Projectos - Export PME

Coofinanciado por:

 

Identificação e Enquadramento do Projeto

Projeto nº:  38071 POCI

Código da Operação: POCI-02-0752-FEDER-038071

Aviso: 28/SI/2017

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Projetos Conjunto Internacionalização – FEDER

Designação do Projeto: Projeto EXPORT PME

Investimento Total: 631 122,12 euros

Apoio financeiro da União Europeia (FEDER): 348 694,97 euros

Apoio financeiro público Nacional: 0,00 euros

Localização do Projeto: Norte e Centro

Data inicio: 2019-01-01

Data Conclusão: 2020-12-31

Síntese do Projeto:

Descrição:

O EXPORT PME, projecto conjunto à internacionalização, apresentado ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), com o objetivo Temático (OT3): reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas, foi aprovado ao abrigo do Aviso para Apresentação de Candidaturas n.º 28/SI/2017, de 27 de novembro e apoiado pelo FEDER no âmbito do Portugal 2020.

 

Objetivos:

Tem como objetivo prioritário reforçar a competitividade das PME para a internacionalização e inovação, potenciando a abertura de novos canais de exportação pela via da diversificação de mercados e alargamento da base exportadora das PME, através da realização de ações estratégicas, nomeadamente:  que permitam o conhecimento e prospeção de novos mercados externos (Áustria, Noruega, Japão e Holanda);  missões técnicas empresariais de prospeção; missões de importadores; ações de promoção e marketing internacional.

Outro dos objetivos vem no sentido de continuar com as sinergias associativas e empresariais que têm vindo a ser desenvolvidas com outras associações AIMMAP e ANEME) no âmbito de projetos anteriores, por forma a gerar mais-valias e aumentar a participação das empresas em feiras internacionais e assim potenciar uma maior competitividade das PME na abordagem aos mercados.

 

Relativamente às actividades a desenvolver centram-se em 6 áreas de actuação, nomeadamente:

  1. Realizar workshops sobre diversas temáticas, designadamente a importância da comunicação intercultural e dos modelos de negociação e especificidades do protocolo empresarial, nos mercados da Alemanha, Polónia, França e Japão; como maximizar a participação em feiras internacionais e como fazer Elevator Pitch nos mercados dos EUA e Japão.
  2. Efectuar visitas de prospecção a novos mercados (Áustria, Japão e Noruega), com o objectivo de conhecer, reunir e identificar entidades oficiais, associações empresariais e outros agentes económicos facilitadores de futuros contatos a efetuar pelas PME portuguesas.
  3. Promover a participação das empresas em feiras internacionais através de um satnd colectivo e em parceria com outras associações, em particular nas feiras de Hannover Messe, METALMADRID, ESEF, Subcontratación, BATIMAT e MIDEST.
  4. Promover as Missões Empresarias de Prospecção a feiras internacionais as quais nalguns casos irão coincidir com a participação nas feiras da Alemanha, Holanda, Espanha e França. Estão ainda previstas as visitas aos mercados do Dubai (feira Arab Health) e ao Japão (METAL JAPAN).
  5. Promover a vinda de importadores ao Distrito de Aveiro provenientes de França e EUA, com o objectivo de reforçar e consolidar entrada das empresas e dos produtos da região nesses mercados.
  6. Criar uma APP disponível em tablet’s e smartphones nas plataformas iOS e Android, para promoção das ações, e das empresas e sectores de atividade.

Para mais informação poderão os interessados entrar em contacto com os serviços técnicos da AIDA, através do telef: 234 302 493 ou c.vieira@aida.pt (Carla Vieira)