PROJECTOS

notícias

Competitividade das PME 2022-07-27

Competitividade das PME

Manifestação de interesse na inclusão do comércio com a Ucrânia no portefólio de garantias para “Competitividade das PME” – European Investment Bank.

 

O EIF (European investment Fund) tem várias calls em aberto sobre garantias de financiamento 6 em áreas de portefólio destintas, incluindo para “Competitividade das PME”.

 

As garantias de financiamento para “Competitividade das PME” destinam-se a melhorar a competitividade das empresas , facilitando o acesso e a disponibilidade de financiamento para empresas consideradas de risco elevado, ou com dificuldade na apresentação de garantias.

As garantias destinam-se à recapitalização das empresas negativamente afetadas pela Covid-19 - com o objetivo estabilizar a respetiva posição financeira - e ao apoio às operações de financiamento do comércio, de forma a facilitar as importações e as exportações das PME da UE.

 

Recentemente vários Estados-Membros por ocasião do Conselho da Competitividade (COMPET), manifestaram interesse na inclusão das operações de financiamento do comércio com a Ucrânia, ao abrigo desta linha “Garantias para o Financiamento da competitividade das PME”, cujos termos de referência estão disponíveis em https://www.eif.org/InvestEU/guarantee_products_calls/annex-iv-a-sme-competitiveness-termsheet.pdf.

 

As linhas de garantia relevantes publicadas pelo EIF podem ser encontradas aqui.

Rede Global da Diáspora 2022-08-03

Rede Global da Diáspora

Rede Global da Diáspora - Apresentação Ferramentas de Apoio à Exportação das PMEs

A Fundação AEP, em parceria com a AIDA CCI, vai realizar uma sessão de apresentação da Rede Global da Diáspora intitulada “Apresentação Ferramentas de Apoio à Exportação das PMEs”, no auditório da AIDA CCI no dia 21 de setembro pelas 17h30.

Consulte aqui o Programa

Para mais informações e inscrições consulte o link: https://redeglobal.pt/?register=79

 

WCM training programme in Japan 2022-07-06

WCM training programme in Japan

Candidaturas abertas para formação em Japanese manufacturing methodology

 

The Enterprise Europe Network da AIDA CCI, informa que se encontram abertas as candidaturas para um curso de formação em metodologias em Japan's World Class Manufacturing, a realizar pelo EU-Japan Centre.

Desde 1992 que o EU-Japan Centre, oferece durante 5 dias uma análise aprofundada sobre métodos industrias japoneses (Japanese manufacturing methodology), tendo como objetivo aumentar e melhorar a competitividade das empresas europeias.

Devido às restrições de viajar para o Japão a sessão de formação, a realizar entre 7 a 11 de novembro de 2022, será em formato hibrido, através de uma plataforma interativa.

O conteúdo programático prevê, nomeadamente, uma análise aprofundada sobre a metodologias de fabricação japonesa, palestra, seminários com oradores especialistas da indústria japonesa, visitas virtuais e em chão de fácrica à empresa Gemba, conclusões finais entre outros assuntos.

 

O deadline para a presentação de candidaturas é o dia 13 de setembro, para mais informações e formulário de candidatura podem consultar o link: https://www.eu-japan.eu/events/world-class-manufacturing-mission-I

Incentivos ao Empreendedorismo 2022-06-01

Incentivos ao Empreendedorismo

A AIDA CCI, encontra-se acreditada pelo IEFP, desde 2011, como EPAT – Entidade Prestadora de Apoio Técnico, no âmbito do PAECPE - Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego.

O PAECPE é um programa de apoio á criação do próprio emprego/negócio por beneficiários que estejam em situação de desemprego involuntário e a receber prestações de desemprego.

Os apoios consistem na antecipação total ou parcial das prestações de desemprego, os quais poderão ser cumulados com outras medidas, tais como acesso a crédito facilitado e com condições mais vantajosas (MicroInvest e Invest+).

A equipa da AIDA CCI, presta de modo gratuito, o Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos, promovidos por empreendedores, que consiste em:

a) Apoio técnico prévio à aprovação do apoio, com vista ao desenvolvimento de competências e à criação e estruturação do projeto, nomeadamente no que concerne à conceção e elaboração da candidatura e dos planos de investimento e de negócio;

 

b) Apoio técnico nos dois primeiros anos de atividade da empresa, para consolidação do projeto abrangendo, nomeadamente, as seguintes atividades: 

i. Acompanhamento do projeto aprovado;

ii. Consultoria em aspetos de maior fragilidade na gestão ou na operacionalidade da iniciativa, diagnosticada durante o acompanhamento.

 

Para mais informações, e agendamento de reunião, entre em contacto com a nossa equipa técnica:

 

Cristina Martins (c.martins@aida.pt) ou Susana Carvalho (s.carvalho@aida.pt) ou pelo contacto telefónico: 234 302 492.

 

Plataforma para a Resiliência das Cadeias de Abastecimento 2022-03-21

Plataforma para a Resiliência das Cadeias de Abastecimento

Enterprise Europe Network lançou uma nova Plataforma para a Resiliência das Cadeias de Abastecimento (Supply Chain Resilience Platform), com o objetivo de responder aos novos desafios que resultam da desintegração dos regimes de cadeias de abastecimento internacionais, de uma pandemia de proporções globais e dos obstáculos à paz na Europa, que trouxeram dificuldades - ou a completa disrupção - de cadeias de abastecimento estabelecidas.

Esta plataforma ajuda as empresas a reter, reestruturar ou substituir cadeias de abastecimento existentes. Os parceiros da rede podem através dela apoiar as empresas europeias a garantir as matérias-primas, componentes e/ou bens ou serviços (semi)finalizados de que necessitam para manter a sua produção em funcionamento.

Os tópicos-chave são:

  • Agri-Food 
  • Construção
  • Digital 
  • Electrónica
  • Indústrias de energia intensiva
  • Saúde
  • Mobilidade, Transportes, Automóvel 
  • Matérias-primas 
  • Energias Renováveis 
  • Têxtil

Quais as vantagens para as empresas?

  • Encontrar novos parceiros de negócios e identificar potenciais fornecedores ou compradores para assegurar as cadeias de abastecimento;
  • Mostrar projetos bem sucedidos, produtos inovadores, e tecnologias de ponta;
  • Estabelecer contactos transnacionais entre empresas, indústrias, organizações de apoio, a academia, stakeholders importantes e decisores-chave.

     
    A Enterprise Europe Network está disponível para prestar assistência aos seus clientes, para que possam publicar as suas ofertas e pedidos. Contacte-nos


Mais informação : The Supply Chain Resilience (SCR) platform - Welcome (b2match.io)

Novas funcionalidades no Acess2Markets 2022-03-30

Novas funcionalidades no Acess2Markets

A EEN – Enterprise Europe Network da AIDA CCI e a DGAE - Direção-Geral das Atividades Económicas, informam que tendo em conta o contexto político atual, a Comissão Europeia aperfeiçoou o site Access2Markets, adicionando uma nova funcionalidade - informação sobre as sanções aplicadas pela UE a países terceiros, como é o caso da Rússia e da Bielorrússia.

 

Ao pesquisar sobre as condições de exportação de um determinado produto para um país terceiro, as empresas são informadas sobre a possibilidade dos seus produtos serem impactados pelas sanções em vigor.

São direcionadas para dois sites, onde podem consultar as medidas sancionatórias em vigor, por país, por produto ou por tema:

 

Mais informação sobre ferramentas online da Comissão Europeia sobre as sanções da UE está disponível no site da DGAE

Feiras Internacionais 2022 2021-12-09

Feiras Internacionais 2022

A AIDA CCI, no âmbito do projecto EXPORT PME, financiado pelo COMPETE ao abrigo do Portugal 2020, vai realizar em 2022, através de um stand colectivo a participação nacional nas feiras internacionais abaixo identificadas. As  empresas interessadas e que reúnam os requisitos obrigatórios para participarem em projectos financiados serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

De modo a podermos antecipadamente negociar a melhor localização para as nossas empresas, manifeste  já o seu interesse fazendo uma pré-reserva, sem compromisso, quer para expor quer para visitar:

 

MIDEST PARIS – 17 A 20 MAIO

Saber mais:

Global Industrie 2022 - Global Industrie 2022 (global-industrie.com)

 

BIEMH, BILBAO – 13 A 17 JUNHO

Saber mais:

BIEMH | Bienal Internacional de Máquina-Herramienta | BEC (bilbaoexhibitioncentre.com)

 

METALMADRID – 19 A 20 OUTUBRO

Saber mais:

Advanced Manufacturing Madrid | Feel the power of the industrial transformation (metalmadrid.com)

 

Mais informações contate: Deolinda Costa (d.costa@aida.pt) ou Carla Vieira (c.vieira@aida.pt)

Telef: 234 302 493

Certificados de Origem 2020-12-17

Certificados de Origem

AIDA a Câmara de Comércio e Indústria do distrito de Aveiro

Certificados de Origem perto de si.

O seu parceiro nas exportações

 

Atestamos a origem dos seus produtos. Como?

  • 1º passo – Preenchimento do requerimento disponível online (www.aida.pt) ou pedido via email cci@aida.pt
  • 2º passo – A equipa AIDA CCI contacta-o.
  • 3º passo – Certificado de Origem fica disponível (24h) para levantamento nas instalações da AIDA CCI ou enviado por CTT sem custo adicional

 

Que documentos necessita?

  • Formulário preenchido
  • Factura de Exportação
  • Documento de transporte (exemplos: BL, Air Way Bill)

 

Usufrua de assistência técnica especializada e gratuita. T.: 234 302 490

Ao ser associado da AIDA CCI usufrui de desconto, assim como mediante o número de documentos solicitados.

Simples, Rápido e perto de si.

Plataforma Access2Markets 2020-10-13

Plataforma Access2Markets

A Comissão Europeia lançou uma importante ferramenta – a plataforma Access2Markets – onde é possível consultar os acordos de comércio livre da UE, os direitos ou as barreiras envolvidas na exportação/importação de e para países terceiros, as regras de origem, formalidades ou estatísticas de comércio internacional.

 

A Plataforma Access2Markets, que também se encontra na língua portuguesa, é um instrumento relevante, sobretudo para exportadores e para a participação de PME no comércio internacional, pode ser consultada acedendo ao seguinte link: https://trade.ec.europa.eu/access-to-markets/pt/content.

 

Descubra o Access2Markets

Documento Único Automóvel 2013-12-13

Documento Único Automóvel

  • Hipoteca voluntária
  • Hipoteca legal
  • Hipoteca judicial
  • Cancelamento de hipoteca (voluntária, legal ou judicial)
  • Compra e venda e hipoteca voluntária
  • Cancelamento de hipoteca (voluntária, legal ou judicial) e compra e venda
  • Transmissão da propriedade por doação
  • Transmissão da propriedade por partilha de herança
  • Transmissão de propriedade por partilha consequente a divórcio e separação judicial de pessoas e bens
  • Registo de acção
  • Cancelamento de acção
  • Registo de decisão judicial
  • Pedido de 2ª via do certificado de matrícula
Passaporte Electrónico 2013-12-13

Passaporte Electrónico

PEP—PASSAPORTE ELECTRÓNICO PORTUGUÊS.
 
Mais rápido,
Mais seguro,
E agora mais perto!
 
O pedido de passaporte pode agora ser efectuado no 1º CNCE Aveiro.

Passaporte Electrónico
Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão 2013-12-13

Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão

Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão
Com este serviço é possível agendar com antecedência uma data para o pedido do Cartão de Cidadão em vários postos de atendimento. Saiba onde é disponibilizado e como proceder para efectuar o agendamento.

De modo a evitar filas de espera e, com todo o conforto, dirigir-se a um destes Postos de Atendimento com a certeza de que será atendido à hora desejada, foi criado o serviço de agendamento de pedidos de emissão do Cartão de Cidadão. 

Os cidadãos que necessitem de solicitar o novo documento de identificação poderão agendar o dia, a hora e o local de atendimento através do telef: 707 20 11 22 (dias úteis, das 09:00h às 16:00h) ou do e-mail  agendamento.cc@dgrn.mj.pt. 

Este serviço funciona para os seguintes locais e horários:

  • Lojas do Cidadão
  • Conservatórias do IRN:
  • Cartórios:

o 1.º Cartório Notarial de Competência Especializada de Aveiro (nos dias úteis, das 09:00h às 16:00h).
Para qualquer esclarecimento queira contactar:
Telef:234302470 – email:  1cnce.aveiro@dgrn.mj.pt

  • Nome Completo;
  • Data pretendida;
  • Hora pretendida;
  • Qual a Loja do Cidadão ou Conservatória pretendida;
  • Número de telefone.


A confirmação do atendimento será fornecida ao cidadão até 24 horas após a recepção do pedido, através do e-mail ou telefone facultados.

Nota: Agradecemos que, em caso de desistência da marcação, nos informe por telefone ou e-mail, para dessa forma não prejudicar outros cidadãos e tornar a prestação do serviço o mais eficaz possível. 
No dia marcado, o cidadão deverá deslocar-se ao Posto de Atendimento para a qual fez o agendamento. Nessa altura:

  1. Dirija-se ao Posto de Informações;
    1.1 Comunique que tem um agendamento para pedido do Cartão de Cidadão; C
    1.2 Confirmado o agendamento, ser-lhe-á entregue uma senha para atendimento.
     
  2. Este serviço de agendamento foi criado a pensar no seu conforto, pelo que desde já agradecemos a colaboração e solicitamos que não utilize a linha telefónica e o e-mail referidos para outros fins que não os de marcação de agendamento.
Evite filas, agende o seu Pedido de Cartão de Cidadão