PROJECTOS

notícias

Workshop sobre «Public Procurement» 2018-05-25

Workshop sobre «Public Procurement»

30 de maio de 2018 – 09h30 - Edifício de Serviços da AEP, Leça da Palmeira

A AEP, como membro da Enterprise Europe Network, é o Ponto de Contacto para Portugal na temática do Public Procurement, promovendo e apoiando o acesso das PME aos concursos públicos. Neste contexto, a Network na AEP está a organizar o Workshop sobre «Public Procurement», com vista a proporcionar às PME meios de melhorar o acesso aos contratos públicos na UE e em todo o mundo, rentabilizando ao máximo o mercado público. A sessão terá lugar no dia 30 de maio, no Edifício de Serviços da AEP, e será dinamizada por Angelika Hoess, membro da Enterprise Europe Network na Alemanha, com uma vasta experiência profissional como consultora para a temática da contratação pública.

Principais objetivos deste Workshop:
. Proporcionar aos participantes uma visão geral sobre o mercado público e o enquadramento jurídico correspondente;
. Abordar os vários procedimentos de adjudicação e os conceitos essenciais num processo de concurso;
. Ensinar os participantes a evitar erros frequentemente observados em concursos públicos e a implementar boas práticas na resposta a projetos.

Com uma componente eminentemente prática, a sessão incluirá exemplos de formulários normalizados relativos aos contratos públicos. A Enterprise Europe Network está, assim, alinhada com as orientações da Comissão Europeia, apoiando os responsáveis pelos contratos públicos nos Estados-Membros, acompanhando-os passo a passo, destacando as áreas em que normalmente são cometidos erros e mostrando como evitá-los.

Uma contratação pública eficiente, eficaz, transparente e profissional é essencial para reforçar o mercado único e estimular o investimento na União Europeia. É também um instrumento fundamental para proporcionar os benefícios da política de coesão aos cidadãos e às empresas europeias. Neste contexto, assume particular interesse e relevância o lançamento do novo Guia sobre Contratação Pública (Guidance on Public Procurement) que se destina a facilitar a implementação de programas operacionais e incentivar boas práticas.

Para mais informações, contactar:
Gabinete da EEN - Portugal na AEP
. Céu Filipe
. Susana Pinto
Tel.: +351 22 998 15 00

CEBIT 2018 2018-05-15

CEBIT 2018

Com uma nova área de exposição, a próxima CEBIT decorrerá pela primeira vez no verão, a 11 a 15 de junho de 2018 e com um novo horário de abertura: das 10h às 19h.


A nova CEBIT é constituída por quatro segmentos:

- d!conomy que abrange a digitalização das empresas e a gestão. Empresas internacionais da economia digital apresentarão soluções e tecnologias concretas, com as quais as empresas utilizadoras poderão realizar a transformação digital com sucesso.

- d!tec apresenta a investigação e as startups, que quebram com as estruturas rígidas do setor e unem tecnologias inovadoras e criativas a um novo modelo de negócios.

- d!talk, cria espaço para discursos económicos, políticos e sociais em formato de conferências.

- d!campus reúne a digitalização e a cultura, criando espaço para o networking e interação até ao final do dia.

Todos os temas da digitalização serão abordados na edição de 2018: Inteligência artificial, internet das coisas (IoT), robótica humana, os robots de serviço, sistemas autónomos, Big Data Analytics, Cloud Computing, Security e Virtual Reality.
Estão também previstas áreas para programadores e desenvolvedores (coder & developer), Hackathons, pilotos de drones com corridas de drones, bem como programas para recrutamento de estudantes e pessoal qualificado.

 

Para mais informações: https://www.cebit.de/en/

 

Contacte-nos para poder obter o seu código que lhe permitirá obter os 50% de desconto:

Deolinda Costa | e.mail d.costa@aida.pt

 

 

Enterprise Europe Network 2018-05-09

Enterprise Europe Network

Enterprise Europe Network: 10 anos a apoiar as empresas

Em 2018, a Enterprise Europe Network celebra o seu décimo aniversário. Para comemorar este marco, os parceiros da Rede em todo o mundo, entre os quais a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, encontram-se a festejar ao lado de alguns dos 2,6 milhões de empresas que ajudaram a inovar e crescer internacionalmente. Ler mais…

FIN2018 2018-03-23

FIN2018

A AJEPC – Associação de Jovens Empresários Portugal-China organiza entre os dias 14 a 16 de Junho, em Matosinhos na Exponor, a 2ª edição da FIN – Feira Internacional de Negócios. Este evento internacional representa uma oportunidade para os empresários promoverem os seus bens e serviços em mercados como a  China, os Países de Língua Portuguesa e Espanhola, bem como em diversos mercados europeus. A FIN está a ser promovida mundialmente através dos vários parceiros da AJEPC e vai reunir em Portugal, tal como no ano anterior, diversos líderes empresariais, institucionais e governamentais do mundo, sendo assim uma iniciativa promotora de Portugal e uma oportunidade de networking e de criação de oportunidades de negócio. O objetivo deste evento é a construção de elos de ligação entre os países envolvidos, promovendo a interação de negócios em língua portuguesa, fortalecendo a nossa cultura e posicionamento no mundo como agregador e promotor de soluções.

 

Mais informamos que o Website Oficial do evento já se encontra disponível para consulta em www.finportugal.com onde consta todo o Programa para o evento bem como o Painel de Oradores de renome a nível internacional. As inscrições estão abertas quer para Visitantes (participação gratuita) quer para Participantes/Expositores (sendo que diferença mais relevante entre ambos é a participação com ou sem stand para os participantes não portugueses).

 

Deste modo, a AJEPC gostaria de contar com a parceria da AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro, assim colaborando na disseminação deste evento internacional de grande promoção de Portugal, de networking, e de oportunidades de negócio a nível global.

 

Relembramos que foi desenvolvida uma política de parceria e incentivos a atribuir aos parceiros que contribuam para o sucesso desta 2ª edição da FIN, a qual podem consultar aqui, assim como a Brochura atualizada que podem consultar online e utilizar a mesma na disseminação do evento.

Observatório Económico do Distrito de Aveiro 2017-12-13

Observatório Económico do Distrito de Aveiro

AIDA desafia as empresas a participarem numa Bolsa de Capacidade Produtiva que estará disponível no Observatório Económico do Distrito de Aveiro

A AIDA encontra-se a dinamizar o projecto cofinanciado Qualify que visa reforçar a capacitação das PME para o desenvolvimento de processos, bens e serviços diferenciados, por via da qualificação e informação, de modo a que actuem de forma sustentável, afirmando-se dinâmica e competitivamente nos mercados.

Nesse sentido a AIDA está a criar um Observatório Económico do Distrito de Aveiro que visa a recolha e produção de informação relevante para a envolvente empresarial, proporcionando o acesso a uma rede de conhecimento que monitorize nomeadamente indicadores, tendências, casos de benchmark.

No Observatório estará disponível uma Bolsa de Capacidade Produtiva, onde as empresas podem disponibilizar informação sobre as suas capacidades produtivas excedentárias a cada momento, alimentando assim em rede um banco de oportunidades de negócio que trará, entre outros benefícios, uma alocação mais eficiente de recursos para cada empresa envolvida.

A capacidade disponível excedentária poderá ser referente ao total da sua capacidade instalada, como a uma operação especifica do processo de produção. Nesse sentido, a AIDA convida o tecido empresarial a enviar a seguinte informação, nome da empresa, sector, produto/serviço, capacidade disponível que será expressa em Unidades, Toneladas ou outra unidade métrica, horas de laboração, etc.., período de disponibilidade (por exemplo, "mês de Janeiro", ou "entre 10 e 20 de Fevereiro", ou "a partir de 3 de Março", etc.) e contacto.

 O Observatório disponibilizará também um espaço com Oportunidades de Negócio, onde as empresas poderão encontrar e promover oportunidades de negócio. Inscreva-se!

Para o efeito deverão enviar a seguinte informação, nome da empresa, pessoa de contacto, contacto, tipo de oportunidade (Parceria, Fornecimento, Alienações e Aquisições) e uma breve descrição com um máximo de 1200 caracteres inclui espaços)

De referir que a inserção de informação no Observatório não tem qualquer custo para a empresa.

Iniciativa no âmbito do QUALIFY, projecto "cofinanciado" pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER

Para mais informações / inscrições por favor contacte o GCI, Celeste Claro c.claro@aida.pt Tel: 234 302 497.

Conheça o conjunto de medidas de apoio às empresas afectadas pelos incêndios 2017-11-16

Conheça o conjunto de medidas de apoio às empresas afectadas pelos incêndios

media/pdf//2017novembro14_CM_extraordinárioFlorestas_ListadeDiplomas.pdf

Na sequência do Conselho de Ministros Extraordinário do passado dia 21 de outubro, que teve como objetivo encontrar soluções que permitam responder à problemática da valorização e defesa da floresta, dando cumprimento às prioridades de Reparação e Reconstrução; Resiliência do Território e das Infraestruturas e Reforma do Modelo de Prevenção e Combate aos Incêndios florestais foi publicado um conjunto de diplomas que poderá consultar no PDF.

Para quaisquer esclarecimentos poderão as empresas interessadas contactar os serviços da AIDA.

Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas 2017-11-06

Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas

Foi publicado a 03 de Novembro o Decreto-Lei n.º 135-B/2017 que cria um Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas  visando o restabelecimento rápido das condições de produção das empresas com prejuízos directos causados pelos incêndios ocorridos no dia 15 de outubro de 2017, nos municípios das regiões Centro e Norte,  o qual apoia, nomeadamente, a aquisição de máquinas, equipamentos, material circulante de utilização produtiva e as despesas associadas a obras de construção necessárias à reposição da capacidade produtiva.

As candidaturas são submetidas através de formulário eletrónico disponível no sítio das CCDR, entre o dia 06 de Novembro e o dia 1 de outubro de 2018.

Poderá ler o texto integral do diploma AQUI.