PROJECTOS

eventos

27
Feb

DemoDigital| Sessão de apresentação do projecto (Oliveira de Azeméis)

O projeto Demo Digital 4.0, promovido pelo INOV e cofinanciado pelo COMPETE 2020, tem o objetivo de valorizar e demonstrar as potencialidades da Indústria 4.0 apoiando as PME do Centro e Norte no processo de transformação digital.

A prossecução deste objetivo assenta sobretudo na demonstração de tecnologias junto dos utilizadores finais, estando prevista a realização de quatro demonstradores em ambiente industrial, ou equivalente, garantindo uma aproximação mais rápida e efetiva das empresas às tecnologias em desenvolvimento.

Estão previstas as seguintes linhas de demonstração:

Reconversão de equipamentos para integração em rede
Objetivo: permitir às empresas que possuem equipamentos mais antigos, mas ainda com potencial de operação, tirar partido das novas oportunidades trazidas pela i4.0 com recurso à introdução de TICE. Com estes equipamentos industriais integrados em rede, será possível analisar e comunicar, entre outros, indicadores de produção e de funcionamento.

Gestão e antecipação de falhas em equipamentos ou componentes de uma linha de produção
Objetivo: demonstrar uma solução de gestão da manutenção dos equipamentos de uma linha de produção, de modo a reduzir o número de paragens não previstas e aumentar a eficiência e o tempo de operação da linha. Pretende-se dotar os equipamentos da capacidade de fornecer informação sobre as suas condições de operação, incluindo a utilização de sensores e de algoritmos de Inteligência Artificial para a análise de dados e deteção de padrões que possam resultar em falhas dos equipamentos.

Sistema de produção ciber-físicos
Objetivo: digitalizar os processos de chão de fábrica, permitindo a convergência entre o mundo físico e o mundo virtual. Neste contexto é definida a aplicação de demonstração de um CPPS/plataforma de IIoT (Industrial Internet of Things), para que autonomamente seja adquirida e processada informação de dispositivos IIoT, resultando numa reprodução digital do chão de fábrica. Este projeto-piloto integrará como domínios tecnológicos a virtualização em tempo real de elementos físicos, estáticos e dinâmicos, do chão de fábrica, conjugado com data analytics.

Posicionamento indoor/outdoor
Objetivo: desenvolver a capacidade de localizar, a qualquer instante, o equipamento, o material ou mesmo o colaborador. As tecnologias a utilizar serão definidas em função do que se pretende localizar e onde. É objetivo contribuir para a otimização de processos sobretudo em plantas fabris de grandes dimensões ou distribuídas geograficamente. Estas tecnologias podem ser utilizadas em ambientes interiores ou exteriores e, além de poderem contribuir para a otimização de processos, poderão também ser utilizadas noutros contextos, como por exemplo para evitar extravios de equipamentos ou mesmo de materiais de elevado valor.

INSCREVA-SE


CONTACTOS
Informações| Cristina Martins
c.martins@aida.pt
234 302 492

Inscrições|
Isabel Caçoilo
i.cacoilo@aida.pt
234 302 494

NOTA: A entrada é gratuita com inscrição obrigatória, devendo ser efectuada até ao dia 26 de Fevereiro

Local: Biblioteca Municipal Ferreira de Castro

Horário: das 14h00 às 17h00

programa

14h00/14h15
Sessão de Boas Vindas
Representante da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis *

14h15/14h30
APRESENTAÇÃO DO PROJECTO DEMODIGITAL: OBJECTIVOS E ACTIVIDADES
António Leal - INOV

14h30/15h00
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA INDÚSTRIA 4.0
Rui Pinto - SYSTEC/FEUP

15h00/15h30
APRESENTAÇÃO DO ESTUDO E DIAGNÓSTICO DO MERCADO DA INDÚSTRIA 4.0
Joel Monteiro - INOVA+

15h30/15h45 APRESENTAÇÃO DOS FOCUS GROUPS
António Leal - INOV

15h45/16h00
Debate

16h00/16h15
Espaço para Inscrição de PME´s no projecto

16h15/16h30
Encerramento

16h45/17h00
Coffee Break

* A confirmar

adicionar à sua agenda

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

24
Feb

VISITA DE PROSPECÇÃO EMPRESARIAL À AUSTRÁLIA - FEIRA HOME& GIVING FAIR - 24 a 28 Fevereiro 2018

No âmbito do projecto INOV_MARKETII, identificado com o nº 26.351, financiado ao abrigo do Portugal 2020, a AIDA encontra-se a organizar uma acção empresarial de prospeção ao mercado da Austrália através de uma visita à feira HOME & GIVING FAIR, a decorrer em Sydney, Austrália no período de 24 a 28 de Fevereiro de 2018.

A HOME & GIVING FAIR, é considerada a principal e mais importante feira ligada ao sector casa (mobiliário, decoração, revestimentos, pavimentos, etc) (site: https://agha.com.au/events/agha-sydney-gift-fair), pelo que esta é uma excelente oportunidade para recolher, num único espaço, informação sobre o sector e conhecer os seus concorrentes e/ou potenciais clientes e parceiros de negócios. Assim a visita a esta feira permitirá aumentar a sua rede de contactos, contactando com profissionais dispostos a oferecer soluções imediatas e avançadas visando melhorar o posicionamento dos seus produtos no mercado internacional.

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s. Consulte as condições de participação e condições de elegibilidade bem como ficha de inscrição que deverão preencher, assinar e enviar por esta mesma via a inscrição que deverá ser efectuada, impreterivelmente, até dia 5 de Fevereiro de 2018.

Local: Sydney

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

27
Feb

B2B - R+T 2018 - Stuttgart - Alemanha - 27 Fevereiro a 03 Março 2018

Vimos por este meio informar que vai decorrer o evento de Matchmaking internacional que terá lugar em Stuttgard – Alemanha - durante a R+T uma feira de produtos para a construção - que se realizará de 27 de Fevereiro a 3 de Março de 2018 e do qual a AIDA, através da Enterprise Europe Network é Co-Organizadora. Durante este evento poderá entrar em contacto com novas perspetivas de negócio a nível internacional, assim como, realizar encontros de negócios entre as empresas participantes, sendo esta uma excelente oportunidade para encontrar parceiros de negócio. Este evento é organizado por membros da rede europeia de apoio às empresas "Enterprise Europe Network" da Comissão Europeia.

VANTAGENS DA PARTICIPAÇÃO NO B2B – R+T 2018:
- Encontros de negócios para encontrar novos clientes, fornecedores e parceiros de negócio;
- Oportunidade de criar modelos de negócio e inovar os formatos mais tradicionais;
- Troca de experiências e conhecimento com outros parceiros internacionais.

SECTORES ABRANGIDOS:
- Caixilharia, janelas, persianas e acessórios
- Toldos e sistemas de protecção solar internos
- Portas, portões, cercas e grades
- Têxteis técnicos para a construção civil
- Dispositivos de segurança

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:
- Participação gratuita - Registo até 27 de Fevereiro 2018

INSCREVA-SE AQUI

Local: Stuttgart

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

06
Mar

B2B - ECOBUILD 2018 - 6 a 8 Março

Vimos por este meio informar que vai decorrer o evento de Matchmarking internacional em Londres – durante a Ecobuild 2018 – que se realizará de 06 a 08 de Março de 2018 e do qual a AIDA, através da EEN – Enterprise Europe Network é Co-Organizador. Durante este evento vão decorrer encontros de negócios entre as empresas participantes, sendo esta uma possibilidade para encontrar parceiros de negócio.

Este evento é organizado por membros da rede europeia de apoio às empresas "Enterprise Europe Network" da Comissão Europeia. A Ecobuild, é a maior exposição do mundo para a construção sustentável e de recursos e ainda um grande evento para a Economia Circular.

VANTAGENS DA PARTICIPAÇÃO NO BROKERAGE 2018:

- Acesso directo a mercados internacionais
- Maior visibilidade entre expositores e visitantes da feira
- Acesso a uma ampla rede de parceiros internacionais
- Estabelecer acordos comerciais transfronteiriços
- Troca de experiências e conhecimento com outros parceiros internacionais

A Ecobuild 2018 abrange os seguintes sectores:

- Design sustentável
- Eco-tecnologias inovadoras e eficientes
- Novos materiais e tecnologias de construção
- Sistemas e equipamentos que utilizam energia de fontes alternativas
- Gestão de resíduos
- Energia renovável
- Bioenergia
- Reciclagem

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

- Participação gratuita e acesso gratuito à feira Ecobuild;
- Registo até 5 Março 2018;
INSCREVA-SE AQUI

Local: Londres

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

11
Mar

VISITA EMPRESARIAL DE PROSPECÇÃO À FEIRA DIFAC - DUBAI

Visando dar a conhecer as oportunidades existentes para o sector do mobiliário, acessórios e componentes, a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, encontra-se a organizar uma visita empresarial à feira DIFAC 2018 - Feira Internacional de Mobiliário, acessórios, componentes e produtos semi - acabados, a realizar de 11 a 14 de Março 2018 no Dubai. O sector de construção apresenta elevadas potencialidades para as empresas portuguesas , considerando os grandes investimentos que estão a ser feitos em virtude dos Emirados Árabes Unidos serem o anfitrião da Expo 2020.

A segunda edição do Dubai International Furniture Accessories & Components & Semi-Finished Products Show, a realizar em conjunto com o Dubai WoodShow 2018, constitui, assim, uma excelente oportunidade de negócios para as empresas nacionais face ao manancial de parcerias e novos clientes que aí poderão encontrar.

No certame serão apresentadas pelos principais players do sector, as inovadoras tecnologias de móveis, produtos e marcas, estando igualmente presentes os responsáveis pelas tomadas de decisão que procuram estabelecer novas oportunidades parcerias de negócios.

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, que se encontram abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

Consulte as condições de participação de elegibilidad e aceda à ficha de inscrição que deverão preencher, assinar e enviar, até dia 16 de Fevereiro de 2018.

NOTA: esta ação insere-se no projecto INOV_MARKETII, identificado com o nº 26.351, financiado ao abrigo do Portugal 2020.

Ficha de Inscrição

Condições de Participação

Local: Dubai

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

20
Mar

B2B - ESEF 2018 - Utrecht - Holanda - 20 a 23 Março 2018

Vimos por este meio informar que vai decorrer o evento de Matchmaking internacional que terá lugar em Utrecht – Holanda - durante a ESEF uma feira de oferta, procura, subcontração e desenvolvimento de produtos e engenharia - que se realizará de 23 a 23 de Março de 2018 e do qual a AIDA, através da Enterprise Europe Network é Co-Organizadora. Durante este evento poderá entrar em contacto com novas perspetivas de negócio a nível internacional, assim como, realizar encontros de negócios entre as empresas participantes, sendo esta uma excelente oportunidade para encontrar parceiros de negócio.

Este evento é organizado por membros da rede europeia de apoio às empresas "Enterprise Europe Network" da Comissão Europeia.

VANTAGENS DA PARTICIPAÇÃO NO B2B – ESEF 2018:
- Encontros de negócios para alicerçar ligações para colaboração internacional entre empresas;
- Oportunidade de criar modelos de negócio e inovar os formatos mais tradicionais
- Troca de experiências e conhecimento com outros parceiros internacionais

SECTORES ABRANGIDOS:
- Tecnologia e impressão 3D
- Metalurgia
- Design e Desenvolvimento do produtos
- Máquinas e acessórios para tratamento de superfícies
- Serviços de Electrónica e software
- Outros

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:
- Participação gratuita para expositores da feira – REGISTE-SE JÁ
- Para visitantes, através da Enterprise Europe Network: 100,00€
- Inscrição de 2º participante da mesma empresa: 75,00€

INSCREVA-SE AQUI

Local: Utrecht

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

21
Mar

VISITA/MISSÃO TÉCNICA À FEIRA ESEF, UTRECHT 2018 - FINANCIADA PELO PORTUGAL2020

A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, no âmbito do seu projecto INOV_MARKETII, identificado com o nº 26.351, financiado ao abrigo do Portugal 2020, encontra-se a organizar uma visita empresarial à feira ESEF 2018, a decorrer em Utrecht, Holanda e para o período de 21 a 23 de Março de 2018.
A ESEF é a maior e mais importante Feira da zona do Benelux para o sector industrial, dos serviços e no desenvolvimento de produtos e engenharia ( site: https://www.esef.nl/en).
Com uma periodicidade bianual, as empresas têm a oportunidade de estabelecer novos contatos e fazer negócios de forma muito eficiente, sendo o lugar ideal para conhecer e apresentar as últimas novidades ao nível da tecnologia e engenharia.
A ESEF desempenha um papel importante no estabelecimento de relações comerciais entre compradores e subcontratantes oferecendo a possibilidade, de num único espaço, contactar e identificar os parceiros certos, proporcionando às empresa que trabalham nos sectores, mais e maiores oportunidades de negócios.
Assim a visita a esta feira permitirá aumentar a sua rede de contactos, quer ao nível de potenciais fornecedores quer essencialmente de potenciais clientes, contactando com profissionais dispostos a oferecer soluções imediatas e avançadas visando melhorar o posicionamento dos seus produtos no mercado internacional.
As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s. Consulte as condições de participação e condições de elegibilidade bem como ficha de inscrição que deverão preencher, assinar e enviar por esta mesma via a inscrição que deverá ser efectuada, impreterivelmente, até dia 28 de Fevereiro de 2018.

Ficha de Inscrição

Condições de Participação

Local: Utrecht

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

27
Mar

MIDEST2018 – Feira Internacional de Subcontratação Industrial

A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, no âmbito do seu projecto INOV_MARKETII, financiado ao abrigo do Portugal 2020, encontra-se a organizar, através de um stand colectivo, a participação nacional no MIDEST2018 – Feira Internacional de Subcontratação Industrial, que terá lugar de 27 a 30 de Março 2018 em Paris-Nord Villepinte.

A recente aquisição do MIDEST pelo Grupo GL Events tem como objectivo colocar esta feira no top, como sendo o mais importante salão internacional e mundial especializado em sub-contratação industrial.

Paralelamente ao MIDEST, para o qual se prevê a participação de 2 700 expositores, 50 000 visitantes e 100 000m2 de exposição, realizar-se-ão 3 outros salões, nomeadamente o salão da Industrie, Smart Industries e Tolexpo.

O MIDEST, tem tido um papel decisivo no estabelecimento de relações comerciais entre compradores e subcontratantes oferecendo a possibilidade, de num único espaço, contactar e identificar os parceiros certos, proporcionando às empresa que trabalham nos sectores, mais e maiores oportunidades de negócios (entre no link do MIDEST e veja os sectores mais representativos ao nível da sub-contratação: http://www.midest.com/en/).

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, que se encontram abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

Devido à elevada procura, as inscrições, cuja ficha se encontra abaixo, serão rececionadas por ordem de chegada e serão confirmadas após o pagamento respeitante à Vossa participação.

Os interessados deverão inscrever-se preferencialmente até ao dia 18 de Dezembro de 2017, de modo a que possamos negociar o melhor espaço para o stand, as viagens e alojamento.

Ficha de Inscrição

Condições de Participação

Local: Paris

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

27
Mar

VISITA EMPRESARIAL DE PROSPECÇÃO À FEIRA MIDEST 2018, PARIS. FRANÇA - 27 a 29 Março 2018

Com o objectivo de proporcionar às empresas uma visita de prospecção ao mercado francês aquando da Feira MIDEST2018, a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, no âmbito do seu projecto INOV_MARKETII, identificado com o nº 26.351, financiado ao abrigo do Portugal 2020, encontra-se a organizar uma visita empresarial à feira MIDEST 2018 - Feira Internacional de Subcontratação Industrial, que terá lugar de 27 a 29 de Março 2018 em Paris-Nord Villepinte.

Paralelamente ao MIDEST, mais importante salão internacional e mundial especializado em sub-contratação industrial e para o qual se prevê a participação de 2 700 expositores, 50 000 visitantes e 100 000m2 de exposição, realizar-se-ão 3 outros salões, nomeadamente o salão da Industrie, Smart Industries e Tolexpo.

A visita a esta feira, constitui um espaço privilegiado para contactar e identificar a concorrência, reunir e contactar com potenciais novos clientes, proporcionando às empresa que trabalham nos sectores, mais e maiores oportunidades de negócios (entre no link do MIDEST e veja os sectores mais representativos ao nível da sub-contratação: http://www.midest.com/en/).

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, que se encontram abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

Devido à elevada procura, as inscrições, cuja ficha se encontra abaixo, serão rececionadas por ordem de chegada e serão confirmadas após o pagamento respeitante à Vossa participação. Consulte aqui as condições de participação e condições de elegibilidade bem como ficha de inscrição que deverão preencher, assinar e enviar por esta mesma via até dia 16 de Fevereiro de 2018.

Local: Paris

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

02
Apr

VISITA EMPRESARIAL DE PROSPECÇÃO À FEIRA FIDAE - International Air & Space Fair 2018, SANTIAGO DO CHILE

A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, encontra-se a organizar uma visita empresarial à feira FIDAE 2018 - International Air & Space Fair, a realizar de 2 a 6 de Abril 2018 em Santiago do Chile, Chile.

A FIDAE é a principal plataforma de negócios da América Latina para as empresas que se enquadram no sectores aeroespacial, defesa e segurança, constituindo-se como uma excelente oportunidade para as PME fornecedoras desta tipologia de produtos, componentes, serviços, equipamentos e tecnologias.

Uma das principais características desta 20ª edição, na qual estarão presentes empresas e representantes dos cinco continentes, é a oportunidade para participarem nas reuniões B2B, iniciativa apoiada pela Comissão Europeia. Paralelamente, decorrerão um conjunto de conferências sobre as temáticas relacionadas com os sectores representados o que constitui uma mais valia informativa para as PME nacionais que integrarem esta ação. (enviamos abaixo a lista de expositores e delegações já confirmadas).

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, que se encontram abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

NOTA: esta ação insere-se no projecto INOV_MARKETII, identificado com o nº 26.351, financiado ao abrigo do Portugal 2020

Ficha de Inscrição

Condições de Participação


Lista de expositores e entidade confirmadas

Local: Santiago do chile

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

17
Apr

VISITA EMPRESARIAL DE PROSPECÇÃO À FEIRA WIRE - DUSSELDORF - 17 a 19 de Abril 2018

Visando dar a conhecer as oportunidades existentes para o sector da Fabricação e tratamento de tubos, fios, máquinas, técnica de regulação e comando, a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, encontra-se a organizar uma missão empresarial à feira WIRE TUBE Dusseldorf 2018 a realizar de 17 a 19 de Abril 2018 em Dusseldorf.

A feira Wire and Tube, é a feira internacional mais importante para todos os que trabalham, produzem ou utilizam tubos e fios, onde se poderão encontrar as novas tendências, tecnologias e inovações que trazem melhorias e desenvolvimento para o sector, com exposição de produtos e serviços relacionados com máquinas de arame, cabos e fibra óptica, produção e comercialização e tecnologias de fabricação e transformação.

Sendo estes sectores representativos do distrito de Aveiro e com o objectivo de alargar a presença nacional e incentivar à participação futura nesta feira, considerou-se importante promover a realização de uma missão de prospecção onde as empresas portuguesas têm a oportunidade de conhecer a concorrência, encontrar novos clientes e identificar oportunidades para os seus produtos As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, que se encontram abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

Consulte as condições de participação de elegibilidade e aceda à ficha de inscrição, devendo esta ser assinada e enviada até ao próximo dia 28 de Fevereiro de 2018.

NOTA: esta ação insere-se no projecto INOV_MARKETII, identificado com o nº 26.351, financiado ao abrigo do Portugal 2020.

Ficha de Inscrição

Condições de Participação

Local: Dusseldorf

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

21
Apr

FEIRA HANNOVER MESSE, ALEMANHA - 21 a 28 de ABRIL 2018

A AIDA encontra-se a organizar, através de um stand colectivo, a participação nacional na Feira Hannover Messe – Feira Tecnológica e Industrial, a realizar no período de 21 a 28 de Abril de 2018, em Hannover, Alemanha (entre no link da feira para mais informações: http://www.hannovermesse.de/en/).

A HANNOVER MESSE é o maior Evento Tecnológico e Industrial a nível mundial, tendo em 2018 como principais temas a Industria 4.0; a Energia Integrada; os Cobots; a Manutenção Preditiva; a Smart Supply e a Construção Sustentável.

Em 2018 a Hannover Messe irá apresentar uma nova feira, a IAMD – Integrated Automation, Motion & Drives, resultante da junção das feiras “Industrial Automation” com a “MDA (Motion Drive Automation)” que passará a ser uma feira anual. Em paralelo continuarão a realizar-se quatro feiras (Energy; Digital Factory; Industrial Supply e Research&Technlogy).

Uma outra novidade para 2018 será a integração da Feira de Intralogistica e Supply Chain Managment - CEMAT que decorrerá em paralelo à Hannover Messe e que terá uma periodicidade bienal, com representantes de 70 países, com cerca de 6.500 empresas expositoras e uma previsão de mais de 220.000 visitantes.

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, que se encontram abaixo, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s.

Os interessados deverão inscrever-se preferencialmente até ao dia 27 de Fevereiro de 2018, de modo a que possamos negociar o melhor espaço para o stand, as viagens e alojamento. Para aceder às condições de participação e elegibilidade entre AQUI

Para aceder à Ficha de Inscrição entre AQUI

NOTA: Esta acção é financiada no abrigo do projecto INOV_MARKETII, financiado ao abrigo do Portugal 2020

Ficha de Inscrição

Condições de Participação

Local: Hannover

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.