PROJECTOS

eventos

27
Sep

Seminário Especializado Gestão de Custos e Rentabilidade


No próximo dia 27 de setembro, pelas 14h00, a AIDA irá realizar o Seminário Especializado Gestão de Custos e Rentabilidade, nas instalações do Centro de Negócios do Eco Parque, em Estarreja.

Pretende-se com a realização deste evento (com a duração de 4h) abordar de forma prática como as PME se podem diferenciar e se destacar da concorrência através de um eficiente Controle na Gestão de Custos e Rentabilidade.

Local: Centro de Negócios do Eco Parque, em Estarreja

Horário: 14h00 | 18h00

programa


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Clarificação da Estratégia Empresarial

  • Factores Críticos de Sucesso
  • Análise SWOT
  • Medidas Estratégicas
  • Objectivos e Metas
  • 2. Gestão Económica (de Custos e Proveitos)
  • Gestão de Clientes
  • Gestão de Produtos (Bens e/ou Serviços)
  • Gestão de Stocks
  • 3. Gestão Financeira
  • Gestão dos Fluxos de Curto Prazo (Tesouraria)
  • Gestão dos Fluxos de Médio/Longo Prazo (Planeamento Financeiro)
  • 4. Avaliação do Desempenho da Empresa
  • Principais Indicadores
  • Ponderação dos Indicadores
  • Score (Pontos) do Desempenho
  • 5. Brainstorming

    CONSULTOR ESPECIALISTA

    Fernando Fortuna licenciado em Economia (1970), na Universidade do Porto

    Consultor nacional em benchmarking, pelo IAPMEI;
    Consultor em gestão de empresas, desde 1996;
    Formador em gestão de empresas, desde 2002;
    Autor e tutor de cursos de formação e-learning em:
  • Análise económico-financeira e planeamento de tesouraria;
  • Balanced Scorecard

    DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO - 24 de setembro de 2018

    Solicita-se o pagamento da inscrição até ao dia de realização da Sessão.

    O cancelamento da inscrição deve ser efectuado por escrito até ao dia 24 de Setembro

    Não existindo documento comprovativo do cancelamento da inscrição e no caso de não comparência o valor da inscrição é facturado.


    Valor da Inscrição

    Sócios | 30 euros

    Não Sócios | 50 euros

  • adicionar à sua agenda

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    30
    Aug

    VISITA EMPRESARIAL DE PROSPECÇÃO À FEIRA FACIM 2018


    A FACIM – Feira Internacional de Maputo, de cariz multissectorial, é o maior evento comercial de dimensão internacional em Moçambique integrando, esta ano, a TEKTÓNICA MOÇAMBIQUE onde todas as empresas do sector da construção, terão especial destaque, pelo que é uma oportunidade para as empresas portuguesas contactarem diretamente com os principais agentes e decisores no mercado da Construção, Imobiliário, Energia, Ambiente, Segurança e Decoração em Moçambique.

    O sector da construção é um dos principais motores do desenvolvimento da economia moçambicana, com investimentos em infra-estruturas, transportes, redes de distribuição de água, exploração mineira, energia e comunicações, Imobiliário residencial e comercial, escritórios, turismo e restauração entre outros sectores, facto de se realizar no âmbito da FACIM é uma grande mais valia, pois permite contactos de negócios com as empresas expositoras de vários países presentes.

    Com o objetivo de aproveitar as mais valias e sinergias resultantes da FACIM e TEKTÓNICA MOÇAMBIQUE, a AIDA vai realizar uma visita de prospecção a esta feira no período de 27 de Agosto a 1 de Setembro.

    Moçambique é uma das economias que apresenta maior potencial na região e após cerca de 2 anos de alguma crise e contenção começa a apresentar sinais de novos investimentos com a consequente repercussão em toda a actividade económica.

    As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, que se encontram abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

    Consulte aqui as Condições de Participação e elegibilidade

    Aceda aqui a Ficha de Inscrição que deverão preencher, assinar e enviar, até dia 20 de Julho de 2018.

    NOTA: esta ação insere-se no projecto INOV_MARKETII, identificado com o nº 26.351, financiado ao abrigo do Portugal 2020.

    Local: Maputo - Moçambique

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    19
    Sep

    B2B - International Mechatronics Forum - 19 Setembro 2018 - Itália


    Vimos por este meio informar que vai decorrer o evento de Matchmaking International, que terá lugar em Bolzano – Itália, a 19 Setembro 2018, durante o International Machatronics Forum e do qual a AIDA, através da Enterprise Europe Network, é Co-organizadora.

    Este evento é organizado por membros da rede europeia de apoio às empresas “Enterprise Europe Network”, da Comissão Europeia.

    VANTAGENS DE PARTICIPAÇÃO NO B2B:

    - Realização de encontros de negócio entre as empresas participantes, sendo uma excelente oportunidade para encontrar parceiros de negócio;
    - Troca de experiências e conhecimento com outros parceiros internacionais;
    - Alicerçar ligações para a colaboração internacional entre empresas.

    SECTORES ABRANGIDOS:

    - Automação
    - Robótica
    - Controlo Sistemas
    - Inteligência artificial
    - Manutenção industrial
    - Desenvolvimento de sistemas
    - Desenvolvimento de software
    - Sistemas digitais

    CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

    - Participação só no B2B gratuita, podendo visitar o resto do evento

    Mais infromações e inscrições: Aqui

    Local: Bolzano

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    24
    Sep

    VISITA EMPRESARIAL DE PROSPECÇÃO À FEIRA INTERNACIONAL DE BOGOTÁ 2018 - 24 a 28 Setembro 2018


    A Feira Internacional de Bogotá assume-se como uma plataforma de referência para os negócios com a Região Andina, América Central e Caribe, sendo um evento especializado e direcionado para o macro sector industrial, com destaque para as máquinas, ferramentas e equipamentos industriais, novas tecnologias, matérias-primas e serviços relacionados com as indústrias.

    É uma feira de referência que demonstra o crescimento e projecta a região no mundo, na qual mais de 600 expositores poderão concretizar negócios, promover o intercâmbio de conhecimentos e conhecer os produtos inovadores relacionados com o sector industrial.

    Visando alavancar o esforço de internacionalização das empresas nacionais pela via da diversificação de mercados estratégicos e com oportunidades de negócio susceptíveis de aumentar as nossas exportações, a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro vai realizar, uma Missão Empresarial de prospecção à Feira Internacional de Bogotá, Colômbia para o período de 24 a 26 de Setembro.

    A Colômbia está entre as Economias mais sólidas, apresentando diversas oportunidades para as empresas Portuguesas. É o terceiro exportador de petróleo para os Estados Unidos e um dos Países mais ricos em recursos naturais da América do Sul.

    Consulte as condições de participação e condições de elegibilidade bem como ficha de inscrição que deverá preencher, assinar e enviar, impreterivelmente, até dia 27 de Julho de 2018.

    Nota: Esta acção encontra-se integrada no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, PORTUGAL2020 e COMPETE2020. As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

    Ficha de Inscrição

    Condições de Participação



    Local: Bogotá

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    25
    Sep

    VISITA À FEIRA INTERNACIONAL METALMADRID - 25 a 27 Setembro 2018


    A MetalMadrid é uma feira direcionada para o sector industrial com representação, entre outros, dos seguintes sectores: tratamentos de superfície, moldes, metálico, componentes e acessórios para a indústria automóvel, aeronáutica e ferroviária, automação, robótica, fabricação de máquinas e ferramentas, corte a laser, éolico, soldadura, impressão 3D, compósitos, indústria, componentes para máquinas, equipamentos de protecção individual (EPIs), subcontratação,e metalurgia e metalomecânica em geral.

    A visita à feira (http://www.easyfairs.com/es/metalmadrid-2018/metalmadrid-2018/), a realizar pela AIDA no âmbito do seu projecto INOV_MARKETII financiado ao abrigo do Portugal 2020, de 25 a 27 de Setembro constitui um oportunidade para contactar novos clientes, alargar o negócio e aceder a novos mercados.

    As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s. As inscrições, cuja ficha se encontra abaixo, deverão dar entrada até ao dia 31 de Julho de 2018, de modo a que possamos garantir valores de viagem e alojamento.

    Ficha de Inscrição

    Condições de Participação

    Local: Madrid

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    25
    Sep

    FEIRA METALMADRID, ESPANHA - 25 a 27 de SETEMBRO

    A AIDA, no âmbito do seu projecto INOV_MARKETII, financiado ao abrigo do Portugal 2020, encontra-se a organizar, através de um stand colectivo, a participação nacional na METALMADRID 2018 que terá lugar de 25 a 27 de Setembro 2018 em Madrid, Espanha.

    A Feira MetalMadrid é o único certame da Europa Central direcionado para o sector industrial e onde estão representados, entre outros, os seguintes sectores: tratamentos de superfície, moldes, metálico, componentes e acessórios para a indústria automóvel, aeronáutica e ferroviária, automação, robótica, fabricação de máquinas e ferramentas, corte a laser, éolico, soldadura, impressão 3D, compósitos, indústria, componentes para máquinas, equipamentos de protecção individual (EPIs), subcontratação,e metalurgia e metalomecânica em geral.

    A participação nesta feira (http://www.easyfairs.com/es/metalmadrid-2018/metalmadrid-2018/) constitui um oportunidade para alargar o negócio e aceder a novos mercados. As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, que se encontram abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

    Devido à elevada procura, as inscrições, cuja ficha se encontra abaixo, serão rececionadas por ordem de chegada e serão confirmadas após o pagamento respeitante à Vossa participação devendo dar entrada até ao dia 6 de Julho de 2018, de modo a que possamos garantir espaços e valores inerentes ao stand.

    Ficha de Inscrição

    Condições de Participação

    Local: Madrid

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    01
    Oct

    Visita Empresarial de Prospecção à Feira AHR Expo México - 1 a 4 Outubro 2018


    AHR Expo México (https://www.ahrexpomexico.com/), na sua 14ª edição a realizar na Cidade do México, é a feira mais importante da América Latina no segmento de HVAC & R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração), apresentando os equipamentos, os produtos e os sistemas mais modernos, avançados e eficientes para aplicações comerciais, industriais e residenciais. Com o objectivo de dar a conhecer às empresas nacionais as oportunidades de negócio que poderão encontrar aquando da visita a esta feira, a AIDA vai realizar uma visita empresarial de prospecção, no período de 1 a 4 de outubro.

    Aqui encontrará produtos inovadores e soluções em ar condicionado, aquecimento e sistemas de refrigeração, equipamentos e componentes, ventilação, entre outros.
    As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, que se encontram abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

    Consulte aqui as condições de participação e elegibilidade. Aceda aqui à Ficha de Inscrição que deverão preencher, assinar e enviar por esta mesma via até dia 14 de Agosto de 2018.

    NOTA: esta ação insere-se no projecto INOV_MARKETII, identificado com o nº 26.351, financiado ao abrigo do Portugal 2020.

    Ficha de Inscrição

    Condições de Participação

    Local: México

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    14
    Oct

    Visita Empresarial de Prospeção à Feira de Cantão 2018

    A Feira de Cantão é a maior e mais antiga Feira Comercial da China, realizada desde 1957, localizada Cidade Chinesa do sul, Guangzhou, atrai todos os anos dezenas de milhares de visitantes de todo o Mundo.

    A 122ª Edição da Canton Fair, conhecida como a maior feira multissetorial do mundo, é uma oportunidade única para conhecer as novidades do mercado e alavancar o seu negócio em particular nos sectores da electrónica e iluminação.

    Assim, com o objetivo de dar a conhecer às empresas nacionais as oportunidades de negócio existentes para estes sectores, a AIDA vai realizar uma visita empresarial de prospecção à Feira de Cantão (Feira de Negócios de Importação e Exportação Chinesa), no período de 14 a 21 de Outubro de 2018.

    Preservando as suas tradições, a Feira é um evento abrangente, de importância internacional, proporcionando grandes oportunidades para empresários de todo o mundo e uma excelente oportunidade para conhecer as tendências, identificar e prospectar parceiros comerciais e tecnológicos, incrementar a rede de relacionamento e fomentar negócios.

    As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, que se encontram abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

    NOTA: esta ação insere-se no projecto INOV_MARKETII, identificado com o nº 26.351, financiado ao abrigo do Portugal 2020.

    Ficha de Inscrição

    Condições de Participação

    Local: Guangzhou

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    05
    Nov

    Missão Empresarial ao Canadá, Toronto, 5 a 9 Novembro 2018


    O mercado canadiano apresenta oportunidades de negócio nos mais variados sectores e para os mais diversos produtos portugueses com destaque para os vinhos, vestuário, calçado, fileira casa, cortiça, produtos alimentares, tecnologias de informação, máquinas e equipamentos, mobiliário diverso, materiais de construção, embalagem, componentes para a indústria automóvel, produtos farmacêuticos e biotecnologia.

    De modo a que as empresas tenham a possibilidade de, in loco, compreender as necessidades mais emergentes e perceber as potencialidade do país, a AIDA realiza uma Missão Empresarial, multissectorial, ao Canadá - Toronto, de 5 a 9 de Novembro de 2018.

    As PME´s que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis.

    Seguem abaixo as condições de participação e elegibilidade bem como ficha de inscrição que deverão preencher, assinar e enviar, até 7 de Setembro impreterivelmente.

    Nota: A Missão, que possibilitará o estabelecimento de contactos com entidades institucionais e empresas locais através de reuniões previamente agendadas, insere-se no Projeto Conjunto INOV_MARKETII, no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME e apoiado pelo FEDER.

    Consulte aqui as Condições de Participação

    Aceda aqui à Ficha de Inscrição

    Local: Toronto

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    12
    Nov

    XX ENCONTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS DO NORDESTE - EINNE

    O SEBRAE/CE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em parceria com o SEBRAE Nacional e os SEBRAEs do Nordeste, realizará o XX ENCONTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS DO NORDESTE – EINNE, no período de 12 a 14 de novembro de 2018, no Centro de Negócios do SEBRAE/CE em Fortaleza.

    O evento, que conta com o apoio da Enterprise Europe Network da AIDA, contemplará os seguintes sectores: Alimentos e Bebidas, Cosméticos e Moda (praia, fitness, infantil e íntima) A Câmara Brasil Portugal-Ceará é uma das instituições parceiras na prospecção de compradores de Portugal, para participarem no encontro de negócios com vendedores dos estados do Nordeste, nos sectores acima mencionados.

    Serão subsidiados pela entidade organizadora - SEBRAE, os seguintes custos, conforme o modelo do encontro de negócios:
    1. Passagem aérea para o representante indicado neste documento em categoria econômica;
    2. Alimentação - almoço e jantar nos locais indicados pelo organizador;
    3. Transfer: aeroporto/hotel/aeroporto para todo o período da Rodada de Negócios;
    4. Hospedagem durante o período do evento em apartamento individual, com café da manhã.

    Para mais informações contacte o EEN Carla Vieira c.vieira@aida.pt Deolinda Costa d.costa@aida.pt Tel: 234 302 493

    Consulte também: FOLDER XX EINNE 2018

    Local: Fortaleza

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    18
    Nov

    FEIRA MARKET PLACE AMÉRICAS 2018 - MIAMI - 18 a 23 de Novembro

    Vai realizar-se, em Miami, Florida, no Miami Airport Convention Center, no período de 18 a 23 de Novembro, a MarketPlace Américas 2018, uma organização da revista Latino – Americana “EL Papel”, especializada nos sectores de material escolar e escritório, arte, artesanato, informática, mobiliário de escritório e escolar entre outros produtos.

    Trata-se de uma feira cujo formato é o ideal para a construção de relações de negócio com importadores, compradores e distribuidores (com capacidade de decisão), maioritariamente, provenientes da América Central, América do Sul e Caribe (aceda a alguns testemunhos, nomeadamente portugueses, no site: http://www.marketplace-americas.com).

    Visando proporcionar às empresas apoio no seu processo de internacionalização para o mercado norte americano e países da América Latina (20 países), a AIDA encontra-se a preparar a participação nesta Feira para empresas dos sectores referenciados. Esta acção é financiada, até 50% das despesas elegíveis, no âmbito do Projecto INOV_MARKETII.

    As empresas participantes, para além de poderem expor os seus produtos, têm reuniões de negócios personalizadas e pré-agendadas com compradores e vendedores de todo o mundo, concentrando, num só local e num só período,os mais importantes compradores (empresas importadoras - distribuidoras, retalhistas, grandes cadeias) selecionados pela sua trajectória, cobertura, capacidade de compra e reputação nos pagamentos.

    Certos de que estes mercados vêm ao encontro dos objectivos da Vossa empresa e de modo a podermos identificar o interesse desta iniciativa junto dos sectores de actividade, aceda ao link para as condições de participação e elegibilidade e ficha de inscrição, que deverão preencher e enviar, até ao próximo dia 19 de Julho.


    Ficha de Inscrição

    Condições de Participação



    Local: Miami

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.