Projectos - ADE Aveiro Digital Export


Projeto: 46010

Designação do Projeto: ADE - Aveiro Digital Export

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Objetivo principal: Capacitar as PME para a exportação através da utilização de canais digitais.

Região de intervenção: NUTS II, Centro e Norte

Entidade beneficiária: AIDA CCI

Data de aprovação: 2020-04-20

Data de inicio: 2020-01-01

Data de conclusão: 2021-12-31

Custo Total Elegível: 745.783,45

Apoio financeiro da União Europeia:  Apoio FEDER não reembolsável no montante de 633.915,93 Euros


SÍNTESE DO PROJECTO

OBJETIVOS

- Capacitar, promover e incentivar as PME para a utilização de canais/plataformas digitais que potenciem o aumento das exportações

- Fomentar a valorização e transferência de conhecimento em matéria de internacionalização, a qualificação/capacitação dos recursos humanos apostando no desenvolvimento de novas e diversas áreas de competências tanto para as empresas como para o capital humano

- Apostar na promoção internacional integrada da oferta de marcas de excelência/produtos, bens e serviços do Distrito de Aveiro

 

ATIVIDADES:

Atividade 1_ PROSPECÇÃO, CONHECIMENTO E ACESSO A NOVOS MERCADOS

Ação 1.1 - Survey Aveiro Digital Export

Ação 1.2 - Estudo de melhores práticas de exportação em canais digitais

Ação1. 3 - Guia para a exportação digital

Ação 1.4 - Digital World Book

Ação 1.5 - Guia de apoio ao investidor internacional

Ação 1.6 - Visitas de Prospeção aos mercados da Coreia do Sul, Japão, Canadá, Turquia e Singapura

 

Atividade 2_ PROCESSOS COLABORATIVOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO, PARTILHA DE CONHECIMENTO E CAPACITAÇÃO

Ação 2.1 - Portal AIDA CCI

Ação 2.2 - Manual de utilizador -Portal AIDA CCI

Ação 2.3 - Aveiro Digital Export White Papers

Ação 2.4 - Plataforma de gestão das PME

Ação 2.5 - Digital Labs

Ação 2.6 - Survey Aveiro Digital Export de impacto

Ação 2.7 - Sessão de capacitação sobre os mercados alvo

Ação 2.8- Relatório final Aveiro Digital Export

Ação 2.9 - Evento final Aveiro Digital Export

 

Atividade 3 _ PROMOÇÃO INTERNACIONAL INTEGRADA DA OFERTA DE BENS E SERVIÇOS DO DISTRITO DE AVEIRO

Ação 3.1 - Elaboração do plano de comunicação do projeto.

Ação 3.2 - Elaboração do estudo estratégico da marca Aveiro Digital Export

Ação 3.3 - Manual de Marca do projeto

Açâo 3.4 - Execução de Assessoria de Imprensa

Ação 3.5 - Desenvolvimento de media buying

Ação 3.6 - Gestão de redes sociais

Ação 3.7 - Produção de material promocional e dos diferentes suportes de comunicação

Ação 3.8 - Desenvolvimento de reportagens fotográficas

Ação 3.9 - Participação institucional em feiras Internacionais nos mercados alvo

 

Atividade 4 _ GESTÃO E MONITORIZAÇÃO

Ação 4.1 - ROC

Ação 4.2 - Equipamento de Apoio ao projeto

 

RESULTADOS ESPERADOS

- Novos acordos de parceria/colaboração firmados face ao número de presenças institucionais por mercado externo: 80 %

- PME que consideraram útil a informação, metodologias ou ferramentas disponibilizadas no âmbito do projeto face ao total das PME que beneficiaram das ações e resultados: 50 %

- Notícias/artigos gerados pela imprensa dos mercados alvo de promoção internacional integrada da oferta nacional de bens e serviços com referência às mensagens chave da campanha face ao total de notícias/artigos gerados pela imprensa desses mercados alvo: 50%.