Serviços - aida cci câmara de comércio e indústria

AIDA reconhecida a 5 de Dezembro de 2018 como Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

Com o reconhecimento do estatuto de Câmara de Comércio e Indústria, a AIDA alarga o seu leque de valências relacionadas com o processo de internacionalização das empresas. Efectivamente, entre as atribuições de uma câmara de comércio e indústria encontra-se a de prestar serviços no âmbito do comércio externo e na promoção das exportações, designadamente emissão de certificados de origem, certificados de venda livre, carnet ata e vistos.

A partir de agora a AIDA está apta a colmatar a lacuna que existia no Distrito de Aveiro e que obrigava as empresas do Distrito a gastar desnecessariamente tempo e recursos para aceder aos mesmos, o que constituirá uma inegável mais valia para as mesmas.

Acresce a possibilidade de efetuar reconhecimentos com menções especiais, por semelhança, nos termos previstos no Código do Notariado, bem como certificar, ou fazer e certificar, traduções de documentos.

Os serviços começarão a ser prestados em 2019 em condições a divulgar oportunamente, beneficiando as empresas associadas de condições preferenciais no acesso aos mesmos.

 

EMISSÃO DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO:

  • Certificados de Origem

O Certificado de Origem é um documento utilizado em relações de comércio internacional. Permite aos exportadores atestar a origem dos seus produtos, sendo este também utilizado pelo importador com o mesmo objectivo.

  • Certificados de Venda Livre

Permite a livre comercialização das mercadorias, certificando que o produto não está sujeito a qualquer restrição comercial ou de qualidade no país de origem (por exemplo: patentes, exclusividade na distribuição, Fitossanitário).

  • Carnet ATA

O Carnet ATA é um documento alfandegário internacional que permite a entrada temporária de mercadorias em mais de 110 países/regiões, com o limite de 1 ano, sem pagamentos aduaneiros.

As iniciais “ATA” provêm das palavras francesas e inglesas “Admission Temporaire/Temporary Admission”.

O Carnet ATA opera sob convenções alfandegárias internacionais administradas pela WCO - Organização Mundial das Alfândegas.

O sistema é dirigido por um Conselho Mundial de Carnets ATA em cooperação com a WCO. O Conselho estabeleceu grupos de trabalho regionais para promover o Carnet ATA em países de África, Ásia e Pacífico, América Latina, Europa de Leste e Médio Oriente.

Este documento cobre amostras comerciais, material profissional e mercadorias para expor em feiras comerciais, espectáculos, exibições ou similares

  • Vistos

Certificação de documentos de suporte à exportação de mercadorias.

 

OUTROS SERVIÇOS

  • Reconhecimentos com menções especiais, por semelhança
  • Tradução de Documentos
  • Certificação de Traduções
  • Venda de Livros de Reclamações
  • Autentificação de Fotocópias