PROJECTOS

notícias

Reunião do Setor Grupo da Construção no Porto 2022-10-31

Reunião do Setor Grupo da Construção no Porto

A primeira reunião do setor grupo da construção teve lugar no Porto, de 13 a 14 de outubro 2022 durante a Feira Concreta onde decorreu igualmente o matchmaking B2BCONCRETA.

A reunião foi organizada pela Enterprise Europe Network da AIDA CCI, membro do SGC e contou com o apoio e colaboração da EEN da AEP e coma Chair do Grupo  Katerina  Tzitzinou.

Durante dois dias consecutivos, foi discutido e analisado o setor da construção com partilha de experiências e conhecimentos.

Mais Informações: Sector Group Construction Meeting_october2022

Help Ukraine 2022-11-30

Help Ukraine

A AIDA CCI, através da Rede Enterprise Europe Network, e com o apoio da Comissão Europeia, encontra-se a dinamizar um processo de ajuda à Ucrânia. Assim, solicita-se apoio, através da disponibilização de produtos que permitam basicamente reparar a energia e outras infra estruturas críticas, como hospitais, creches e residências que foram destruídas (a descrição pormenorizada dos itens está na lista de prioridades, no link abaixo).

 

A Comissão Europeia assume a logística do transporte e respetivos custos administrativos. Para mais detalhes, aceda ao link onde consta toda a informação.

List of priorities for winterization of Ukraine

One-pager on ECS-ERCC donation process eng

Political call to assit UA

Ukraine Superhumans

 

Contamos com a vossa preciosa ajuda.

 

Colabore!

Nanotech mission in Japan 2023 - Call for applications 2022-09-14

Nanotech mission in Japan 2023 - Call for applications

Nanotech Cluster/SME Matchmaking Mission to Japan

The EU-Japan Centre is currently calling for applications for its next nanotech sector Cluster/SME mission to be organised in Japan, on 31 Jan. - 3 Feb. 2023, alongside the "nano tech Expo" (https://www.nanotechexpo.jp/index.html)

· Mission dates: 31 Jan. - 3 Feb. 2023
· Application deadline: 28 October 2022
· It is a physical mission in Tokyo, Japan
· Includes the exhibition at the fair

Targets:
The programme targets EU SMEs and clusters specialized in nano and micro technologies: (i.e. Materials; Evaluation & Measurement; Fabrication Technology) interested in doing business with Japan.

Costs:
The EU-Japan Centre covers all costs directly related to the mission: the booth at the trade fair, partnering activities, interpreters...
The participating company is expected to cover travel, accommodation and living expenses.
The EU-Japan Centre will offer a €600 grant to help cover above costs.

Programme's objectives:
- promote your technology at one of Japan’s leading open innovation events
- meet potential business partners
- create new business opportunities
- develop partnerships and business cooperation in global markets

For more information about the mission and to apply:
https://www.eu-japan.eu/events/nanotech-clustersme-mission

 

novo regime UKCA 2022-08-31

novo regime UKCA

A Enterprise Europe Network da AIDA CCI a pedido da Embaixada Britânica em Lisboa, relembra que o Governo Britânico anunciou a introdução de uma nova estrutura regulatória para marcação de produtos, através do novo regime UK Conformity Assessed Marking (UKCA). As empresas exportadoras para o Reino Unido têm até 31 de dezembro de 2022 para começar a usar a marcação UKCA, na maioria das suas mercadorias. 

 O Governo Britânico disponibiliza documentos de orientação para ajudar nestas alterações, pelo que poderão consultar os seguintes links 

Guidance for designated standards for cableway installations

 

UKCA Step By Step Guide International

ENGLISH UKCA New Guidance

Incentivos ao Empreendedorismo 2022-06-01

Incentivos ao Empreendedorismo

A AIDA CCI, encontra-se acreditada pelo IEFP, desde 2011, como EPAT – Entidade Prestadora de Apoio Técnico, no âmbito do PAECPE - Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego.

O PAECPE é um programa de apoio á criação do próprio emprego/negócio por beneficiários que estejam em situação de desemprego involuntário e a receber prestações de desemprego.

Os apoios consistem na antecipação total ou parcial das prestações de desemprego, os quais poderão ser cumulados com outras medidas, tais como acesso a crédito facilitado e com condições mais vantajosas (MicroInvest e Invest+).

A equipa da AIDA CCI, presta de modo gratuito, o Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos, promovidos por empreendedores, que consiste em:

a) Apoio técnico prévio à aprovação do apoio, com vista ao desenvolvimento de competências e à criação e estruturação do projeto, nomeadamente no que concerne à conceção e elaboração da candidatura e dos planos de investimento e de negócio;

 

b) Apoio técnico nos dois primeiros anos de atividade da empresa, para consolidação do projeto abrangendo, nomeadamente, as seguintes atividades: 

i. Acompanhamento do projeto aprovado;

ii. Consultoria em aspetos de maior fragilidade na gestão ou na operacionalidade da iniciativa, diagnosticada durante o acompanhamento.

 

Para mais informações, e agendamento de reunião, entre em contacto com a nossa equipa técnica:

 

Cristina Martins (c.martins@aida.pt) ou Susana Carvalho (s.carvalho@aida.pt) ou pelo contacto telefónico: 234 302 492.

 

Plataforma para a Resiliência das Cadeias de Abastecimento 2022-03-21

Plataforma para a Resiliência das Cadeias de Abastecimento

Enterprise Europe Network lançou uma nova Plataforma para a Resiliência das Cadeias de Abastecimento (Supply Chain Resilience Platform), com o objetivo de responder aos novos desafios que resultam da desintegração dos regimes de cadeias de abastecimento internacionais, de uma pandemia de proporções globais e dos obstáculos à paz na Europa, que trouxeram dificuldades - ou a completa disrupção - de cadeias de abastecimento estabelecidas.

Esta plataforma ajuda as empresas a reter, reestruturar ou substituir cadeias de abastecimento existentes. Os parceiros da rede podem através dela apoiar as empresas europeias a garantir as matérias-primas, componentes e/ou bens ou serviços (semi)finalizados de que necessitam para manter a sua produção em funcionamento.

Os tópicos-chave são:

  • Agri-Food 
  • Construção
  • Digital 
  • Electrónica
  • Indústrias de energia intensiva
  • Saúde
  • Mobilidade, Transportes, Automóvel 
  • Matérias-primas 
  • Energias Renováveis 
  • Têxtil

Quais as vantagens para as empresas?

  • Encontrar novos parceiros de negócios e identificar potenciais fornecedores ou compradores para assegurar as cadeias de abastecimento;
  • Mostrar projetos bem sucedidos, produtos inovadores, e tecnologias de ponta;
  • Estabelecer contactos transnacionais entre empresas, indústrias, organizações de apoio, a academia, stakeholders importantes e decisores-chave.

     
    A Enterprise Europe Network está disponível para prestar assistência aos seus clientes, para que possam publicar as suas ofertas e pedidos. Contacte-nos


Mais informação : The Supply Chain Resilience (SCR) platform - Welcome (b2match.io)

Novas funcionalidades no Acess2Markets 2022-03-30

Novas funcionalidades no Acess2Markets

A EEN – Enterprise Europe Network da AIDA CCI e a DGAE - Direção-Geral das Atividades Económicas, informam que tendo em conta o contexto político atual, a Comissão Europeia aperfeiçoou o site Access2Markets, adicionando uma nova funcionalidade - informação sobre as sanções aplicadas pela UE a países terceiros, como é o caso da Rússia e da Bielorrússia.

 

Ao pesquisar sobre as condições de exportação de um determinado produto para um país terceiro, as empresas são informadas sobre a possibilidade dos seus produtos serem impactados pelas sanções em vigor.

São direcionadas para dois sites, onde podem consultar as medidas sancionatórias em vigor, por país, por produto ou por tema:

 

Mais informação sobre ferramentas online da Comissão Europeia sobre as sanções da UE está disponível no site da DGAE

Certificados de Origem 2020-12-17

Certificados de Origem

AIDA a Câmara de Comércio e Indústria do distrito de Aveiro

Certificados de Origem perto de si.

O seu parceiro nas exportações

 

Atestamos a origem dos seus produtos. Como?

  • 1º passo – Preenchimento do requerimento disponível online (www.aida.pt) ou pedido via email cci@aida.pt
  • 2º passo – A equipa AIDA CCI contacta-o.
  • 3º passo – Certificado de Origem fica disponível (24h) para levantamento nas instalações da AIDA CCI ou enviado por CTT sem custo adicional

 

Que documentos necessita?

  • Formulário preenchido
  • Factura de Exportação
  • Documento de transporte (exemplos: BL, Air Way Bill)

 

Usufrua de assistência técnica especializada e gratuita. T.: 234 302 490

Ao ser associado da AIDA CCI usufrui de desconto, assim como mediante o número de documentos solicitados.

Simples, Rápido e perto de si.

Plataforma Access2Markets 2020-10-13

Plataforma Access2Markets

A Comissão Europeia lançou uma importante ferramenta – a plataforma Access2Markets – onde é possível consultar os acordos de comércio livre da UE, os direitos ou as barreiras envolvidas na exportação/importação de e para países terceiros, as regras de origem, formalidades ou estatísticas de comércio internacional.

 

A Plataforma Access2Markets, que também se encontra na língua portuguesa, é um instrumento relevante, sobretudo para exportadores e para a participação de PME no comércio internacional, pode ser consultada acedendo ao seguinte link: https://trade.ec.europa.eu/access-to-markets/pt/content.

 

Descubra o Access2Markets

Documento Único Automóvel 2013-12-13

Documento Único Automóvel

  • Hipoteca voluntária
  • Hipoteca legal
  • Hipoteca judicial
  • Cancelamento de hipoteca (voluntária, legal ou judicial)
  • Compra e venda e hipoteca voluntária
  • Cancelamento de hipoteca (voluntária, legal ou judicial) e compra e venda
  • Transmissão da propriedade por doação
  • Transmissão da propriedade por partilha de herança
  • Transmissão de propriedade por partilha consequente a divórcio e separação judicial de pessoas e bens
  • Registo de acção
  • Cancelamento de acção
  • Registo de decisão judicial
  • Pedido de 2ª via do certificado de matrícula
Passaporte Electrónico 2013-12-13

Passaporte Electrónico

PEP—PASSAPORTE ELECTRÓNICO PORTUGUÊS.
 
Mais rápido,
Mais seguro,
E agora mais perto!
 
O pedido de passaporte pode agora ser efectuado no 1º CNCE Aveiro.

Passaporte Electrónico
Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão 2013-12-13

Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão

Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão
Com este serviço é possível agendar com antecedência uma data para o pedido do Cartão de Cidadão em vários postos de atendimento. Saiba onde é disponibilizado e como proceder para efectuar o agendamento.

De modo a evitar filas de espera e, com todo o conforto, dirigir-se a um destes Postos de Atendimento com a certeza de que será atendido à hora desejada, foi criado o serviço de agendamento de pedidos de emissão do Cartão de Cidadão. 

Os cidadãos que necessitem de solicitar o novo documento de identificação poderão agendar o dia, a hora e o local de atendimento através do telef: 707 20 11 22 (dias úteis, das 09:00h às 16:00h) ou do e-mail  agendamento.cc@dgrn.mj.pt. 

Este serviço funciona para os seguintes locais e horários:

  • Lojas do Cidadão
  • Conservatórias do IRN:
  • Cartórios:

o 1.º Cartório Notarial de Competência Especializada de Aveiro (nos dias úteis, das 09:00h às 16:00h).
Para qualquer esclarecimento queira contactar:
Telef:234302470 – email:  1cnce.aveiro@dgrn.mj.pt

  • Nome Completo;
  • Data pretendida;
  • Hora pretendida;
  • Qual a Loja do Cidadão ou Conservatória pretendida;
  • Número de telefone.


A confirmação do atendimento será fornecida ao cidadão até 24 horas após a recepção do pedido, através do e-mail ou telefone facultados.

Nota: Agradecemos que, em caso de desistência da marcação, nos informe por telefone ou e-mail, para dessa forma não prejudicar outros cidadãos e tornar a prestação do serviço o mais eficaz possível. 
No dia marcado, o cidadão deverá deslocar-se ao Posto de Atendimento para a qual fez o agendamento. Nessa altura:

  1. Dirija-se ao Posto de Informações;
    1.1 Comunique que tem um agendamento para pedido do Cartão de Cidadão; C
    1.2 Confirmado o agendamento, ser-lhe-á entregue uma senha para atendimento.
     
  2. Este serviço de agendamento foi criado a pensar no seu conforto, pelo que desde já agradecemos a colaboração e solicitamos que não utilize a linha telefónica e o e-mail referidos para outros fins que não os de marcação de agendamento.
Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão