Projectos - Qualify

Projeto: 16194

Designação do Projeto: Qualify SME

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Objetivo principalReforçar a capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de processos, bens e serviços diferenciados, por via da qualificação e informação, de modo a que atuem de forma sustentável, afirmando-se dinâmica e competitivamente nos mercados.

Região de intervenção: NUTS II, Centro e Norte

Entidade beneficiária: AIDA

Data de inicio: 2016-01-01

Data de conclusão: 2017-12-31

Custo Total Elegível671 227,38 euros

Apoio financeiro da União Europeia:  570 543,27 euros são provenientes da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento


SÍNTESE DO PROJECTO

A AIDA dinamizou o projeto Qualify de 1 de Janeiro 2016 a 31 de Dezembro de 2017, cujo principal propósito foi reforçar a capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de processos, bens e serviços diferenciados, por via da qualificação e informação, de modo a que atuem de forma sustentável, afirmando-se dinâmica e competitivamente nos mercados.

Nesse sentido e considerando as disparidades regionais existentes relativamente ao acesso à informação, qualificação e capacitação foram realizadas ações nos diferentes concelhos do distrito de Aveiro, nomeadamente em V. Cambra, S. M. Feira, Oliveira de Azeméis, S. J.Madeira, Águeda.

No total foram realizados 22 eventos que contaram com aproximadamente 1 000 participantes.

De referir que 50% das PME consideraram útil a informação, metodologias ou ferramentas disponibilizadas no âmbito do projeto face ao total das PME que beneficiaram das ações e resultados.

 

OBJETIVOS

  • Incrementar, ainda que indiretamente, as competências empresariais
  • Criar, desenvolver e melhorar um conjunto de instrumentos de suporte à atividade económica das PME, devidamente direcionados para as suas necessidades específicas
  • Facilitar o acesso a informação relevante nos domínios da competitividade
  • Fomentar as competências e a capacidade empresarial, disponibilizando todo um conjunto de “Ferramentas” informativas que permitam às empresas, de uma forma sistematizada organizada e estruturada, melhor abordar os mercados (inter)nacionais
  • Aumentar a visibilidade e a informação relativa a bens e serviços produzidos em Portugal
  • Estimular processos de consolidação e transmissão empresarial
  • Reduzir assimetrias de informação ao nível empresarial, facilitar escolhas estratégicas e estimular o diagnóstico precoce
  • Garantir o acesso à informação e à representação das PME com vista à melhoria da competitividade empresarial, fomentando ações de informação, de inovação, de empreendedorismo, de cooperação, de desenvolvimento tecnológico e de qualificação dos recursos humanos que concorram para o aumento da competitividade
  • Reestruturar práticas e métodos com procedimentos e ferramentas suportadas em reflexão das “Melhores Praticas Disponíveis” e adequados ao tecido empresarial nacional
  • Implementar novas e inovadoras abordagens em gestão do risco, do conhecimento e contexto organizacional
  • Desmaterializar os processos de gestão da qualidade
  • Partilhar boas práticas e resultados.

No âmbito do projeto foram implementadas as seguintes atividades:

AÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PARA OS FATORES CRÍTICOS DE COMPETITIVIDADE, EM PARTICULAR NO DOMÍNIO DA INOVAÇÃO:

1 - Sustentabilidade Empresarial – Inovar para Competir

Relatório síntese da 1ª Sessão Informativa “Sustentabilidade Empresarial” | V. Cambra | 17 Fevereiro 2017

Relatório síntese da 2ª Sessão Informativa “Sustentabilidade e Consumo” | Aveiro | 15 Março 2017

Relatório síntese da 3ª Sessão Informativa “Eco-Inovação Uma abordagem diferenciadora”| Águeda | 12 Abril 2017

Relatório Síntese da 4ª Sessão informativa “Eco-Design – Criatividade Sustentável nas Empresas | S.J.M. | 7 Junho 2017

Caderno Síntese Sessões Informativas

- Seminário Dinamização das Compras nas empresas do Distrito de Aveiro

Galeria de fotos

 

2 - Especialistas em Ação para uma Gestão Sustentável 

Guia Metodológico para a Sustentabilidade Empresarial.

Galeria de fotos

 

3- Espaço Digital de Conhecimento para a Sustentabilidade - Roadmap de entidades

 

4 - Congresso Internacional de Negócios

http://congressointernacionalnegocios.aida.pt/

 

5 - Acções de Networking

Atendendo à importância de serem proporcionados momentos de networking abordando temas do interesse das empresas, a AIDA realizou 6 eventos entre almoços de networking e jantares debate, que contaram com um total de 415 participantes.

O primeiro almoço-debate foi com empresários da região de Aveiro e o Ministro da Economia e teve como propósito incentivar as empresas a apostarem em processos de internacionalização sustentáveis, em metodologias ao nível da inovação empresarial, fomentar momentos de networking entre os empresários visando incrementar as praticas de cooperação e coopetição acrescida da troca de experiências e know-how entre os participantes.

Em parceria com o município de Ovar, a AIDA realizou-se posteriormente nos Paços do Concelho uma Manhã com Networking “Sustentabilidade Energética”, tendo como oradores Paulo Calau, Diretor Auditoria Indústria da ADENE, João Martins da Unidade Orgânica de Apoio a Sistemas de Incentivo às empresas Centro 2020, Jorge Leal, Subdiretor Dep. Serviços de energia B2B da EDP COMERCIAL e Nuno Brito, Diretor de relações institucionais da EDP COMERCIAL.

Posteriormente realizou-se o jantar-debate “Implicações do Acordo de Paris e as PME portuguesas”, tendo como oradores o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e o Catedrático da Universidade de Aveiro, Carlos Borrego.

Foi igualmente realizado um almoço networking para fomentar a competitividade entre empresários, tendo tido a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira.

Na sequência dos incêndios verificados na Região de Aveiro e tendo sido aprovado um Programa de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas, com a finalidade de promover o rápido apoio ao restabelecimento das condições de produção das empresas diretamente afetadas, a AIDA realizou o jantar-debate "Apoios à reconstrução e reestruturação das PME", que teve como oradores a Presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa e o Presidente do IAPMEI, Jorge Marques dos Santos.

Em Dezembro de 2017 foi também realizado o jantar-debate "Inovação e Performance Competitiva das Empresas", que teve como oradores o Presidente da Comissão Directiva do COMPETE 2020, Jaime Andrez e o responsável pela área de inovação da Deloitte Portugal, João Messias Gomes.

Galeria de fotos


PROMOÇÃO DE PRÁTICAS DE COOPERAÇÃO E COOPETIÇÃO ENTRE PME:

6 e 7 - Desenvolvimento de plataforma de software em open source, New Generation Open Quality

Considerando que as empresas terão até 2018 para procederem à transição dos seus sistemas de gestão da qualidade para o novo referencial (ISO 9001:2015) a AIDA disponibiliza uma plataforma na cloud, em regime de SaaS (Software as a Service), que possibilita a uma qualquer organização, quer a desmaterialização dos processos de gestão da qualidade, quer a satisfação dos novos requisitos dos Sistemas de Gestão da Qualidade, de uma forma pioneira e inovadora.

Plataforma @SGQ New Generation Open Quality

Experimente de forma totalmente gratuita, devendo para o efeito solicitar a password de acesso à versão de demonstração ao seguinte email: p.santos@aida.pt 

Esta password é confidencial, destinando-se ao uso exclusivo do destinatário/ utilizador que a solicita. Pode usar livremente a versão de demonstração e todas as funcionalidades da plataforma podem ser examinadas, sendo que algumas poderão estar desativadas ou limitadas.

Considerando que é uma versão de demonstração não é garantida a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados inseridos ou modificados pelos utilizadores.

8 - Meetings de Cooperação e Coopetição entre PME (Open Days)

No decuro de 2017 foram realizados 6 OPEN DAYS, que contaram com um total de 97 participantes que avaliaram esta tipologia de evento como excelentes pois permitem o fomentar de sinergias entre as PME e as grandes empresas, potenciando as parcerias entre as mesmas e simultaneamente incentivando e apoiando as PME a entrar nos mercados externos onde as grandes empresas já estão a trabalhar.

Empresas visitadas: SAKTHI PORTUGAL SP21, em Águeda, SIMOLDES, em Oliv. Azeméis, FEPSA - Feltros Portugueses S.A., em S. J. Madeira, Toyota Caetano Portugal S.A., em Ovar, Bosch Termotecnologia S.A. e OLI - Sistemas Sanitários S.A., em Aveiro.

 Galeria de fotos


PROMOÇÃO DE INICIATIVAS QUE POTENCIEM A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÃO ECONÓMICA

9 - Plataforma de Informação e Observatório Económico do Distrito de Aveiro

- Estudo do Ecosistema exportador e importador do Distrito de Aveiro

 

10 - Guia de Apoio ao Investidor no Distrito de Aveiro

 

11 - Manual de Negócios e Cultura em Cuba

Manual de Negócios e Cultura no Perú

Manual de Negócios e Cultura no Senegal

 

12 - Manual de Orientação para uma Gestão Sustentável

 

13 – Identificação gráfica do projeto

Para além da imagem gráfica para o projeto foram, também, produzidos Suplementos informativos publicados na imprensa regional e nacional.

14 e 15 – Revista Informativa INFOAIDA e Newsletters Informativas

As diversas edições poderão ser consultadas no menu Publicações.

 

16– Seminário de Disseminação

Galeria de fotos

 

17 – Gestão e Monitorização

 

Para mais informações contacte o GCI da AIDA, Celeste Claro c.claro@aida.pt  Tel: 234 302 497