoa idosa aquela cuja idade é igual ou superior a 65 anos e que apresente evidente alteração ou limitação das suas funções físicas ou mentais
d) Estão excluídas de apresentar atendimento prioritário:

  1. As entidades de cuidados de saúde quando o acesso à prestação de cuidados de saúde deva ser fixada em função da avaliação clínica a realizar
  2. Às conservatórias quando a alteração da ordem de atendimento coloque em causa a prioridade do registo.

e) Qualquer pessoa a quem for recusado atendimento prioritário em violação do disposto no decreto-lei pode apresentar queixa junto das entidades competentes, nomeadamente junto do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. ou da inspeção-geral, entidade reguladora, ou outra entidade a cujas competências inspetivas ou sancionatórias se encontre sujeita a entidade que praticou a infração.  

Para saber mais, consulte:

 

Para mais esclarecimentos poderão os associados da AIDA contactar o Gabinete Jurídico, Dr.ª Susana Neves, através do telefone 234 302 498 ou e.mail s.neves@aida.pt

PAECPE 2015-11-06

PAECPE

Desde 2011 que a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, foi credenciada como Entidade Prestadora de Apoio Técnico (EPAT), no âmbito do PAECPE - Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego.

 A Portaria n.º 985/2009, de 4 de Setembro, criou o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE), no âmbito do qual se prevê, como modalidade de apoio, o Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos (ATCP). 

Com a criação da Portaria n.º 157/2015, de 28 de Maio a AIDA, foi novamente credenciada para o novo modelo de apoio técnico enquanto EPAT.

Neste sentido, o novo modelo de Apoio Técnico compreende as seguintes modalidades:

a)       Apoio técnico prévio à aprovação do apoio, com vista ao desenvolvimento de competências e à criação e estruturação do projecto, nomeadamente no que concerne à concepção e elaboração de planos de investimento e de negócio; 

 b)    Apoio técnico nos dois primeiros anos de actividade da empresa, para consolidação do projecto, abrangendo, nomeadamente, as seguintes actividades: 

i. Acompanhamento do projecto aprovado; 

ii. Consultoria em aspectos de maior fragilidade na gestão ou na operacionalidade da iniciativa, diagnosticada durante o acompanhamento. 

Este apoio é gratuito e destina-se a desempregados inscritos nos serviços de emprego ou outros públicos com especiais dificuldades de inserção que sejam promotores de projectos de criação do próprio emprego ou empresa, no âmbito de programas e medidas de apoio ao empreendedorismo promovidos pelo IEFP, isoladamente ou em articulação com outros organismos.

Para conhecer em detalhe a medida, e a rede EPAT de Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projectos (ATCP) consulte a página do IEFP, aqui.

 A AIDA encontra-se credenciada para a Região de Aveiro, pelo que para mais esclarecimentos e informações, pode entrar em contacto com a técnica Susana Carvalhos.carvalho@aida.pt ou através do 234 302 492.

PAECPE
Documento Único Automóvel 2013-12-13

Documento Único Automóvel

  • Hipoteca voluntária
  • Hipoteca legal
  • Hipoteca judicial
  • Cancelamento de hipoteca (voluntária, legal ou judicial)
  • Compra e venda e hipoteca voluntária
  • Cancelamento de hipoteca (voluntária, legal ou judicial) e compra e venda
  • Transmissão da propriedade por doação
  • Transmissão da propriedade por partilha de herança
  • Transmissão de propriedade por partilha consequente a divórcio e separação judicial de pessoas e bens
  • Registo de acção
  • Cancelamento de acção
  • Registo de decisão judicial
  • Pedido de 2ª via do certificado de matrícula
Casa Pronta 2013-12-13

Casa Pronta

Realizar de forma imediata todas as formalidades necessárias à:

  • compra e venda, doação, permuta, dação pagamento, de prédios urbanos, mistos ou rústicos, com ou sem recurso a crédito bancário,
  • transferência de um empréstimo bancário para compra de casa de um banco para outro ou à 
  • realização de um empréstimo garantido por uma hipoteca sobre a casa, num único balcão de atendimento. 
  • constituição de propriedade horizontal.
Empresa na Hora 2013-12-13

Empresa na Hora

Agora é possível a constituição de sociedades num único balcão e de forma imediata.

Assim, no momento da constituição é comunicado:

  • o código de acesso ao cartão electrónico da empresa;
  • o nº. de identificação da Segurança Social e ficam, desde logo, na posse da empresa o Pacto Social e o Código de Acesso à Certidão Permanente do registo comercial.

O registo do contrato da sua sociedade é publicado de imediato no sítio "http://publicacoes.mj.pt/", de acesso público e gratuito.
É atribuído registo de domínio na Internet.pt a partir da firma da sua empresa.

REGISTO COMERCIAL

  • Certidões de Registo Comercial
  • Custos Emolumentares
  • Depósito de prestação de contas
  • Legislação aplicável
  • Actos de registo comercial
Passaporte Electrónico 2013-12-13

Passaporte Electrónico

PEP—PASSAPORTE ELECTRÓNICO PORTUGUÊS.
 
Mais rápido,
Mais seguro,
E agora mais perto!
 
O pedido de passaporte pode agora ser efectuado no 1º CNCE Aveiro.

Passaporte Electrónico
Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão 2013-12-13

Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão

Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão
Com este serviço é possível agendar com antecedência uma data para o pedido do Cartão de Cidadão em vários postos de atendimento. Saiba onde é disponibilizado e como proceder para efectuar o agendamento.

De modo a evitar filas de espera e, com todo o conforto, dirigir-se a um destes Postos de Atendimento com a certeza de que será atendido à hora desejada, foi criado o serviço de agendamento de pedidos de emissão do Cartão de Cidadão. 

Os cidadãos que necessitem de solicitar o novo documento de identificação poderão agendar o dia, a hora e o local de atendimento através do telef: 707 20 11 22 (dias úteis, das 09:00h às 16:00h) ou do e-mail  agendamento.cc@dgrn.mj.pt. 

Este serviço funciona para os seguintes locais e horários:

  • Lojas do Cidadão
  • Conservatórias do IRN:
  • Cartórios:

o 1.º Cartório Notarial de Competência Especializada de Aveiro (nos dias úteis, das 09:00h às 16:00h).
Para qualquer esclarecimento queira contactar:
Telef:234302470 – email:  1cnce.aveiro@dgrn.mj.pt

  • Nome Completo;
  • Data pretendida;
  • Hora pretendida;
  • Qual a Loja do Cidadão ou Conservatória pretendida;
  • Número de telefone.


A confirmação do atendimento será fornecida ao cidadão até 24 horas após a recepção do pedido, através do e-mail ou telefone facultados.

Nota: Agradecemos que, em caso de desistência da marcação, nos informe por telefone ou e-mail, para dessa forma não prejudicar outros cidadãos e tornar a prestação do serviço o mais eficaz possível. 
No dia marcado, o cidadão deverá deslocar-se ao Posto de Atendimento para a qual fez o agendamento. Nessa altura:

  1. Dirija-se ao Posto de Informações;
    1.1 Comunique que tem um agendamento para pedido do Cartão de Cidadão; C
    1.2 Confirmado o agendamento, ser-lhe-á entregue uma senha para atendimento.
     
  2. Este serviço de agendamento foi criado a pensar no seu conforto, pelo que desde já agradecemos a colaboração e solicitamos que não utilize a linha telefónica e o e-mail referidos para outros fins que não os de marcação de agendamento.
Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão