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Oportunidades de financiamento e aceleração para empresas 2021-11-24

Oportunidades de financiamento e aceleração para empresas

A EEN – Enterprise Europe Network da AIDA CCI e a ANI – Agência Nacional de Inovação, em particular a equipa às empresas no Horizonte Europa, informam que se encontra abertas algumas oportunidades para financiamento das atividades das PME em diversas áreas tecnológicas e setores de aplicação que podem ser consultada AQUI: Oportunidades de financiamento e aceleração para empresas

A equipa de suporte às empresas está disponível para apoiar no que seja necessário:  

Sofia Bravo - sofia.bravo@ani.pt, +351 933 902 345

Inquérito Aveiro Digital Export 2021-10-14

Inquérito Aveiro Digital Export

A AIDA está a realizar um inquérito ADE – Aveiro Digital Export – com o objetivo de capacitar as PME para exportação através dos canais digitais.

Responda ao inquérito em https://cutt.ly/nE4Bkok

Programas de apoio à contratação 2021-02-17

Programas de apoio à contratação

Programas de apoio à contratação, com o objetivo de assegurar a manutenção do emprego e a retoma da atividade económica


Estágios ATIVAR.PT

O calendário de candidaturas à medida Estágios ATIVAR.PT aprovado por deliberação do Conselho Diretivo do IEFP, IP para o ano de 2021, prevê a realização de 2 períodos de candidatura regulares, nas seguintes datas:

Primeiro Período: abertura a 15 de fevereiro e encerramento a 30 de junho de 2021

Segundo Período: abertura a 15 de agosto encerramento a 30 de dezembro de 2021

As candidaturas podem ser apresentadas a partir das 9h00 do dia da abertura até às 18h00 do dia do encerramento de cada período. 

Medidas que se concretizam no apoio à (re)inserção profissional dos seus destinatários através do desenvolvimento de uma experiência de formação prática em contexto de trabalho.

Os Estágios Ativar.pt que substituem os Estágios Profissionais, destinam-se a apoiar a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados.

A bolsa de estágio para um/a estagiário/a com licenciatura, por exemplo, passará de 719 euros para 790 euros. O aumento da bolsa oscilará, para os candidatos com qualificação acima do secundário, entre 7,1% e 30,6%.

Por outro lado, e de forma transitória (até 30 de junho de 2021), passarão a ser abrangidos/as candidatos/as até 35 anos (atualmente apenas podem ter até 30 anos) e passam a ser elegíveis pessoas com mais de 35 anos se estiverem desempregadas há mais de seis meses (ao invés dos atuais 12). A comparticipação do IEFP na bolsa de estágio sobe de 65% para 75% no regime geral e o prémio-emprego, atribuído a quem converter contratos de estágio em contratos sem termo, passará de um valor máximo de 2.194 euros para 3.072 euros no regime geral.

 

Incentivo ATIVAR.PT

O calendário de candidaturas à medida Incentivo ATIVAR.PT aprovado por deliberação do Conselho Diretivo do IEFP, IP para o ano de 2021, prevê a realização de 2 períodos de candidatura regulares, nas seguintes datas:

Primeiro Período: abertura a 15 de fevereiro e encerramento a 30 de junho de 2021

Segundo Período: abertura a 15 de agosto encerramento a 30 de dezembro de 2021

Apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP, com a obrigação de proporcionarem formação profissional aos trabalhadores contratados.

Apoio financeiro nos seguintes termos:

12 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS)*, no caso de contratos de trabalho sem termo

4 vezes o valor do IAS, no caso de contratos de trabalho a termo certo


  Apoio financeiro Incentivo ATIVAR.PT
  Contrato sem termo   Contrato a termo
Apoio simples, sem qualquer majoração 12 IAS € 5 265,72 4 IAS € 1755,24
Com majoração por pertença a grupo específico 12 IASx1,1 € 5 792,29 4 IASx1,1 € 1930,76
Com majoração por localização em território do interior 12 IASx1,25 € 6 582,15 4 IASx1,25 € 2194,05
Com majoração de promoção da igualdade de género no mercado de trabalho 12 IASx1,3 € 6 845,44 4 IASx1,2 € 2106,29
Com majoração pela contratação na mesma candidatura de um jovem e de um DLD (1) 12 IASx1,3 € 6 845,44  Não aplicável  Não aplicável
Apoio máximo (incluindo todas as majorações comuláveis) 12 IASx1,85 € 9 741,58 4 IASx1,55 € 2720,62

A AIDA disponibiliza às empresas o serviço de apoio à elaboração de candidaturas a estas duas medidas no Portal do IEFP. Para isso poderá entrar em contacto com a Técnica Nancy Almeida, através do email recursos.humanos@aida.pt  ou do telefone: 234 302 140


Certificados de Origem 2020-12-17

Certificados de Origem

AIDA a Câmara de Comércio e Indústria do distrito de Aveiro

Certificados de Origem perto de si.

O seu parceiro nas exportações

 

Atestamos a origem dos seus produtos. Como?

  • 1º passo – Preenchimento do requerimento disponível online (www.aida.pt) ou pedido via email cci@aida.pt
  • 2º passo – A equipa AIDA CCI contacta-o.
  • 3º passo – Certificado de Origem fica disponível (24h) para levantamento nas instalações da AIDA CCI ou enviado por CTT sem custo adicional

 

Que documentos necessita?

  • Formulário preenchido
  • Factura de Exportação
  • Documento de transporte (exemplos: BL, Air Way Bill)

 

Usufrua de assistência técnica especializada e gratuita. T.: 234 302 490

Ao ser associado da AIDA CCI usufrui de desconto, assim como mediante o número de documentos solicitados.

Simples, Rápido e perto de si.

Razões Para Empregar Pessoas Com Deficiência 2020-12-21

Razões Para Empregar Pessoas Com Deficiência

BOAS RAZÕES PARA EMPREGAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

1. A maioria tem uma elevada ética profissional, são um exemplo de dedicação e lealdade

2. A prática aponta para uma clara melhoria no ambiente de trabalho, com uma diminuição de conflitos entre colaboradores e um melhor cumprimento dos objetivos traçados

3. Estudos apontam que empregar pessoas com deficiência é uma forma eficaz de diminuir os índices de incumprimentos das regras de segurança e, ao mesmo tempo, garantir os standards estabelecidos pela empresa.

RAZÕES QUE AJUDAM A EMPREGAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

  • Existem obrigações legais no cumprimento das quotas de emprego de pessoas com deficiência, bem como benefícios provenientes da responsabilidade social
  • Estão disponíveis um conjunto de apoios financeiros e técnicos muito significativos
  • Têm ao vosso dispor uma rede de Centro de Recursos para a Qualificação e Emprego de Pessoas com Deficiência que vos pode ajudar em todas as fases do emprego.

O INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL FINANCIA AS SEGUINTES MEDIDAS:

  • Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e o Emprego;
  • Apoio à Colocação e Acompanhamento Pós-Colocação;
  • Adaptação de Postos de Trabalho e Eliminação de Barreiras Arquitetónicas;
  • Estágios de Inserção e Contratos Emprego-Inserção;
  • Emprego Protegido e Emprego Apoiado em Mercado Aberto;
  • Produtos de Apoio para as Pessoas com Deficiência

 

Para mais informações, poderá contactar o GIP- Gabinete de Inserção Profissional da AIDA CCI:

Nancy Almeida I n.almeida@aida.pt I Telf. 234 302 140

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Estratégia Portugal 2030 2020-11-17

Estratégia Portugal 2030

Foi publicada a Resolução de Conselho de Ministros n.º 98/2020 de 13 de Novembro, que aprova a Estratégia Portugal 2030.

São apresentadas as linhas orientados para o próximo Quadro Financeiro Plurianual e dos novos instrumentos financeiros criados pela União Europeia para dar resposta à crise de Covid-19.

O envelope financeiro para o período de 2021 - 2029 (último ano de execução dos fundos) será de cerca de 50 mil milhões de euros, sendo objectivo do Governo que se faça uma aposta na Investigação e Desenvolvimento e na aproximação entre inovação e produção, conduzindo a trajectória das exportações nacionais para a diferenciação pela inovação e qualidade.

A Estratégia Portugal 2030 surge como um pilar de orientação geral para a definição e implementação das políticas públicas estruturais na próxima década, assumindo como visão desta estratégia - “Recuperar a economia e proteger o emprego, e fazer da próxima década um período de recuperação e convergência de Portugal com a UE, assegurando maior resiliência e coesão, social e territorial.” 

Para prosseguir esta visão, a Estratégia Portugal 2030 integra quatro agendas temáticas:

  • As pessoas primeiro: um melhor equilíbrio demográfico, maior inclusão, menos desigualdade;
  • Digitalização, inovação e qualificações como motores do desenvolvimento;
  • Transição climática e sustentabilidade dos recursos;
  • Um país competitivo externamente e coeso internamente.


Na aplicação dos fundos, estão definidas algumas prioridades: simplificação, orientação para resultados, transparência e prestação de contas, subsidiariedade e responsabilização, segregação das funções de gestão e prevenção de conflitos de interesse, e sinergias entre fontes de financiamento nacionais e comunitárias.

 

Consulte o documento em http://twixar.me/hWgm  e http://twixar.me/vWgm

Procedimentos aduaneiros e Controlos na fronteira 2020-12-03

Procedimentos aduaneiros e Controlos na fronteira

BREXIT - Prepare-se para o final do período transitório - procedimentos aduaneiros e controlos na fronteira

O período transitório previsto no Acordo de Saída, estabelecido entre a UE e o Reino Unido, assegura que, até 31 de dezembro de 2020, se aplicam as regras do Mercado Único (“status quo”) no relacionamento económico entre a UE e o Reino Unido – importações, exportações, movimento de pessoas, estabelecimento, legislação, etc.

 As negociações com vista a estabelecer o futuro regime de relacionamento económico entre o Reino Unido e a UE estão ainda em curso, sendo incerto se serão concluídas com sucesso. 

O que sabemos com certeza é que, qualquer que seja o resultado dessas negociações, a partir de 1 de janeiro de 2021, as trocas comerciais entre a UE e o Reino Unido estarão sujeitas a procedimentos aduaneiros e a controlos fronteiriços, à semelhança do que acontece com qualquer outro país terceiro. 

Com vista a facilitar o acesso a informação relevante para os operadores económicos, partilhamos os seguintes links onde se encontram esclarecimentos sobre esta matéria específica dos procedimentos aduaneiros e controlos na fronteira:

Partilhamos, ainda, dois folhetos das Alfândegas Francesas,  com informação resumida, em Português, sobre as medidas a tomar para transpor a fronteira rodoviária com o Reino Unido, bem como contactos das autoridades aduaneiras francesas.


Relembramos, a propósito do Brexit, que toda a informação que a DGAE/Ministério da Economia e Transição Digital dispõe pode ser encontrada em https://www.dgae.gov.pt/brexit.aspx.

Procedimentos aduaneiros e Controlos na fronteira
Plataforma Access2Markets 2020-10-13

Plataforma Access2Markets

A Comissão Europeia lançou uma importante ferramenta – a plataforma Access2Markets – onde é possível consultar os acordos de comércio livre da UE, os direitos ou as barreiras envolvidas na exportação/importação de e para países terceiros, as regras de origem, formalidades ou estatísticas de comércio internacional.

 

A Plataforma Access2Markets, que também se encontra na língua portuguesa, é um instrumento relevante, sobretudo para exportadores e para a participação de PME no comércio internacional, pode ser consultada acedendo ao seguinte link: https://trade.ec.europa.eu/access-to-markets/pt/content.

 

Descubra o Access2Markets

Documento Único Automóvel 2013-12-13

Documento Único Automóvel

  • Hipoteca voluntária
  • Hipoteca legal
  • Hipoteca judicial
  • Cancelamento de hipoteca (voluntária, legal ou judicial)
  • Compra e venda e hipoteca voluntária
  • Cancelamento de hipoteca (voluntária, legal ou judicial) e compra e venda
  • Transmissão da propriedade por doação
  • Transmissão da propriedade por partilha de herança
  • Transmissão de propriedade por partilha consequente a divórcio e separação judicial de pessoas e bens
  • Registo de acção
  • Cancelamento de acção
  • Registo de decisão judicial
  • Pedido de 2ª via do certificado de matrícula
Passaporte Electrónico 2013-12-13

Passaporte Electrónico

PEP—PASSAPORTE ELECTRÓNICO PORTUGUÊS.
 
Mais rápido,
Mais seguro,
E agora mais perto!
 
O pedido de passaporte pode agora ser efectuado no 1º CNCE Aveiro.

Passaporte Electrónico
Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão 2013-12-13

Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão

Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão
Com este serviço é possível agendar com antecedência uma data para o pedido do Cartão de Cidadão em vários postos de atendimento. Saiba onde é disponibilizado e como proceder para efectuar o agendamento.

De modo a evitar filas de espera e, com todo o conforto, dirigir-se a um destes Postos de Atendimento com a certeza de que será atendido à hora desejada, foi criado o serviço de agendamento de pedidos de emissão do Cartão de Cidadão. 

Os cidadãos que necessitem de solicitar o novo documento de identificação poderão agendar o dia, a hora e o local de atendimento através do telef: 707 20 11 22 (dias úteis, das 09:00h às 16:00h) ou do e-mail  agendamento.cc@dgrn.mj.pt. 

Este serviço funciona para os seguintes locais e horários:

  • Lojas do Cidadão
  • Conservatórias do IRN:
  • Cartórios:

o 1.º Cartório Notarial de Competência Especializada de Aveiro (nos dias úteis, das 09:00h às 16:00h).
Para qualquer esclarecimento queira contactar:
Telef:234302470 – email:  1cnce.aveiro@dgrn.mj.pt

  • Nome Completo;
  • Data pretendida;
  • Hora pretendida;
  • Qual a Loja do Cidadão ou Conservatória pretendida;
  • Número de telefone.


A confirmação do atendimento será fornecida ao cidadão até 24 horas após a recepção do pedido, através do e-mail ou telefone facultados.

Nota: Agradecemos que, em caso de desistência da marcação, nos informe por telefone ou e-mail, para dessa forma não prejudicar outros cidadãos e tornar a prestação do serviço o mais eficaz possível. 
No dia marcado, o cidadão deverá deslocar-se ao Posto de Atendimento para a qual fez o agendamento. Nessa altura:

  1. Dirija-se ao Posto de Informações;
    1.1 Comunique que tem um agendamento para pedido do Cartão de Cidadão; C
    1.2 Confirmado o agendamento, ser-lhe-á entregue uma senha para atendimento.
     
  2. Este serviço de agendamento foi criado a pensar no seu conforto, pelo que desde já agradecemos a colaboração e solicitamos que não utilize a linha telefónica e o e-mail referidos para outros fins que não os de marcação de agendamento.
Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão