EEN - Rede em Portugal

Em Portugal, a atividade é assegurada pelo consórcio EEN-Portugal, coordenado pelo IAPMEI e que envolve uma rede alargada de parceiros regionais, da qual fazem parte a ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, a AEP – Associação Empresarial Portuguesa, a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, a AIMINHO – Associação Empresarial, a AIP – Associação Industrial Portuguesa, a ANI – Agência Nacional de Inovação, a CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, o CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, o INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, e o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.

Para assegurar uma maior eficácia em termos de atuação de proximidade às empresas nacionais, o novo consórcio viu reforçada a rede de parceiros no terreno, permitindo uma cobertura alargada a todas as regiões do continente e ilhas.

A Enterprise Europe Network constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Surgiu como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio, de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados, e dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.

Serviços disponíveis
Através da rede, os empresários podem aceder facilmente a um conjunto de serviços, que apoiam na valorização das suas estratégias de inovação e investimento no mercado europeu e fora dele. Assim encontram-se disponíveis na rede os serviços seguintes:

      • Informação e aconselhamento
        Acesso simplificado a informação diversa sobre regulamentação comunitária, novas medidas de política com implicação na actividade empresarial, projectos e programas de financiamento na UE dirigidos às PME.
      • Apoio na internacionalização dos negócios
        Facilitação na procura de contactos comerciais fora do país, para empresas que pretendam alargar a sua actividade, tanto a nível europeu como internacional.
      • Apoio à inovação e parcerias tecnológicas
        Ajuda às PME no acesso a programas comunitários de apoio à inovação e a parcerias estratégicas, que valorizem a industrialização de resultados de investigação e desenvolvimento obtidos nos diversos países.
      • Incentivo à cooperação na Europa
        Difusão de oportunidades de negócio e ajuda no encontro de potenciais parcerias comerciais, de produção, para transferência de tecnologia ou outras, que incentivem a cooperação e a actividade empresarial internacional.
      • Divulgação de oportunidades de negócio para as empresas portuguesas
        Através de Newsletters e da informação que está on-line no portal www.enterpriseeuropenetwork.pt. Para manifestar o seu interesse por uma Oportunidade de Negócio deve preencher o formulário Expression of Interest, em língua Inglesa e enviá-lo para um dos pontos de contacto da Rede. Essa informação será transmitida ao parceiro, responsável pela inserção dessa oportunidade na rede, sendo enviadas as coordenadas da empresa estrangeira e/ou informação sobre o interesse, ou não, desta em estabelecer contacto.
      • Inserção na rede das oportunidades de negócio das empresas portuguesas
        Para tal, a empresa interessada deve preencher o formulário próprio, POD Business Offer ou POD Business Request, POD Research and Development Request, POD Technology Request ou POD Technology Offer, consoante se tratar de uma oferta ou de uma procura. Deve preencher em língua inglesa focando a informação relevante e detalhando o melhor possível, incluindo dados associados, se aplicável. Quanto mais esclarecedora e apelativa for a informação maior será a probabilidade de sucesso.
      • Registo da empresa no portal da rede
        Ficando, após a confirmação desse registo, apto a receber as Newsletter de Concursos Públicos e de Oportunidades de Negócio. O registo no portal nacional da Network permite ainda aceder a informação potencialmente interessante para a sua empresa, não deixe de aceder ao nosso portal em www.enterpriseeuropenetwork.pt (portal nacional) e een.ec.europa.eu (portal internacional).

Vantagens para as Empresas
Com esta nova rede as empresas dispõem de:

      • Acesso simplificado a informação europeia, através de um único ponto de contacto;
      • Maior facilidade no aproveitamento de oportunidades de negócio no mercado interno europeu;
      • Apoio na identificação de parceiros estratégicos para a inovação, desenvolvimento e internacionalização dos negócios;
      • Aconselhamento na participação em programas financiados pela União Europeia, de apoio à I&DT ou ao empreendedorismo qualificado;
      • Comunicação directa com a Comissão Europeia, através de um serviço de Feedback, que dá às empresas a possibilidade de participarem activamente na formação das políticas europeias a seu favor.


Enterprise Europe Network – Rede PORTUGAL INNOVA NET