

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção
- Deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemia
- Funções e competências planeamento, organização, execução, avaliação
- Cooperação interna e externa diferentes atores e equipas
- Medidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável)
- Comunicação e Informação (diversos canais) participação dos trabalhadores e seus representantes
- Auditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores)
- Recolha de dados, reporte e melhoria contínua
Plano de Contingência
- Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais
- Articulação com diferentes estruturas do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes
- Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões
- Responsabilidade e aprovação do Plano
- Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais)
- Política, planeamento e organização
- Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as)
- Avaliação de riscos
- Controlo de riscos medidas de prevenção e proteção
. Higiene, ventilação e limpeza do local de trabalho
. Higiene das mãos e etiqueta respiratória no local de trabalho ou outra, em função da tipologia da doença e via(s) de transmissão
. Viagens de caráter profissional, utilização de veículos da empresa, deslocações de/e para o trabalho
. Realização de reuniões de trabalho, visitas e outros eventos
. Deteção de temperatura corporal e auto monitorização dos sintomas
. Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) utilização, conservação, higienização e descarte
. Distanciamento físico entre pessoas, reorganização dos locais e horários de trabalho
. Formação e informação
. Trabalho presencial e teletrabalho
- Proteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco adequação da vigilância
Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria
Manual de Reabertura das atividades económicas
- Diretrizes organizacionais modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação
- Indicações operacionais precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalho
- Gestão de riscos profissionais fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicos
- Condições de proteção e segurança para os consumidores/clientes
- Qualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminação
- Qualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviços
- Sensibilização e promoção da saúde capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SST
- Transformação digital novas formas de trabalho e de consumo
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho
Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal
Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação
Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-02-01
Data de Fim: 2021-02-24
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Relacionamento interpessoal
- Principais interlocutores:
. Internos
*Marketing
* Vendas
* Produção
* Finanças
* Investigação & Desenvolvimento
. Externos
* Clientes
* Fornecedores
* Transportadores
- Factores pessoais
. Auto estima e afiliação
. Motivação
. Realização pessoal e profissional
- Factores organizacionais
. Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
. Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos
. Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor
- Factores relacionais
. Rigor / objectividade
. Eficácia e assertividade
. Empatia e disponibilidade
. Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar
. Recolher contributos das entidades envolvidas
. Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade
Comunicação escrita e oral
- Conteúdos e língua
- Linguagem corporal
- Estilos de linguagem
- Ajustar a linguagem ao objetivo da informação
- Clara seleção e identificação dos destinatários
- Escolha do formato a utilizar
- Formas de arquivo
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade
Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-02-02
Data de Fim: 2021-02-25
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Múltiplas folhas de cálculo
- Múltiplas folhas
- Reunião de folhas de cálculo
- Ligação entre folhas
Resumo de dados
- Inserção de subtotais
- Destaques
- Relatórios
Análise de dados
- Análise de dados em tabelas e listas
. Criação, ordenação e filtragem de dados
. Formulários
- Criação e formatação de uma tabela dinâmica
- Utilização de totais e subtotais
- Fórmulas em tabelas dinâmicas
- Elaboração de gráficos
Macros
- Macros pré-definidas
- Macros de personalização das barras de ferramentas
- Criação e gravação de uma macro
- Atribuição de uma macro a um botão
- Execução de uma macro
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Executar ligações entre múltiplas folhas de cálculo.
Efetuar a análise de dados.
Automatizar ações através da utilização de macros.
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-02-02
Data de Fim: 2021-02-25
Descrição: 10526 - Literacia digital
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Utilização do computador
- Barra de tarefas
- Noção de ícone
- Menu Iniciar
- Programas
- Pastas e ficheiros
Navegação digital
- Browser
- Pesquisa e filtro de informação
- Análise de informação filtrada
- Armazenagem e recuperação da informação
Plataformas digitais
- Gestão da identidade digital em diversas plataformas (ex: e-mail, passaporte qualifica, etc.)
- Interação através de plataformas digitais
- Partilha de informação e conteúdo
- Colaboração através de tecnologias digitais
Segurança e privacidade
- Proteção dos dados pessoais
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Operar com o computador.
Navegar na internet.
Gerir uma caixa de correio eletrónica.
Interagir através de plataformas.
Proteger a identidade, privacidade e os dados pessoais em ambientes digitais.
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-02-04
Data de Fim: 2021-03-02
Descrição: UFCD 0530 - Aplicação informática - gestão de projetos
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Inserir actividades
Determinar a sequência das actividades
Inserir recursos
Afectar recursos a actividades
Utilizar a técnica PERT e CPM
Verificar o custo e o prazo do projeto
Controlar custos e prazos
Utilizar a técnica de controlo da performance do projeto - EVM
Inserir fórmulas e indicadores gráficos
Personalizar o documento
Gerar e criar relatórios
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Utilizar aplicações informáticas de gestão de projetos
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-02-09
Data de Fim: 2021-03-30
Descrição: 9226 - Gestão de informação do cliente (CRM)
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
CRM Consumer relationship manegement
- Marketing relacional e o CRM
- Tecnologias associadas ao CRM
Gestão de informação /relacionamento com o cliente
- Tecnologias de comunicação para o cliente
- Tecnologia para conhecer as características e hábitos do cliente
- Tecnologia para criar uma relação com o cliente
Estratégias de CRM
- Implementação
- Gestão de parcerias
Estratégias de PRM - Partener relationship manegement
- Implementação
- Gestão da relação comercial com outras empresas (parceiros, fornecedores)
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Gerir a informação do cliente e dos parceiros de negócio visando rentabilizar o negócio.
Aplicar o CRM e PRM no sentido de medir relações negociais e comercias.
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-02-09
Data de Fim: 2021-03-04
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
A Norma ISO 19011
- Princípios gerais das Auditorias
- Critérios de Auditorias da Qualidade - NP EN ISO 9001
- Gestão de um programa de Auditorias
- Objectivos e extensão do programa de Auditoria
- Responsabilidades, recursos e procedimentos
- Implementação do programa de auditoria
- Registos do programa de Auditoria
- Monitorização e Revisão do Programa de Auditorias
- Atividades de uma Auditoria
- Inicio da auditoria
- Análise da documentação
- Preparação das atividades no local (auditado)
- As atividades da auditoria no local
- Relato das conclusões da auditoria
- Encerramento da auditoria
- Seguimento dos resultados da auditoria
- Competência e Avaliação de Auditores
- Estudo de Casos
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Aplicar os princípios de auditorias, através simulação de auditorias, demonstrando um claro domínio do referencial ISO 19011
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-02-09
Data de Fim: 2021-03-04
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Gestão do tempo
- Auto-avaliação na gestão do tempo
. Tempo como recurso
. Leis e princípios de gestão de tempo
. Identificação de características pessoais
. Análise de desperdiçadores de tempo
- Planeamento na gestão do tempo
. Determinar metas e objectivos
. Elaboração de planos detalhados, diários e semanais
. Utilização de check-lists
. Definição e gestão de prioridades
- Técnicas de gestão do tempo
. Organização do dia de trabalho
. Agrupamento de tarefas
. Controlo das interrupções e dos telefonemas
. Utilização da agenda como recurso estratégico
. Optimização das novas tecnologias
Organização do trabalho
- Trabalho em equipa
. Organização e condução de reuniões
. Produção de resultados através de reuniões
. Delegação de tarefas à equipa de apoio comercial
- Plano de ação pessoal
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Aplicar técnicas de gestão do tempo no âmbito da atividade profissional.
Aplicar os princípios de organização do trabalho em equipa e elaborar um plano de ação pessoal
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-02-15
Data de Fim: 2021-03-08
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
A comunicação
- Esquema explicativo e suas implicações nas relações interpessoais
Ética e deontologia
Teorias explicativas do processo de comunicação
- Hipodérmica - Lasswell, Shannon Weaver
- Persuasão e efeitos limitados
- Agenda setting
- Gatekeeping
- Newsmaking (Wolf)
- Culturalista e Escola de Frankfurt
Legislação aplicável
- Panorâmica geral dos direitos de autor e direitos conexos, de imagem
- Importância da declaração de cedência de direitos
Cuidados a ter com a captação de imagens e declarações de terceiros e perspetiva da sua utilização contextualizada
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Reconhecer as principais teorias e modelos inerentes ao processo comunicacional
Identificar o processo de comunicação interpessoal e institucional e seus princípios
Analisar pressupostos legais inerentes aos processos de comunicação e suas materializações
Realizar as operações intrínsecas ao processo de comunicação institucional
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-02-17
Data de Fim: 2021-03-10
Descrição: 0446 - Plano de E-marketing
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Metodologia para a construção do plano de e-marketing
- E-objectivos
- E-posicionamento estratégico
- Análise de situação (interna e externa)
- Oportunidades e ameaças
- Parcerias
- Escolha dos canais de e-comunicação
- Implementação e controlo do e-plano
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Elaborar planos de e-marketing aplicando as metodologias adequadas
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-02-17
Data de Fim: 2021-03-31
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Estilos de relacionamento interpessoal
- Passivo
- Agressivo
- Manipulador
- Assertivo
Inteligência emocional
- Funcionamento da inteligência emocional
- Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal
- Competências emocionais
- Desenvolvimento das competências emocionais
- O assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes
- Experiência positiva no cliente
- Ciclo experiencial do cliente
- Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas
Características de um assistente
- Perfil de um assistente
- Missão do serviço ao cliente
Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar
- A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar
- Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros
- Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros
Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros
O reforço da capacidade de dinamização de grupos
- Estratégias de motivação de grupos
- Competências emocionais e gestão de conflitos em grupos (de trabalho / de formação)
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Reconhecer o assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes
Criar uma experiencia positiva no cliente
Identificar o ciclo experiencial do cliente
Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal
Reconhecer a importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-02-22
Data de Fim: 2021-03-15
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Prospecção
- Conceito e sua importância
- Técnicas de prospecção
Preparação e planificação da venda
- Ficha de cliente/estudo da relação
- Fixar objectivos
- Preparação do contacto
- Preparação do diagnóstico
- Preparação da argumentação
- Check-list
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Aplicar as principais técnicas de prospeção de mercado, preparando e planificando a venda
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-02-23
Data de Fim: 2021-03-16
Descrição: UFCD 10800 - Transformação de dados
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Introdução à transformação de dados
Transformação de dados
- Função Calculate
- Relações eficazmente
- Medidas semi-aditivas
Introdução ao DAX no Power BI Desktop
Inteligência de Tempo e Medidas em DAX
Introdução à otimização de desempenho
- Desempenho de medidas, relacionamentos e visuais
- Variáveis para melhorar o desempenho e a resolução de problemas
- Redução de cardinalidade
- Otimização dos modelos DirectQuery com armazenamento ao nível da tabela
- Criação de gestão de agregações
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Transformar dados e criar métricas
Interpretar a linguagem Data Analysis Expressions (DAX)
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-02-23
Data de Fim: 2021-03-16
Descrição: UFCD 10672 - Introdução à utilização e proteção de dados pessoais
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Direito fundamental à proteção de dados pessoais como autocontrolo da informação que nos respeita
Regulamento Geral de Proteção de Dados
- Principais conceitos, princípios e atores
- Obrigações dos responsáveis pelo tratamento e subcontratantes
- Direitos dos titulares dos dados
- Fiscalização
Implementação do RGPD aspetos críticos / considerações gerais
- Ciclo de Vida do Processo de Implementação do RGPD
- Questões da Segurança Informática
- Questões da sua integração com os Sistemas de Gestão
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Identificar a importância do direito fundamental à proteção de dados pessoais
Reconhecer as implicações do Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD) na respetiva atividade profissional
Reconhecer a importância da integração do RGPD com as diferentes normas dos Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança, Segurança Informática, )
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-03-01
Data de Fim: 2021-03-22
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Processo de venda presencial na língua inglesa
- Abordagem
- Diagnóstico
- Apresentação e argumentação
- Fecho e a despedida
Preparação e processo de venda por telefone
- Ficha de preparação
- Script no telemarketing
- Formas de abordar o cliente por telefone
- Condução e finalização da entrevista de vendas por telefone
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Aplicar vocabulário específico da língua inglesa no processo de venda presencial e por telefone
Dias da semana: 2ª, 4ª e 6ª
Data de Início: 2021-03-01
Data de Fim: 2021-03-31
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Reclamação e a componente legal
- Reclamação e as causas
- Resolução graciosa do conflito
- Resolução contenciosa do conflito
Metodologia de resolução de reclamações
- Abordagem positiva
- Análise de situação
- Procura de solução
- Solução
Gerir situações agressivas
- Técnica da assertividade
- Arte de protestar
- Aceitar ser criticado
Tratamento administrativo de uma reclamação
- Documentação
- Acompanhamento, controlo e verificação
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Enumerar as principais causas das reclamações e aplicar as metodologias de tratamento e resolução de reclamações
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-03-02
Data de Fim: 2021-04-15
Descrição: UFCD 9842 - Marketing internacional
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Conceito de marketing internacional
Vantagens e desvantagens da internacionalização
As tomadas de decisão para a implementação no estrangeiro
O dilema: localização vs globalização
Estruturas e métodos de organização do marketing internacional
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Reconhecer a importância do marketing internacional para o negócio
Identificar diligências necessárias à decisão de implementação no estrangeiro
Analisar as variáveis do marketing-mix da exportação
Reconhecer a importância do planeamento nas atividades de exportação
Enquadrar uma política de marketing-mix no âmbito de uma política de marketing internacional
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-03-02
Data de Fim: 2021-03-23
Descrição: UFCD 0442 - E-consumidores
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Características dos e-consumidores
Comportamentos de utilização e de compra na Internet
E-comunicação como fator influenciador de compra
Processos de decisão de compra
Satisfação dos e-consumidores
Horário: 18:30-22:00
Objectivos Gerais:
Identificar e analisar os principais comportamentos dos e-consumidores no processo de decisão de compra
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-03-08
Data de Fim: 2021-03-29
Descrição: UFCD 0394 Database marketing
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Database marketing
Marketing com recurso a base de dados
Tecnologias de suporte ao database marketing
Construir relacionamentos com os clientes tendo o apoio do database marketing
Comunicação com os clientes
Comunicação empresarial na Internet
Tecnologias de comunicação e multimédia
Publicidade na Internet
Horário: 14:00-17:30
Objectivos Gerais:
Aplicar as tecnologias de suporte ao database marketing, otimizando a comunicação com os clientes.
Dias da semana: 2ª e 4ª feira
Data de Início: 2021-03-08
Data de Fim: 2021-03-29
Descrição: 9215 - Marketing 3.0
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Tendências do marketing
- Marketing 1.0 - marketing centrado no produto
- Marketing 2.0 - marketing orientado para o consumidor
- Marketing 3.0 - marketing movido por valores
- Marketing 3.0 - o novo paradigma
- Marketing de missão o marketing dos valores
- Era da globalização no marketing
- Era do consumidor criativo
- Relação de valor com os colaboradores e parceiros
Novo papel do consumidor na estratégia de marketing das empresas
- Consumidor informado
- Consumidor participativo
Comunidades virtuais
- Novo veículo de comunicação
- Influências na decisão de compra
Horário: 18:30-22:00
Objectivos Gerais:
Explicar este novo paradigma de marketing, onde o produto e um consumidor têm um novo papel.
Identificar o papel do e-consumidor como fonte de informação e de comunicação das marcas.
Aplicar estratégias de marketing que visam a criação de comunidades virtuais.
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-03-08
Data de Fim: 2021-03-29
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Serviços e inovação
Principais equipamentos e aplicações informáticas de apoio aos serviços da empresa
Service Profit Chain (SPC)
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Utilizar as tecnologias informáticas na atividade comercial como suporte de apoio à inovação nos serviços
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-03-08
Data de Fim: 2021-04-21
Descrição: UFCD 0444 - E-marketing - tecnologias de informação e comunicação
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Internet e os canais de distribuição (B2B) e (B2C)
- Portais
- Sites institucionais e promocionais
- Motores de busca
- Centros comerciais virtuais
- Lojas virtuais
Avaliação e qualidade dos sistemas de informação
Tecnologias de informação e a relação com o fornecedor
Tecnologias de informação e a relação com o cliente
Costumer Relationship Management CRM
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Utilizar as tecnologias de informação e comunicação como forma de potenciação da empresa/marca
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-03-09
Data de Fim: 2021-04-27
Descrição: UFCD 9216 - Meios de comunicação digital
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Comunicação online
- Novos hábitos de comunicar
- Novos Meios Digitais vs Meios Tradicionais
- Cross-Media (Integrar diferentes meios)
Novos hábitos online dos consumidores
- Processo de compra
- Consumidor atualizado e informado
- Consumidor participativo na comunicação (online) da empresa
Instrumentos de comunicação online
- Site
- Banners
- Pop-ups
- CRM
- Emails
- MSM Chat de conversação
- Foruns
- Comércio eletrónico
Novas ferramentas da comunicação
- SMS
- MSM
- Marketing viral / Marketing one to one
Novos canais de comunicação / os media sociais
- O Novo paradigma da comunicação
Importância das redes sociais na comunicação
- Redes sociais horizontais e verticais
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais: Identificar os novos meios de comunicação digital
Gerir uma campanha de comunicação integrada (online e offline)
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-03-10
Data de Fim: 2021-03-31
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Comunicação de marketing - princípios básicos
- Fundamentos da comunicação
. O que é a comunicação
. O que é a comunicação de marketing
- Modelos da comunicação
. Modelo de estímulo e resposta
. Modelo funcional da comunicação
- Análise da significação
- Funções da comunicação
Gestão da comunicação - princípios e desenvolvimento do plano de comunicação
- Do plano de marketing ao plano de comunicação
. Propósitos gerais da comunicação
. Disciplinas da comunicação
- Desenvolvimento do plano de comunicação
. Análise da situação
. Definição dos objetivos e posicionamento
. Selecção do público-alvo
. Escolha da mensagem
. Escolha dos canais de comunicação
. Definição do orçamento
. Execução do plano
. Avaliação dos resultados
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Definir o conceito de comunicação de marketing, identificando os modelos e as funções inerentes
Elaborar um plano estratégico de comunicação, tendo por base o plano de marketing
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-03-11
Data de Fim: 2021-04-27
Descrição: 0686 - Gestão do tempo
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Técnicas individuais de trabalho
Planeamento de tarefas
Desperdiçadores de tempo
Agenda tradicional
Agenda electrónica
Delegação eficaz
Horário: 14:00-17:30
Objectivos Gerais:
Identificar e aplicar técnicas individuais de gestão de tempo.
Planificar tarefas e atividades de trabalho.
Identificar desperdiçadores profissionais e pessoais.
Planificar a agenda de trabalho quer manual quer eletrónica.
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-03-16
Data de Fim: 2021-04-06
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
4 P do e-marketing
- E-produto
- E-preço
- E-distribuição
- E-comunicação
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Identificar e analisar as diferentes variáveis do e-marketing mix
Dias da semana: 2ª, 4ª e 6ª
Data de Início: 2021-03-22
Data de Fim: 2021-04-23
Descrição: 0441 - E-mercado
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Características e benefícios do e-mercado
Pesquisas de mercado utilizando a Internet
Segmentos dos e-mercados e e-consumidores
- Geográficos
- Demográficos
- Psicográficos
- Comportamentais
Horário: 18:30-22:00
Objectivos Gerais:
Caracterizar e analisar o e-mercado e os e-consumidores utilizando as ferramentas disponíveis na Internet.
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-03-23
Data de Fim: 2021-04-13
Descrição: UFCD 0693 - Gestão de correio eletrónico e pesquisa de informação na web
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Gestão eletrónica de documentos
- Agenda eletrónica
- Correio electrónico
- Organização de pastas e indexação dos documentos electrónicos
Mensagens eletrónicas
- Criação
- Envio e recepção
- Arquivo
- Reencaminhamento
- Eliminação
Métodos e técnicas de pesquisa avançada na web
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Utilizar ferramentas informáticas para a gestão e organização do trabalho
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-04-01
Data de Fim: 2021-04-22
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Tipos de empilhadores
- Empilhadores elevadores
. Empilhadores convencionais térmicos
. Empilhadores convencionais elétricos
. Empilhadores retrácteis
. Empilhadores bilaterais e trilaterais
. Empilhadores telescópicos
. Porta contentores e grandes cargas
- Veículos guiados automaticamente
- Stackers
- Porta Paletes
- Caracterização das máquinas
. Principais órgãos e comandos
. Estabilidade do equipamento/carga
. Capacidade nominal de carga
Normas de condução em segurança
- Atribuição e responsabilidades ao operador
- Riscos específicos de circulação
- Regras gerais de movimentação de cargas
. Transportes, elevação e colocação de cargas
- Recomendações de segurança
- Ergonomia e posição de segurança
- Estacionamento do empilhador (em segurança)
Princípios de manutenção de empilhadores
- Tipos de manutenção
- Limpeza e manutenção periódica
- Cargas e manutenção das baterias
- Normas de ordem e limpeza relevantes para a operação com empilhadores
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Caracterizar os diferentes tipos de máquinas de movimentação e elevação de mercadorias e seus componentes
Executar operações de movimentação e operação de empilhadores
Caracterizar as normas de segurança estabelecidas na condução de máquinas de movimentação e elevação de cargas
Executar as operações de manutenção de empilhadores
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-04-05
Data de Fim: 2021-05-19
Descrição: 0757 - Folha de Cálculo
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Múltiplas folhas de cálculo
- Múltiplas folhas
- Reunião de folhas de cálculo
- Ligação entre folhas
Resumo de dados
- Inserção de subtotais
- Destaques
- Relatórios
Análise de dados
- Análise de dados em tabelas e listas
. Criação, ordenação e filtragem de dados
. Formulários
- Criação e formatação de uma tabela dinâmica
- Utilização de totais e subtotais
- Fórmulas em tabelas dinâmicas
- Elaboração de gráficos
Macros
- Macros pré-definidas
- Macros de personalização das barras de ferramentas
- Criação e gravação de uma macro
- Atribuição de uma macro a um botão
- Execução de uma macro
Horário: 18:30-22:00
Objectivos Gerais:
Executar ligações entre múltiplas folhas de cálculo.
Efetuar a análise de dados.
Automatizar ações através da utilização de macros.
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-04-06
Data de Fim: 2021-04-27
Descrição: UFCD 0779 - Utilitário de apresentação gráfica
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Apresentador gráfico conceitos gerais
- Características
- Ferramentas
- Apresentações gráficas
Inserção e edição de documento modelo
- Criação de dispositivos padrão (master)
- Inserção e formatação de texto
- Opções de impressão
- Ferramentas de texto, desenho e gráficos
- Efeitos especiais
. Animação de textos e objetos
. Associação de sons
. Transições Efeitos de passagem de dispositivos
- Difusão de dispositivos
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Construir e utilizar apresentações gráficas
Aplicar elementos dinâmicos (som e imagem) às apresentações gráficas
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-04-07
Data de Fim: 2021-04-28
Descrição: UFCD 9210 - Atendimento não presencial ao cliente
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Atendimento ao cliente através de meios interativos ou digitais
- Funções e competências do técnico de comunicação e assistência ao cliente no atendimento ao cliente
- Organização das equipas em empresas de contact centre
Comércio a distância - conceitos gerais
- Comércio por via telefónica
- Comércio através de plataformas digitais e canais online
- Comércio fora do estabelecimento comercial
- Conceito e âmbito do e-commerce
- Características do e-commerce
- Segurança do comércio eletrónico
e-Business- conceitos gerais
- Conceito e âmbito dos serviços prestados
- Características dos serviços de e-business
Estratégias de comunicação no comércio a distância
- Marketing direto na internet
- Utilização dos canais online como estratégia de marketing
- Lojas online, plataformas multicanais, redes sociais
Atendimento ao cliente em contexto telefónico
- Abordagem inicial
- Diagnóstico de necessidades
- Análise prévia do comportamento do e-consumidor
- Estrutura de um guião de perguntas tipo
Importância dos aspetos não verbais na comunicação comercial a distância
- Linguagem positiva
- Comunicação paralinguística
- Técnicas de expressão
- Retórica e persuasão
Estratégias de captação e fidelização de cliente
Aspetos legais e éticos do comércio a distância
- Deveres de informação pré-contratual das empresas nos sítios da internet
- Condições contratuais de venda, entrega e pós venda
- Modalidades de entrega ou de prestação de serviço
- Meios e formas de pagamento
- Normas de conduta da comunicação comercial
Sistema de informação do serviço
- Funcionalidades da plataforma de atendimento ao cliente e das operações de inbound (Voz, atendimento automático) (IVR), email, Fax, via postal, webchat e Instant messaging (IM) e outbound (Voz, email, fax, webchat, Instant messaging (IM) e SMS
- Funcionalidades de consulta, extração e registo de dados
- Normas de segurança da informação
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Identificar os princípios do e-commerce e do e-mercado
Reconhecer a especificidade da comunicação comercial em comércio a distância
Identificar e caracterizar as fases de atendimento ao cliente em contexto telefónico e através de plataformas multicanais
Aplicar as técnicas de comunicação verbal e não específicas do atendimento não presencial
Aplicar as regras de comunicação escrita nos diferentes canais de comunicação a distância (loja online, plataforma digital, redes sociais)
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-04-07
Data de Fim: 2021-05-24
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Database marketing
- Marketing com recurso a base de dados
- Tecnologias de suporte ao database marketing
- Construir relacionamentos com os clientes tendo o apoio do database marketing
Comunicação com os clientes
- Comunicação empresarial na Internet
- Tecnologias de comunicação e multimédia
- Publicidade na Internet
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Aplicar as tecnologias de suporte ao database marketing, otimizando a comunicação com os clientes
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-04-07
Data de Fim: 2021-04-28
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Internet o novo canal do marketing
E-marketing e a economia digital
E-business
Buzzwords de acesso à informação
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Definir os conceitos e os fundamentos de e-marketing e do e-business
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-04-08
Data de Fim: 2021-04-29
Descrição: UFCD 9214 - Marketing digital
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Internet e os canais de distribuição
- Business to business B2B
- Business to consumer - B2C
- One to one - O2O
- Business to administration - B2A
Portais/ sites/motores de busca/ centro comerciais virtuais/ lojas virtuais
- O papel do website no marketing digital
- Desenvolvimento e manutenção de páginas web
- Arquitetura de informação
- Usabilidade
- Planeamento de um Web Site
E-commerce
Tecnologias de informação e a relação com o cliente
- A tecnologia ao serviço do marketing e da comunicação
- O novo consumidor digital
- Mensagens e formatos de comunicação digital com o cliente
E-consumidor
- Características
- Tendências de consumo
- Hábitos de consumo nas plataformas digitais
- Processos de decisão de compra
- Satisfação dos e-consumidores
E-marketing
- Conceito e evolução
- Fundamentos do e-marketing
- Vantagens da interne t para os consumidores
- Internet e o desenvolvimento de novas aplicações do marketing
- Customer relationship management (CRM)
E-commerce
- Conceito
- Motivações para a adesão ao e-commerce
- Fatores de sucesso
Horário: 18:30-22:00
Objectivos Gerais:
Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais - B2C, B2B, B2A.
Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-04-12
Data de Fim: 2021-05-03
Descrição: UFCD 9220 - Gestão de conteúdos digitais
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Marketing viral
- Conceitos e princípios
Plataformas de conteúdos digitais
- Anúncio digitais
- Adwords
- Blogues
- Fóruns
- Banners
- Motores de busca/redes sociais
Conteúdos para a Web
- Web copywriting
- Meios
- Formatos
- Enquadramento
- Particularidades
Marca e os conteúdos digitais
- Identidade e personalidade da marca
- Segmentação do conteúdo adaptado ao target
Informação digital
- Conteúdo offline vs online
- Estrutura de conteúdos
- Informação relevante para o consumidor
SEO
- Conteúdos para os motores de busca
- Gamification e storytelling
- User Generated content
- Incentivar os consumidores a criar conteúdo
- Buzz marketing e marketing viral
Gestão dos blogues
- Títulos das entradas enquanto title tag no header
- Link automático para a página principal em todas as páginas
- Arquivos e etiquetas
- Catalogar as diferentes secções
- Entradas do blog de acordo com o tema e assunto
- Indexação pelos motores de busca
- Importância do um texto âncora
- Seleção das fontes
Estratégias e tendências
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Gerir os diferentes conteúdos digitais como produtos de marketing e ponto de contacto para com os clientes e empresas parceiras.
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-04-13
Data de Fim: 2021-05-04
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Características dos e-consumidores
Comportamentos de utilização e de compra na Internet
E-comunicação como fator influenciador de compra
Processos de decisão de compra
Satisfação dos e-consumidores
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Identificar e analisar os principais comportamentos dos e-consumidores no processo de decisão de compra
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-04-13
Data de Fim: 2021-05-04
Descrição: UFCD 9225 - Língua inglesa - comunicação e serviço ao cliente não presencial
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Língua inglesa aplicada à atividade de comunicação e serviço ao cliente não presencial
- Principais utilizações da língua inglesa
- Principais conceitos e termos utilizados no serviço ao cliente
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Aplicar vocabulário específico da língua inglesa na comunicação e serviço ao cliente não presencial
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-04-22
Data de Fim: 2021-06-15
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Internet e os canais de distribuição (B2B) e (B2C)
- Portais
- Sites institucionais e promocionais
- Motores de busca
- Centros comerciais virtuais
- Lojas virtuais
Avaliação e qualidade dos sistemas de informação
Tecnologias de informação e a relação com o fornecedor
Tecnologias de informação e a relação com o cliente
Costumer Relationship Management CRM
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Utilizar as tecnologias de informação e comunicação como forma de potenciação da empresa/marca
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-05-03
Data de Fim: 2021-06-16
Descrição: UFCD 10785 - Publicidade nas redes sociais
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Publicidade nas redes sociais
- Alcance orgânico VS alcance pago
- Tipos de objetivos
Campanhas de publicidade no Facebook e Instagram
- Tipos de objetivos e formatos
- Segmentação de campanhas
- Medição, análise e otimização de campanhas pagas
Campanhas de publicidade no Youtube
- Google Ads
- Tipos de objetivos e formatos
- Segmentação de campanhas
- Medição, análise e otimização de campanhas pagas
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Reconhecer os diferentes formatos de publicidade nas principais redes sociais
Implementar campanhas pagas nas redes sociais para diferentes objetivos
Medir e analisar uma campanha paga nas diversas redes sociais
Definir planos de ação para otimização contínua
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-05-03
Data de Fim: 2021-05-24
Descrição: UFCD 10796 - Gestão da informação
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Contexto
- Papel da tecnologia na organização moderna
- Crescimento do universo digital
- As 7 leis da informação
Definições
- Data Warehouse e ETL
- Big data
- Inteligência artificial
- Aprendizagem automática
- Ciência dos dados
Decisão baseada em dados
- Intuição versus evidência
- A decisão atempada
- A experiência e a aprendizagem
- Automatização da decisão
Princípios básicos da construção de modelos analíticos
- Esquema geral de desenvolvimento de um modelo analítico
- Construção de variáveis
- Construção de modelos
- Modelos preditivos e modelos descritivos
Dos dados ao valor
- Oportunidades para a utilização de modelos analíticos
- Decomposição de problemas de negócio em problemas analíticos
- Construção de soluções de negócio a partir de modelos analíticos
- Casos de estudo
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Analisar o impacto da informação enquanto fator de produção da organização moderna
Identificar as alterações recentes nos processos decisionais das organizações
Explicar as fases de desenvolvimento de um modelo analítico, bem como as suas principais componentes
Avaliar a viabilidade de desenvolvimento de um modelo analítico com base num problema de negócio
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-05-04
Data de Fim: 2021-05-25
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Criação e construção de sites
Promoção do site
Gestão e manutenção do site
Marketing one to one
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Desenvolver estratégias de e-marketing utilizando a Internet como canal de comunicação
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-05-04
Data de Fim: 2021-06-24
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Linguagem básica aplicada ao e-marketing
Termos técnicos das tecnologias de informação e comunicação conexos ao e-marketing
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Aplicar vocabulário específico da língua inglesa ao e-marketing
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-05-06
Data de Fim: 2021-06-29
Descrição: UFCD 9840 - Escrita criativa
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Diferenças de estilo e interpretação
Técnicas de escrita
Associação
- Sons
- Conceitos
- Imagens
- Palavras
- Frases
- Temas
Escrita criativa em publicidade
- Construção e transgressão
- Humor
- Adaptação
- Absurdo
- Metáforas e analogias
- Estrutura dos slogans
Horário: 14:00 - 17:30
Objectivos Gerais:
Aplicar técnicas de escrita e leitura
Descrever a narrativa e desenvolver técnicas criativas
Descrever e desenvolver técnicas narrativas
Aplicar técnicas de escrita criativa
Aplicar técnicas de escrita em publicidade
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-05-06
Data de Fim: 2021-05-27
Descrição: UFCD 9224 - Sistemas digitais e gestão documental
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Técnicas de arquivo
- Conceito
- Funções
- Requisitos
- Caracterização do arquivo
- Critérios de classificação e arquivo
- Técnicas de classificação, codificação e indexação de documentos administrativos e contabilísticos
- Principais regras do arquivo informático
Sistema informático de gestão de arquivo
- Funcionalidades do sistema
- Regras de segurança da informação
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Descrever as funções e os requisitos da gestão de arquivo
Aplicar as técnicas de classificação, codificação e indexação de documentos comerciais
Selecionar e utilizar as funcionalidades do sistema informático
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-05-10
Data de Fim: 2021-05-31
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Metodologia para a construção do plano de e-marketing
- E-objectivos
- E-posicionamento estratégico
- Análise de situação (interna e externa)
- Oportunidades e ameaças
- Parcerias
- Escolha dos canais de e-comunicação
- Implementação e controlo do e-plano
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Elaborar planos de e-marketing aplicando as metodologias adequadas
Dias da semana: 2ª, 4ª e 6ª
Data de Início: 2021-05-10
Data de Fim: 2021-06-14
Descrição: 0757 - Folha de Cálculo
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Múltiplas folhas de cálculo
- Múltiplas folhas
- Reunião de folhas de cálculo
- Ligação entre folhas
Resumo de dados
- Inserção de subtotais
- Destaques
- Relatórios
Análise de dados
- Análise de dados em tabelas e listas
. Criação, ordenação e filtragem de dados
. Formulários
- Criação e formatação de uma tabela dinâmica
- Utilização de totais e subtotais
- Fórmulas em tabelas dinâmicas
- Elaboração de gráficos
Macros
- Macros pré-definidas
- Macros de personalização das barras de ferramentas
- Criação e gravação de uma macro
- Atribuição de uma macro a um botão
- Execução de uma macro
Horário: 14:00 - 17:30
Objectivos Gerais:
Executar ligações entre múltiplas folhas de cálculo.
Efetuar a análise de dados.
Automatizar ações através da utilização de macros.
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-05-13
Data de Fim: 2021-06-08
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Estrutura financeira da empresa
- Definição e estrutura da empresa
- Função financeira, gestão financeira e análise financeira
- Principais interessados na informação económica e financeira
Análise financeira com recurso a balanços
- Balanço de gestão - conceito e representação gráfica
- Balanço, preparação para análise
- Balanço social
Métodos e técnicas de análise
- Comparação de balanços sucessivos
. Valores absolutos
. Percentagens
. Gráficos
. Números
. Índices
- Método dos indicadores ou rácios
. Fundo de maneio líquido
. Equilíbrio financeiro a curto prazo
. Equilíbrio financeiro a médio e longo prazo
Análise financeira com demonstração de resultados
- Saldos intermédios de gestão
- Cash-flow e auto-financiamento
- Margem bruta
- Custos operacionais variáveis
- Custos fixos
Análise económica
- Análise da rendibilidade da empresa
- Árvore da rendibilidade do capital próprio
Elaboração de orçamentos
- Sequência orçamental Análise de desvios
- Análise de desvios
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Aplicar métodos e técnicas de análise financeira e de gestão orçamental como ferramentas para a gestão das empresas
Elaborar orçamentos e analisar desvios orçamentais
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-05-17
Data de Fim: 2021-06-30
Descrição: UFCD 9222 - Processo de vendas não presencial
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Técnicas de venda não presencial
- Fases da venda através de telefone
- Fases da venda através de plataformas multicanais
- Utilização das ferramentas de comunicação escrita das plataformas multicanais (chat, sms, email, redes sociais)
- Estratégias de argumentação e negociação comercial
Meios e condições de pagamento de produtos e serviços
- Normas e regulamentos da venda a distância (por telefone, através de plataformas multicanais e fora do estabelecimento comercial)
- Legislação e regulamentos aplicáveis à venda de produtos e serviços
- Venda a dinheiro e meios de pagamento
- Venda a crédito e condições aplicáveis
- Meios e formas de pagamento na venda a distância
- Normas e requisitos de segurança dos meios de pagamento eletrónico
- Técnicas de deteção de fraudes
Procedimentos administrativos de faturação dos produtos e serviços comercializados
- Legislação e regulamentos aplicáveis à emissão de documentação de venda de produtos e serviços
- Emissão de documentação contabilística
- Procedimentos de atualização de contas correntes
- Emissão de extratos de conta
Sistema informático de faturação e emissão de documental comercial
- Funcionalidades de registo da venda, emissão de documento de venda, guia de transporte outros
Sistema de informação do serviço
- Funcionalidades da plataforma de atendimento ao cliente e das operações de inbound (Voz, atendimento automático (IVR), email, Fax, via postal, webchat e Instant messaging (IM) e outbound (Voz, email, fax, webchat, Instant messaging (IM) e SMS
- Funcionalidades de consulta, extração e registo de dados
- Regras de segurança da informação
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Reconhecer os princípios e os fatores críticos na venda não presencial
Aplicar técnicas de venda através de meios interativos e digitais
Interpretar e aplicar as normas e regulamentos relativos à venda não presencial
Aplicar procedimentos de emissão de documentação comercial
Utilizar as funcionalidades do sistema de informação do serviço de venda não presencial
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-05-19
Data de Fim: 2021-07-12
Descrição: UFCD 9217 - Planos e campanhas de comunicação - venda não presencial
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Comunicação de marketing através de canais online
- Planos de e-marketing e variáveis do e-marketing mix
- Estratégias de comunicação
- Marketing social
- Redes sociais, suas características e vantagens na comunicação de e-marketing
Normas e regulamentos da publicidade e promoção em meios interativos e digitais
- Normas e regulamentos da comunicação comercial
- Direitos e deveres dos e-consumidores
- Obrigações legais em termos de informações e menções ao consumidor
- Código ético de comunicação comercial
Planos e campanhas de comunicação
- Campanhas inbound e outbound em contexto business to consumer e business to business
- Objetivos e estratégias das campanhas inbound e outbound
- Técnicas de comunicação comercial
Sistema de informação do serviço
- Funcionalidades da plataforma de atendimento ao cliente e das operações de inbound (Voz, atendimento automático (IVR), email, Fax, via postal, webchat e Instant messaging (IM) e outbound (Voz, email, fax, webchat, Instant
Messaging (IM) e SMS
- Funcionalidades de consulta, extração e registo de dados
- Funcionalidades de segurança da informação
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Interpretar e aplicar normas e regulamentos da publicidade e promoção por telefone e outros meios digitais (email; sms; etc.)
Identificar os objetivos e estratégias das campanhas promocionais através de meios interativos e digitais
Aplicar técnicas de promoção de vendas através de meios interativos e digitais
Aplicar técnicas e instrumentos de avaliação de campanhas promocionais
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-05-25
Data de Fim: 2021-07-15
Descrição: UFCD 10759 - Teletrabalho
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Teletrabalho
- Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
- Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
- Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
- Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
Competências do/a teletrabalhador/a
- Competências comportamentais e atitudinais capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
- Competências técnicas utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
- Gestão da confiança
. Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
. Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
. Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
. Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
- Gestão da distância
. Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
. Reorganização dos locais e horários de trabalho
. Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
. Motivação e feedback
. Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
. Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
. Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
. Controlo e proteção de dados pessoais
. Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
. Assistência técnica remota
- Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
- Formação e desenvolvimento de novas competências
- Transformação digital novas formas de trabalho
Desempenho profissional em regime de teletrabalho
- Organização do trabalho
- Ambiente de trabalho iluminação, temperatura, ruído
- Espaço de e para o teletrabalho
- Mobiliário e equipamentos informáticos condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
- Pausas programadas
- Riscos profissionais e psicossociais
. Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
. Avaliação e controlo de riscos
. Acidentes de trabalho
- Gestão do isolamento
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-06-01
Data de Fim: 2021-06-29
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Internet e os canais de distribuição
- Business to business B2B
- Business to consumer - B2C
- One to one - O2O
- Business to administration - B2A
Portais/ sites/motores de busca/ centro comerciais virtuais/ lojas virtuais
- O papel do website no marketing digital
- Desenvolvimento e manutenção de páginas web
- Arquitetura de informação
- Usabilidade
- Planeamento de um Web Site
E-commerce
Tecnologias de informação e a relação com o cliente
- A tecnologia ao serviço do marketing e da comunicação
- O novo consumidor digital
- Mensagens e formatos de comunicação digital com o cliente
E-consumidor
- Características
- Tendências de consumo
- Hábitos de consumo nas plataformas digitais
- Processos de decisão de compra
- Satisfação dos e-consumidores
E-marketing
- Conceito e evolução
- Fundamentos do e-marketing
- Vantagens da interne t para os consumidores
- Internet e o desenvolvimento de novas aplicações do marketing
- Customer relationship management (CRM)
E-commerce
- Conceito
- Motivações para a adesão ao e-commerce
- Fatores de sucesso
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais - B2C, B2B, B2A.
Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-06-01
Data de Fim: 2021-06-29
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Tendências do marketing
- Marketing 1.0 - marketing centrado no produto
- Marketing 2.0 - marketing orientado para o consumidor
- Marketing 3.0 - marketing movido por valores
- Marketing 3.0 - o novo paradigma
- Marketing de missão o marketing dos valores
- Era da globalização no marketing
- Era do consumidor criativo
- Relação de valor com os colaboradores e parceiros
Novo papel do consumidor na estratégia de marketing das empresas
- Consumidor informado
- Consumidor participativo
Comunidades virtuais
- Novo veículo de comunicação
- Influências na decisão de compra
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Explicar este novo paradigma de marketing, onde o produto e um consumidor têm um novo papel.
Identificar o papel do e-consumidor como fonte de informação e de comunicação das marcas.
Aplicar estratégias de marketing que visam a criação de comunidades virtuais.
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-06-02
Data de Fim: 2021-06-23
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
O controlo de gestão: conceitos básicos
- Os sistemas de informação de apoio à gestão
- O controlo de gestão e as teorias organizacionais
- A estratégia e o controlo
. O planeamento estratégico
. O planeamento operacional
. O controlo interno e o controlo operacional
O orçamento e o controlo orçamental
- O orçamento
. Os princípios de elaboração e mecanismos de funcionamento do orçamento
. As fases de elaboração orçamental
. A importância do orçamento na gestão
- O controlo orçamental
. Os objetivos das estratégias de controlo orçamental
. As características do controlo orçamental
. Os desvios orçamentos: sua identificação e impacto na gestão da empresa
A definição e implementação de sistemas de controlo de gestão
- A definição das necessidades ao nível da empresa
. A identificação do setor em que a empresa se insere
. As características específicas da empresa
- A implementação do sistema de controlo de gestão
. Os problemas a enfrentar
. O diagnóstico das dificuldades pós-implementação
Horário: 18:300 - 22:00
Objectivos Gerais:
Identificar os conceitos básicos do controlo de gestão
Executar o orçamento e realizar o controlo orçamental
Implementar sistemas de controlo de gestão
Dias da semana: 2ª, 4ª e 6ª
Data de Início: 2021-06-07
Data de Fim: 2021-07-09
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Utilização do computador
- Barra de tarefas
- Noção de ícone
- Menu Iniciar
- Programas
- Pastas e ficheiros
Navegação digital
- Browser
- Pesquisa e filtro de informação
- Análise de informação filtrada
- Armazenagem e recuperação da informação
Plataformas digitais
- Gestão da identidade digital em diversas plataformas (ex: e-mail, passaporte qualifica, etc.)
- Interação através de plataformas digitais
- Partilha de informação e conteúdo
- Colaboração através de tecnologias digitais
Segurança e privacidade
- Proteção dos dados pessoais
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Operar com o computador
Navegar na internet
Gerir uma caixa de correio eletrónica
Interagir através de plataformas
Proteger a identidade, privacidade e os dados pessoais em ambientes digitais
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-06-07
Data de Fim: 2021-06-28
Descrição: UFCD 9221 - Gestão de mobile
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Consumidor mobile
- Perfil e comportamento
- Tendências
- Comunicação e conteúdos
Mobile marketing
- Evolução do mobile marketing
- Dispositivos e tecnologias
- Formatos de publicidade
- Otimização de sites móveis
- Planeamento estratégico de mobile marketing
Ferramentas mobile
- Website
- Aplicações mobile
- Mobile commerce
- Geolocalização mobile
- Search
- QR codes
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Identificar o novo paradigma do marketing
Aplicar e gerir as várias plataformas móveis numa campanha de marketing
Definir uma estratégia de marketing mobile
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-06-07
Data de Fim: 2021-07-26
Descrição: UFCD 0394 - Database Marketing
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Database marketing
- Marketing com recurso a base de dados
- Tecnologias de suporte ao database marketing
- Construir relacionamentos com os clientes tendo o apoio do database marketing
Comunicação com os clientes
- Comunicação empresarial na Internet
- Tecnologias de comunicação e multimédia
- Publicidade na Internet
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Aplicar as tecnologias de suporte ao database marketing, otimizando a comunicação com os clientes
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-06-07
Data de Fim: 2021-06-28
Descrição: UFCD 0695 - Gestão informatizada de documentos
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Bases de Dados ( Excel e Access)
Digitalização
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Utilizar ferramentas eletrónicas na gestão documental
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-06-08
Data de Fim: 2021-07-27
Descrição: Projecto Formação Modular Certificada
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Conceito de marketing internacional
Vantagens e desvantagens da internacionalização
As tomadas de decisão para a implementação no estrangeiro
O dilema: localização vs globalização
Estruturas e métodos de organização do marketing internacional
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Reconhecer a importância do marketing internacional para o negócio
Identificar diligências necessárias à decisão de implementação no estrangeiro
Analisar as variáveis do marketing-mix da exportação
Reconhecer a importância do planeamento nas atividades de exportação
Enquadrar uma política de marketing-mix no âmbito de uma política de marketing internacional
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-06-08
Data de Fim: 2021-07-01
Descrição: UFCD 10803 - Análise avançada de dados
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Introdução à análise avançada de dados
Sumário estatístico
Outliers com visuais em Power BI
Clusterização de dados
Técnicas de agrupamento
Análise de séries temporais
Função Analise
Visuais personalizados de análise avançada
Funcionalidade Quick Insights
Funcionalidade de inteligência artificial
Introdução ao trabalho com visuais de inteligência artificial
Visual QA
Influenciadores-chave visuais
Elementos visuais da Árvore de Decomposição
Análise de dados no Power BI Desktop
Histórico de Alterações
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Utilizar funções analíticas de dados
Realizar análises de dados
Reconhecer as funcionalidades analíticas avançadas do Power BI
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-06-14
Data de Fim: 2021-07-05
Descrição: UFCD 10798 - Ingestão de dados
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Introdução ao Power BI
Obtenção de dados
- Ficheiros
- Fontes de dados relacionais
- Base de dados NoSQL
- Serviços online
- Modos de armazenamento
- Serviços de Análise Azure
- Correção de problemas de desempenho
- Resolução de erros de importação de dados
Gestão de dados
- Modelação dos dados iniciais
- Simplificação da estrutura de dados
- Avaliação e alteração de tipos de dados de colunas
- Combinação de várias tabelas numa única tabela
- Perfis de dados no Power BI
- Utilização do editor avançado de código M
Laboratório - preparação e carregamento de dados no Power BI Desktop
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Recolher dados de várias fontes de dados
Aplicar mecanismos de melhoria de desempenho em processos de ingestão de dados
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-06-15
Data de Fim: 2021-07-06
Descrição: UFCD 10799 - Modelação de dados
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Introdução à modelação de dados
Tabelas
Tabela de datas
Dimensões
Granularidade de dados
Relações e cardinalidade
Resolução de desafios de modelação
Modelação de dados no Power BI Desktop
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Construir um modelo dimensional
Aplicar técnicas de modelação de dados
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-06-16
Data de Fim: 2021-07-12
Descrição: UFCD 9219 - Social media
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa:
Introdução ao social media
- História e evolução de social media
- O Novo paradigma da comunicação
Mobile social media
- Plataformas e redes sociais
- Plano estratégico
- O futuro móvel e social
Conteúdo para redes sociais
- Interação com os utilizadores
- Diferentes formatos de conteúdos
- Conteúdo visual
- Vídeo marketing
Novas funções
- Social media manager
- Social media strategist
- Community manager
- Content strategist
Monitorização e gestão da reputação online
- Social media ROI
- Social CRM
Gestão das redes sociais
- Gestão das redes sociais para a construção de uma relação de fidelização com o cliente
- Monitorização e gestão da reputação online
Horário: 18:30-22:00
Objectivos Gerais:
Identificar as diferentes redes sociais existentes.
Aplicar os socials media como instrumentos de marketing relacional com o cliente.
Gerir as redes socias numa campanha de comunicação e de marketing das empresas.
Dias da semana: 2ª e 4ª
Data de Início: 2021-07-05
Data de Fim: 2021-07-26
Descrição: UFCD 10801 - Visualização de dados
O Programa Emprego + Digital integra UFCD de catálogo.
Atendendo à necessidade de incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e deste modo minimizar o seu impacto, garantir a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade, durante o ano 2020 estão a ser lançados percursos de formação na área digital.
Recurso à plataforma Microsoft Teams
O projeto poderá decorrer em regime presencial ou on-line para colaboradores da mesma empresa, desde que reúnam um nº mínimo de 16 participantes com o mesmo nível de habilitações literárias.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Programa: Introdução ao trabalho com visuais em Power BI
Itens de visualização a relatórios
Visualizações eficazes
Formatação e configuração de visualizações
Importação de um visual personalizado
Visual R ou Python
Indicadores-chave de desempenho
Desenho de um relatório no Power BI desktop
Horário: 18:30 - 22:00
Objectivos Gerais:
Utilizar visuais para apresentar informação
Aplicar boas práticas na visualização de informação
Apresentar indicadores de desempenho chave (KPI's) em dashboards
Dias da semana: 3ª e 5ª
Data de Início: 2021-09-20
Data de Fim: 2021-10-13