PROJECTOS

eventos

28
Jan

Transformação Digital nas PME Industriais

No próximo dia 28 de Janeiro será realizado o seminário Transformação digital das PME Industriais, que contará com a presença de oradores especialistas internacionais. Esta sessão, que será também o evento de encerramento do projecto Demo Digital 4.0, destina-se a apresentar os resultados do projecto, nomeadamente dos demonstradores piloto desenvolvidos em 4 empresas indústrias, bem como debater o estado de arte da Transformação Digital e a visão da indústria 4.0 por oradores internacionais reconhecidos. Este projecto, promovido pelo INOV, teve como objectivo valorizar e demonstrar as potencialidades da Indústria 4.0, apoiando as PME do Centro e Norte nos seus processos de transformação digital.
ORADORES:

 

MIGUEL J. HORNOS
Professor associado da Universidade de Granada (Espanha), onde recebeu um mestrado em ciências da computação e um doutoramento em computação. Os principais campos de investigação são: Ambientes inteligentes, Ubiquitous Computing, Ambient Intelligence, Internet of Things, Arquiteturas de software para o desenvolvimento de aplicativos colaborativos e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas aos negócios e à educação.
 

João Pedro C. Reis
Investigador do Centro de Investigação para Sistemas & Tecnologias (SYSTEC) desde 2013, bem como Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Engenharia Informática (DEI) desde 2017. Os seus interesses de investigação focam-se em sistemas de aprendizagem computacional e inteligência artificial aplicados a sistemas de produção ciber físicos no contexto da indústria transformadora para otimização de processo.
 

Paulo Novais
Professor Catedrático do Departamento de Informática e investigador no centro ALGORITMI, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. no qual é líder do grupo de ISLab - Synthetic Intelligence lab e coordenador da linha de investigação Computer Science and Technology (CST). A sua investigação centra-se na área científica da Inteligência Artificial e dos Sistemas Inteligentes. Mais recentemente, tem-se focado em conceitos ligados a Aprendizagem, Decisão, Inteligência Ambiente e Ambientes de Vida Assistida.
 

João C. Ferreira
Professor auxiliar com agregação do ISCTE-IUL. Licenciou-se em Física, mestre em Telecomunicações e doutorado em Engenharia Informática pela UTL / IST. Os seus interesses profissionais são: Data Mining, IoT, Inteligência Artificial. Autor de mais de 200 artigos na ciência da computação. Executou mais de 30 projetos, mais de 100 revisoes de artigos científicos e mais de 20 avaliação de projetos científicos. Coordenador do Mestrado de sistemas de apoio a decisão do ISCTE
 

Antonio Fernandéz-Caballero
Formado em Ciências da Computação pela Universidade Técnica de Madrid, Espanha, recebeu um doutoramento em ciências físicas pelo Departamento de Inteligência Artificial da Universidade Nacional de Educação à Distância de Madrid. Durante 11 anos, e antes de ingressar na universidade, trabalhou em grandes empresas como analista de sistemas, gestor de projetos e gestor.

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda

programa


09h30 - Receção de participantes

09h50 - Sessão de abertura

Pedro Alves - Câmara Municipal de Águeda

    O Projeto Demo Digital 4.0

10h00 - Enquadramento e apresentação de resultados

10h30 - Debate com empresas Demonstradores

10h45 - Coffee Break & Networking

    Estado da Arte da Transformação Digital

11h00 - IoT 4 Industry

João Ferreira - INOV / ISCTE

11h20 - Sistemas de Produção Inteligentes

João Reis - FEUP-UPORTO

11h40 - Inteligência Artificial no contexto da Indústria 4.0

Paulo Novais - Universidade do Minho

    Visão Internacional da Indústria 4.0

12h00 - Machine Learning and Virtual/Augmented Reality in Industry 4.0

Antonio Fernandéz-Caballero - Universidade Castilla-La Mancha (ES)

12h20 - Internet of Things: Connecting objects to make a smarter world

Miguel Hornos - Universidade de Granada (ES)

12:45 - Sessão de encerramento

13:00 - Almoço

 

adicionar à sua agenda

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

29
Jan

BUILDING PORTUGAL TOGETHER - AVEIRO (ANADIA) - 29 Janeiro 2020 - 14h00

A AIDA CCI - Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro e o Município de Anadia, vêm convidar V. Exa. a estar presente na sessão de Anadia/Aveiro do evento Building Portugal Together, que decorre no dia 29 de janeiro de 2020, a partir das 14 horas, no Cine Teatro de Anadia. A participação é gratuita com inscrição obrigatória Aqui.

Anadia (do Distrito de Aveiro) foi uma das 7 cidades escolhidas para acolher esta iniciativa do Building The Future (BTF), o maior evento português de tecnologia e transformação digital, que vai ser recriado localmente nos distrito de Leiria, Ponta Delgada, Funchal, Porto, Aveiro, Castelo Branco e Évora, de forma a descentralizar o evento, e fazendo com que chegue ainda a mais pessoas.

O Building Portugal Together é uma co-organização da CIP - Confederação Empresarial de Portugal e da Altice, com a Microsoft, organizadora do evento principal.

A agenda de Anadia/ Aveiro inclui a transmissão via live streaming das sessões mais importantes do Building the Future e um momento live no Pavilhão Carlos Lopes com todas as localizações em simultâneo, na presença do Ministro da Economia e da hostess Filomena Cautela. Paralelamente, será também um momento privilegiado de networking para debater a transformação digital nas PME, estando também previsto um workshop exclusivo sobre transformação digital.

Enquanto parceiros desta iniciativa, queremos convidá-lo a estar presente no Building Portugal Together, no dia 29 de Janeiro, a partir das 14 horas, no Cineteatro de Anadia, Urbanização Montouro, 3780 Anadia, para juntos podermos estar na vanguarda da transformação digital e do futuro da tecnologia.

Contamos consigo?

Inscreva-se Aqui

Local: Anadia

programa

14h00 - Receção

14h15 - Abertura
Fernando Paiva de Castro – Presidente da AIDA CCI
Maria Teresa Belém – Presidente da Câmara Municipal de Anadia

14h30 - Parte I – Passos para a Transformação Digital
BUILDING Novas Ferramentas – Microsoft
BUILDING Novas Competências - Randstad

15h30 - Ministro da Economia e Transição Digital
Ligação em direto a Madeira, Açores, Porto, Leiria, Castelo Branco, Évora e Aveiro (Anadia)

16h00 - Coffee Break

16h30 - Business 5.0
John Straw – Technonomist McKinsey

17h00 - Parte II – Passos para a Transformação Digital
BUILDING Novas Formas de Trabalhar - GFI

18h00 - Encerramento

adicionar à sua agenda

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

12
Feb

Seminário: Acordos Comerciais - 12 Fevereiro - 15h00

A AICEP organiza, com a colaboração da Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro (AIDA CCI), do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Economia e da Autoridade Tributária e Aduaneira, o seminário “Acordos Comerciais da UE – Canadá, Coreia do Sul e Japão: os benefícios e oportunidades para Portugal”, no dia 12 de Fevereiro, no Auditório da AIDA.

Neste seminário, abordamos os Acordos de Comércio Livre da União Europeia, especificamente os acordos celebrados com Canadá, Coreia do Sul e Japão, os benefícios e oportunidades que trazem para as empresas portuguesas e as Regras de Origem a respeitar nas exportações para estes países.

Esta ação conta com a intervenção especializada de representantes da Direção de Serviços da Política Comercial Comum do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Direção Geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia e da Autoridade Tributária e Aduaneira do Ministério das Finanças, estando também prevista a realização de um espaço alargado para debate com empresas selecionadas.

O Canadá posiciona-se como a décima economia mundial, sendo o 22º cliente das exportações de Portugal e o 39º fornecedor. Portugal é o 50º cliente do Canadá e o seu 51º fornecedor. Os laços entre Portugal e Canadá, reforçados pela presença no Canadá de uma larga comunidade de luso-canadianos, que dão um forte contributo para a economia canadiana, constituem um canal privilegiado de desenvolvimento das relações económicas entre os dois países, pela sua aproximação.

A Coreia do Sul é a décima quarta maior economia do mundo. O país tem uma economia de mercado bem alicerçada e recursos humanos altamente qualificados, registando um desenvolvimento económico significativo num passado recente, sendo que a dinamização da economia sul coreana pelo aumento do rendimento mínimo das famílias aportará um crescimento do consumo interno, e por consequência, proporcionará oportunidades adicionais para a penetração dos produtos portugueses.

O Japão é uma das três das maiores economias mundiais, com uma significativa dimensão de população e um mercado com nichos relevantes para as PME portuguesas. Ao país foi atribuído, a seu pedido, da categoria de Observador Associado da CPLP, mas ocupa ainda um lugar relativamente modesto na lista dos clientes de Portugal – 39ª posição como cliente das exportações de Portugal, e 28º posição como fornecedor –, existindo assim grandes potencialidades para desenvolvimento de negócios entre o Japão e Portugal.

Participe neste seminário, dia 12 de fevereiro pelas 15 horas na AIDA - Zona Industrial de Taboeira, Rua da Boavista – Aveiro, e saiba como a sua empresa pode aproveitar oportunidades de negócio no Canadá, Coreia do Sul e/ou Japão.

Inscreva-se Aqui

Local: Aveiro

Horário: 15h00 - 17h00

programa

15H00: Sessão de abertura
Fernando Castro, Presidente da AIDA CCI - Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro
António Silva, Administrador da aicep Portugal Global

15H10: Acordos de Comércio Livre da UE
Maria João Botelho, Sub-Diretora Geral da Direção Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros

15H30: Enquadramento dos mercados – Canadá, Coreia do Sul e Japão
Mónica Moreira, Gestora de cliente da Direção da Rede Externa e Institucionais da aicep Portugal Global

15H50: Os Acordos de Comércio Livre com o Canadá, Coreia do Sul e Japão
Direção Geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia

16H10: Regras de Origem
Anabela Carvalho, Diretora de Serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira do Ministério das Finanças

16H40: Debate moderado pela AICEP Portugal Global, com a participação de empresas convidadas

17H00: Encerramento

adicionar à sua agenda

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

27
Jan

MISSÃO EMPRESARIAL DE PROSPECÇÃO À FEIRA ARAB HEALTH 2020, DUBAI - FINANCIADA PELO PORTUGAL2020

Com o objectivo de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais e oportunidades de negócios, a AIDA CCI encontra-se a organizar, ao abrigo do Projecto EXPORT PME, financiado ao abrigo do Portugal 2020, uma missão empresarial de prospecção para visitar, a ARAB HEALTH certame, a realizar no Dubai – Emirados Árabes Unidos, no período de 27 a 30 de janeiro de 2020.

A 45ª edição da ARAB HEALTH, caracteriza-se por ser a mais importante feira internacional de toda a região do Médio Oriente, para a Fileira Médico-hospitalar, perspectivando-se para este ano mais de 106.900 visitantes e mais de 4250 expositores, num total de 37 pavilhões, o que faz deste certame um evento à escala mundial e uma excelente oportunidade de abordagem a vários mercados e às potencialidades de negócios que apresentam. A realização da feira universal EXPO Dubai 2020 irá impulsionar o incremento de toda a atividade económica, prevendo-se que um montante substancial de fundos possa ser investido para reforçar a rede de infraestruturas do Emirado numa série de projetos de desenvolvimento.

No Médio Oriente, o sector da saúde apresenta perspectivas de crescimento, para a próxima década, de 12% ao ano, sustentado em grandes projectos de investimentos que vão desde hospitais, clinicas e centros de investigação (Dubai Healthcare City e a Mohammed bin Rashid al-Maktoum Academic Medical Centre).

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, que se encontram abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s. As inscrições deverão ser enviadas até ao dia 3 de janeiro de 2020.


Ficha de Inscrição

Condições de Participação



Local: Dubai

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

16
Mar

PARTICIPAÇÃO NA FEIRA ESEF 2020 - UTRECHT/HOTANDA 16 A 21 MARÇO 2020 - ACÇÃO FINANCIADA ATÉ 50%

Vimos por este meio informar que a AIDA CCI, no âmbito do Projecto EXPORT PME, financiado ao abrigo do Portugal 2020, com o objectivo de diversificar oportunidades de negócio para o sectores da metalurgia e metalomecânica, dos plásticos e de tecnologia, nomeadamente subcontratação de peças técnicas de valor acrescentado, engenharia e outsourcing, encontra-se a realizar uma participação com empresas expositoras na Feira ESEF2020 (https://www.esef.nl/en/), feira bienal, a realizar em Utrecht, Holanda, de 16 a 21 de Março e 2020.

Para além da relevância que este país tem ao nível de oportunidades de negócios, a “ESEF” tem vindo a revelar-se como uma porta de entrada para alguns dos mercados vizinhos dos Países Baixos, como são os da Bélgica, da Dinamarca e até mesmo da Alemanha.

Na edição, realizada em 2018, a feira contou com 355 expositores e 23.000 visitantes profissionais dos quais 78% com poder de decisão.

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME.

As fichas de inscrição são consideradas por ordem de chegada. Devido à elevada procura, os interessados deverão inscrever-se preferencialmente até ao dia 06 de Janeiro de 2020.


Ficha de Inscrição

Condições de Participação



Local: Utrecht - Holanda

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

30
Mar

PARTICIPAÇÃO NA FEIRA MIDEST PARIS 2020 - FRANÇA: 30 MARÇO A 4 ABRIL - ACÇÃO FINANCIADA ATÉ 50%

O MIDEST (https://www.midest.com) é o mais importante salão internacional e mundial especializado em sub-contratação industrial e que tem tido um papel decisivo e fundamental no estabelecimento de relações de negócios, proporcionando às empresas que trabalham nos sectores, mais e maiores oportunidades.

À semelhança dos anos anteriores a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, no âmbito do Projecto EXPORT PME, financiado ao abrigo do Portugal 2020, encontra-se a organizar a participação, através de um stand colectivo, na Feira MIDEST2020 – Feira Internacional de Subcontratação Industrial, 30 de Março a 4 de Abril de 2020, em Paris no Parc des Expositions de Villepinte. Em simultâneo irão decorrer os salões Industrie, Smart Industries e Tolexpo.

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

As fichas de inscrição são consideradas por ordem de chegada. Devido à elevada procura, os interessados deverão inscrever-se preferencialmente até ao dia 25 de Outubro de 2019.


Ficha de Inscrição

Condições de Participação



Local: Paris

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

31
Mar

VISITA EMPRESARIAL DE PROSPECÇÃO À FEIRA MIDEST - PARIS - 31 de Março – 2 de Abril 2020


Em complemento à participação na Feira MIDEST PARIS, a AIDA CCI, no âmbito do projecto EXPORT PME financiado ao abrigo do Portugal 2020, vai realizar, uma vez mais, uma visita empresarial à feira MIDEST PARIS 2020 - Feira Internacional de Subcontratação Industrial, que terá lugar de 31 de Março a 2 de Abril 2020, Paris Nord ViIlepinte.

A feira MIDEST (https://www.global-industrie.com/fr), mais importante salão internacional e mundial especializado em sub-contratação industrial, tem uma forte representação em actividades como máquinas, robótica, componentes digitais, eletrónicos, energia, produtos farmacêuticos e tecnologias médicas, torneamento de barras, borracha / pneus, plásticos, eco-tecnologias , entre outros. Em simultâneo irão decorrer os salões Industrie, Smart Industries e Tolexpo, perspectivando-se a participação de mais de 2 500 expositores e de 45 900 visitantes dos quais cerca de 25% são internacionais.

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, que se encontram abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

As fichas de inscrição são consideradas por ordem de chegada. Devido à elevada procura, os interessados deverão inscrever-se preferencialmente até ao dia 12 de Fevereiro de 2020.

Consulte as condições de participação/elegibilidade e Ficha de Inscrição.

Ficha de Inscrição

Condições de Participação



Local: Paris

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

24
May

FEIRA BIEMH /BILBAO 2020 - ACÇÃO FINANCIADA ATÉ 50% - Seja Expositor

A BIEMH (https://biemh.bilbaoexhibitioncentre.com), feira de cariz bienal é o evento líder e o local privilegiado para encontrar e conhecer as soluções mais avançadas e inovadoras em Máquinas e Ferramentas industriais e que tem tido um papel decisivo e fundamental no estabelecimento de relações de negócios, proporcionando às empresas que trabalham nos sectores, mais e maiores oportunidades.

Visando proporcionar às empresas oportunidades de negócios para os sectores alvo (ver folheto em anexo), a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, no âmbiro do Projecto EXPORT PME, financiado ao abrigo do Portugal 2020, vai organizar a participação, através de um stand colectivo, na 31ª edição da Feira BIEMH2020 – Feira Internacional de Máquinas e Ferramentas, de 24 a 30 de Maio de 2020, em Bilbao no BEC – Bilbao Exhibition Centre Em simultâneo irão decorrer os salões BE DIGITAL e ADDIT3D.

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

As fichas de inscrição são consideradas por ordem de chegada. Devido à elevada procura, os interessados deverão inscrever-se preferencialmente até ao dia 17 de Janeiro de 2020.

Consulte o Folheto e as Condições de Participação bem como a Ficha de Inscrição


Local: Bilbao

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.