Servicos - Formacao Profissional - Cursos-2017

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Implementação da Metodologia 5S

Descrição: A metodologia 5S é uma das sistemáticas mais utilizadas para criar um ambiente limpo e organizado, permitindo, ao mesmo tempo, evidenciar oportunidades de melhoria e de redução do desperdicio.

Os 5S envolvem todos os colaboradores da organização que, continuamente, melhoram as condições de trabalho, de ambiente e de segurança, promovendo, por isso, o clima organizacional adequado para prosseguir com êxito outras iniciativas de melhoria contínua.

Valores para associados: 127,00 euros

valores para não associados: 159,00 euros


Programa: 1. Conceitos Gerais

Origem dos 5 S's

O que é o programa 5 S's

Objectivos e estratégias do programa 5 S's

Obstáculos ao programa 5 S's

2. Relação entre condições de trabalho e redução das perdas de tempo, riscos

3. Estratégia 5 Ss - desenvolvimento das etapas:

Simplificação/Organização (SEIRI)

Arrumação (SEITON)

Limpeza (SEISO)

Disciplina (SEIKETSU)

Standardização/manter (SHITZUKE)

4. Metodologia de implementação

5. Auditoria e definição de Ações de Melhoria

Horário: 09:00-18:00

Objectivos Gerais: No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:

Compreender a importância dos 5'S na melhoria das condições de trabalho e na redução dos desperdicios

Identificar situações para introdução dos 5S

Liderar ações de melhoria 5S;

Participar em equipas 5S;

Formular uma estratégia de implementação e manutenção dos 5S nas suas organizações

Carga horária - 16 horas

Dias da semana: 5ª e 6ª feira

Data de Início: 2017-09-21

Data de Fim: 2017-09-22

As obrigações Legais das empresas, à luz do código de trabalho

Descrição: Objeto da formação:

O Código do Trabalho impõe, a todos aqueles que assumirem a posição de entidades patronais, um conjunto de obrigações que no caso de incumprimento, geram coimas de centenas de euros. No entanto, se algumas dessas imposições legais são genericamente conhecidas, outras há, que não o são, colocando a entidade patronal em situações periclitantes cujo expoente máximo será o encerramento da empresa. No sentido de esclarecer as entidades patronais e outras, a presente formação irá abordar as situações para as quais a Lei exige

Formadora: Isidora Varanda

Título de Especialista: atribuição em 2014, pelo Conselho Pedagógico do ISCAL, do título de especialista por desempenho profissional relevante há mais de dez anos.

Habilitações Literárias:

Doutoramento: frequência do programa de doutoramento ao abrigo do R.D. 778/1998 de 30 de Abril (pré-Bolonha), junto do Departamento de Dereito Mercantil e do Trabalho, vinculada à área de conhecimento de Dereito Civil, da Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela, encontrando-se em processo de conclusão da respetiva tese. Pós-graduação: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sobre o tema "Problemas Jurídicos da Droga e da Toxicodependência, 2003. Licenciatura em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, 1999. Certificado de Aptidão Profissional de formadora n.º EDF 524177/2010

Experiência Profissional:

Advogada com escritório em Lisboa. Formadora junto da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução na área do Direito Societário e Falimentar. Formadora desde 2004 nas áreas de Direito do Trabalho, Sociedades Comerciais, Insolvência, Execução e Penhoras. Docente Ensino superior desde 2004, nas áreas de Direito do Trabalho, Sociedades Comerciais.

Valor para associados - 91,00 euros

Valor para não associados - 114,00 euros

Valores isentos de IVA à taxa legal em vigor

Duração: 8h00

Programa: Comunicação à Segurança Social da admissão de trabalhador.

Seguro de acidentes de trabalho - Omissão / insuficiência nas declarações quanto ao pessoal e retribuições;Elaboração e afixação de mapas de horários de trabalho.

Registo de tempos de trabalho.

Pagamento pontual da retribuição.

Organização de serviços de SHST.

A obrigatoriedade dos exames de saúde.

O registo do trabalho suplementar.

A confusão entre despedimento coletivo e despedimento por extinção do posto de trabalho.

O cumprimento da tramitação inerente ao despedimento coletivo e ao despedimento por extinção do posto de trabalho.

Ausência de motivo justificativo na celebração de contratos de trabalho a termo ou insuficiente fundamentação dos factos que integram o motivo justificativo e o termo estipulado.

Trabalhadoras grávidas, puérperas ou lactantes e o CITE. Comunicações obrigatórias.

A dispensa diária para amamentação.

O trabalhador estudante.

Casos práticos

Horário: 9h30-13h00 e 14h00 -18h30

Objectivos Gerais:

Dias da semana: 2ª feira

Data de Início: 2017-09-25

Data de Fim: 2017-09-25

Trabalhador Designado

Descrição:

Sensibilizar os participantes para a importância da higiene, prevenção e segurança no local de trabalho.

 

Valor para empresas associadas - 156,00 euros

Valor para empresas não associadas - 195,00 euros

Programa:


Conceitos básicos de segurança, higiene e saúde no trabalho - 7 horas


Riscos gerais e sua prevenção - 11 horas


Elementos básicos da gestão da prevenção de riscos profissionais - 9 horas


Riscos específicos e a sua prevenção no sector correspondente à actividade da empresa - 9 horas

Horário: 18h30 - 21h30

Objectivos Gerais:


No final da formação os (as) formandos (as) ficarão aptos a:


• Estabelecer um modelo conceptual e legislativo que vise a Prevenção de Riscos Profissionais.


• Analisar a forma de gerir a Prevenção de Riscos Profissionais na empresa, nos seus dois componentes básicos: o sistema de gestão da Prevenção e o tipo de recursos humanos e materiais que irão desenvolver as actividades de Prevenção.


• Identificar e conhecer os organismos públicos nacionais e internacionais mais importantes relacionados com a Segurança, a Higiene e a Saúde no Trabalho.


•Enunciar os conceitos relacionados com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho no sector de actividade em causa.


•Identificar os tipos de riscos profissionais específicos existentes e os possíveis danos derivados do trabalho no sector de actividade em causa.

Carga horária - 36 horas

Dias da semana: 2ª e 4ª

Data de Início: 2017-09-25

Data de Fim: 2017-11-01

Gestão de Carreiras

Descrição:


Valor da inscrição:
Valor para Associados - 98,00 euros
Valor para Não Associados - 123,00 euros


Programa: 1. Condições envolventes:

- Economia baseada no conhecimento e estratégia em GRH

- Internacionalização e gestão estratégica

- Especificidade do planeamento RH

2. Mercado de trabalho e necessidades de competências

- A importância da análise do mercado de trabalho para a função RH

- Tendências de evolução do mercado de trabalho e necessidades organizacionais

3. Gestão previsional: especificidade do planeamento dos recursos humanos: sujeitos com atitudes valores, expectativas e projetos pessoais

- Metodologias e instrumentos da gestão previsional: a subdotação (Barker) como princípio básico:

os modelos de carteira estratégica aplicados ao planeamento RH.

- A problemática das carreiras profissionais e do ciclo de vida de trabalho.

- Gestão previsional e planeamento da sucessão nas funções-chave e das desvinculações: a regra do essencial e do acessório.

4. A função R H, instrumento de estratégia. O capital humano, suporte da eficácia tecnológica e de mercado.

Horário: 18h30 - 21h30

Objectivos Gerais: Conhecer os processos de planeamento dos recursos humanos e da sua especificidade

Gerir os resultados de avaliação do desempenho e do potencial para um eficaz

Planear os recursos humanos, nomeadamente talentos

Definir e negociar percursos profissionais, incluindo carreiras internacionais

Definir políticas de gestão de recursos humanos articuladas com a estratégia da organização.

Analisar mercados de trabalho, face às necessidades da organização.

Utilizar os instrumentos de concretização do pensamento estratégico, em geral e especificamente na Gestão de Recursos Humanos

Carga horária - 25 horas

Dias da semana: 2ª e 4ª feira

Data de Início: 2017-09-25

Data de Fim: 2017-11-01

O Essencial do Marketing Digital, para não Marketers

Descrição:


Valor da inscrição:
Valor para Associados - 172,00 euros
Valor para Não Associados - 215,00 euros


Programa:

Módulo 1 – Criação Fácil de Websites e Blogs

DESCRIÇÃO: Um website ou um blog são a mais fundamental das formas de presença online. Aprenda a construir um website profissional, de forma prática e rápida, sem que tenha de possuir quaisquer conhecimentos de código ou programação.

OBJECTIVOS: Proporcionar aos participantes os conhecimentos base para a criação de websites práticos, funcionais e eficazes. No final deste workshop os participantes estarão aptos a identificar a importância de um website, bem como os fundamentos e ferramentas necessárias à sua construção.

TÓPICOS A ABORDAR: • Introdução ao Marketing Digital • Planeamento e estratégias em Marketing Digital • Requisitos técnicos de um website: domínios, alojamento, ferramentas, etc. • Planeamento e Produção de Websites: • Ferramentas de criação de websites e blogs (Wix e Wordpress) • Dicas e ferramentas para criação de conteúdos que cativam

Módulo 2 – Otimização para os Motores de Busca e Publicidade Online (SEO & SEA)

DESCRIÇÃO: Depois da criação do website ou do blog, chega a hora de o fazer aparecer nos resultados de pesquisa dos seus consumidores. Este workshop vai permitir-lhe compreender os conceitos, as técnicas e as ferramentas associadas à Otimização para os Motores de Busca, ou SEO – Search Engine Optimization, e a implementar as suas primeiras campanhas publicitárias no Google Adwords.

OBJECTIVOS: Proporcionar os conhecimentos e competências básicas em SEO e SEA, que permitam aos participantes potenciar a sua presença online.

TÓPICOS A ABORDAR: • Conceitos básicos de SEO | Como funcionam os motores de busca • Otimização On-page e Off-page • Palavras-chave e Estratégias de Conteúdos • Publicidade Online: Iniciação ao Google Adwords

Módulo 3 – Marketing nas Redes Sociais

DESCRIÇÃO: Num mundo marcado pela utilização de Redes Sociais, aprenda a tirar o melhor partido de ferramentas como o Facebook, o Instagram, o LinkedIn, o Twitter ou mesmo o Youtube.

OBJECTIVOS: Este workshop permitirá aos seus participantes um conhecimento mais aprofundado sobre as principais redes sociais da atualidade, para que possam integrá-las e utilizá-las eficazmente num contexto empresarial.

TÓPICOS A ABORDAR: • Enquadramento e conceitos-chave sobre Redes Sociais • Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Youtube • Gestão de Páginas e Conteúdos • Segmentação de Audiências • A publicidade nas Redes Sociais

Módulo 4 – E-mail Marketing: da BD ao conteúdo

DESCRIÇÃO: O e-mail continua a ser, hoje em dia, uma das mais populares e bem-sucedidas formas de comunicação das empresas/negócios com os seus públicos. Aprenda a utilizar o e-mail de forma mais eficaz, tornando-o numa comunicação relevante para quem a recebe – para que seja lida e gere negócio.

OBJECTIVOS: No final desta sessão os participantes saberão identificar as melhores práticas de marketing de permissão, bem como de recolha e gestão de dados pessoais. Estarão ainda aptos a conceber e operacionalizar campanhas de e-mail marketing, com recurso às mais populares ferramentas no mercado.

TÓPICOS A ABORDAR: • Conceitos Chave de Email Marketing • A recolha de dados pessoais e a gestão da Base de Dados • Conceção de um email eficaz – conteúdos e apelos à acção • Plataformas de email marketing - Exemplificação prática MailChimp • Monitorização e análise de resultados

Horário: 9h30 - 13h00 e 14h00 - 18h30

Objectivos Gerais:

Carga horária - 16 horas

Dias da semana: Sexta feira e Segunda feira

Data de Início: 2017-10-02

Data de Fim: 2017-10-09

Sistemas de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Descrição: A competitividade das nossas organizações é fundamental para a afirmação do nosso país em diferentes mercados. Uma das estratégias mais eficazes e sólidas é a orientação para a inovação. Assim sendo, os sistemas de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação, têm um papel importante para que as organizações se tornem mais competitivas aumentando da sua capacidade inovadora, independentemente de se posicionarem como empresas de alta intensidade tecnológica (high-tech) ou baixa intensidade tecnológica (low-tech). Mas todos somos inovadores? É cada vez mais relevante a criação de valor nas organizações. Nesta época em que as dificuldades para a maioria das organizações é maior, torna-se ainda mais importante sistematizar métodos para quebrar regras com frequência e organização. É também fundamental monitorizar o desempenho da organização e avaliar se estamos a alcançar o pretendido. Ter inovação constante, de forma contínua e não pontual, é fundamental. A boa notícia é que se não formos inovadores, podemos vir a ser.

Os inovadores fazem-se!

Valor para participantes de empresas associadas: 164,00

Valor para participantes de empresas não associadas: 205,00

Valor isento de IVA

Programa: Neste curso, analisam-se os grandes pilares da inovação, enquadrados na norma inovadora e pioneira NP 4457:2007, resultado de um trabalho intensivo com um conjunto de empresas e entidades de referência com práticas e produtos reconhecidamente inovadores

1. Evolução da Inovação

2. Modelos de Diagnóstico – posicionamento face à inovação

3. Sistemas de Gestão

4. A gestão de ideias e oportunidades

5. A gestão de interfaces

6. A gestão do conhecimento

7. A gestão de projetos de IDI

8. Avaliação e melhoria de um SGIDI

Horário: 18:30-22:30

Objectivos Gerais: Dotar os participantes de conhecimentos relativos aos Sistemas de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

Carga horária - 24 horas

Dias da semana: 3ª e 5ª feira

Data de Início: 2017-10-03

Data de Fim: 2017-10-31

GESTÃO DE COBRANÇAS E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

Descrição:


Valor da inscrição:
Valor para Associados - 175,00 euros
Valor para Não Associados - 219,00 euros


Programa:

1. As cobranças

2. Tipos e fases das cobranças:

3. A comunicação

4. Planeamento da cobrança

5. Organização e gestão do processo de cobrança

6. Execução da cobrança

7. A atitude na cobrança

8. Negociação

9. Pós-cobrança

10. Preparação para contencioso

Horário: 18h30-21h30

Objectivos Gerais:

No final da ação de formação o participante é capaz de:

    - Potenciar a comunicação com o cliente;

    - Optimizar a gestão de cobranças de forma directa e rentável;

    - Esclarecer diferentes interpretações ou mal entendidos;

    - Receber de forma pró-activa e simpática, mas com determinação todas as comunicações;

    - Articular as diferentes formas de comunicação (carta, telefone, email e visita) para alcançar uma maior eficácia na gestão de cobranças;

    - Negociar a forma de pagamento das dívidas com benefícios mútuos;

      Carga horária - 30 horas

      Dias da semana: Segundas, quartas e quintas

      Data de Início: 2017-10-04

      Data de Fim: 2017-10-25

Organizações com Resultados Sustentáveis - A Ferramenta Coaching

Descrição:

As empresas mais bem sucedidas incorporam processos de coaching em suas práticas de gestão. Coaching é uma ferramentas destinada a ajudar os líderes e equipes a desenvolverem mudanças positivas e duradouras que levam ao cumprimento dos objetivos das organizações.

Coaching constrói pontos fortes pessoais e organizacionais.

Valor para participantes de empresas associadas: 186,00 euros

Valor para participantes de empresas não associadas: 233,00 euros

Valor isento de IVA

Programa:

O que é o Coaching

Superar Desafios com Resultados Extraordinários

Coaching nas Organizações e o GAP

O R.O.I. e a superação

A Eficácia do Coaching Organizacional

Criar Estratégias conjuntas

Alinhar os valores da empresa com os valores dos colaboradores

Equipas de trabalho eficazes

O Clima Organizacional e os objetivos SMART

Organizações Positivas

Horário: 18H30 às 21H30

Objectivos Gerais:

Carga horária - 24 horas

Dias da semana: 2ª e 4ª

Data de Início: 2017-10-09

Data de Fim: 2017-11-06

IATF 16949:2016-Interpretar requisitos e planear a transição

Descrição: Com a nova Norma editada há menos de um ano (outubro de 2016) muitas são as dúvidas de como dar resposta face uma transição obrigatória com data limite a outubro de 2018 ( na prática a auditoria de transição ou de concessão deverá realizar-se até, no máximo, final do 1º semestre –Junho do próximo ano, urge às empresas analisar como interpretar e dar resposta aos novos requisitos ou às inúmeras revisões, nalguns casos bastante mais aprofundadas da IATF 16949:2016.

Valor para empresas associadas:

157,00 euros valor para empresas não associadas:

196,00 euros Valor isento de IVA

Programa: 1. Nova Norma com nova estrutura - IATF 16949:2016

1.1. Relação com a ISO 9001:2015

1.2. A nova estrutura-Anexo SL

2. Principais alterações na IATF 16949:2016

2.1-Novos requisitos (base ISO 9001:2015)

2.2-Requisitos revistos (base ISO TS 16949:2009)

2.3-Requisitos novos na IATF 16949:2016

3. Determinação e caracterização do contexto da organização

3.1. Identificação e caracterização das partes interessadas

3.2. Determinação de valores, expectativas, necessidades e percepções

3.3. Plano de comunicação

3.4- Análise preliminar de riscos

4. O SGQ com a integração da gestão do risco - As ameaças e as oportunidades

4.1. Princípios, estrutura, processo, gestão do risco

4.2. Apreciação, tratamento, registo e relato do risco

4.3. Principais metodologias de gestão do risco em diferentes níveis e/ou contextos

5. Requisitos suplementares - Interpretação e práticas consolidadas

5.1. Principais requisitos revistos

5.2. Novos requisitos/exigências

6. Plano para transição ou implementação/iniciação para a certificação

6.1. As regras IATF

6.2. Datas críticas para a transição

6.3. Auto-avaliação

6.4. Plano de transição ou iniciação

Horário: 09:30-13:00/14:00-18:30

Objectivos Gerais: Dar a conhecer e interpretar as principais alterações de estrutura, reforçar a abordagem dos requisitos que transitam da anterior edição e novos requisitos da recente edição da IATF 16949:2016, para o setor automóvel.

Desenvolver competências para o planeamento e coordenação das actividades para a transição para a IATF


Dias da semana:

Data de Início: 2017-10-09

Data de Fim: 2017-10-11

Prospeção comercial, preparação e planeamento da venda

Descrição:


Valor da inscrição:
Valor para Associados - 124,00 euros
Valor para Não Associados - 155,00 euros


Programa:

1. Prospeção

    1.1. Técnicas de prospeção

2. TPreparação e planificação da venda

    2.1. Ficha de cliente/estudo da relação:

    2.2. Fixar objectivos:

    2.3. Preparação do contacto, diagnóstico e argumentação:

    2.4. Check-list:

      Horário: 18h30-21h30

      Objectivos Gerais:

      No final da ação de formação o participante é capaz de:

        - Aplicar as principais técnicas de prospeção de mercado, preparando e planificando a venda;

          Carga horária - 25 horas

          Dias da semana: 3ª e 5ª

          Data de Início: 2017-10-10

          Data de Fim: 2017-11-02

Desenho Técnico - 2ª Acção

Descrição: A área de Desenho Técnico tem como objetivo a representação gráfica de qualquer objeto, seguindo normas ou diretrizes para sua representação visual, e proporcionar a informação gráfica necessária para a sua posterior análise e possibilitar a construção e manutenção do mesmo.

Programa: NORMAS DE DESENHO

• Generalidades

• Papel de desenho

• Elementos de desenho

PROJECÇÕES

• Representação de vistas

• Leitura de projeções ortogonais

CORTES EM PEÇAS

• Utilidade dos cortes.

• Tipos de cortes e respetivas representações.

• Cortes locais.

SISTEMAS DE MEDIDAS

• Sistema métrico (medidas lineares e decimais

• Áreas

• Sistema métrico inglês

• Sistema fracionário

• Escalas numéricas e gráficas

Horário: 18:30 - 22:30

Objectivos Gerais: Objectivos Gerais: Identificar, caracterizar e saber utilizar os utensílios de desenho.

Interpretar projeções ortogonais e efetuar desenho de representação de vistas

Realizar cotagem dimensional, nominal e funcional, adequada ao dimensionamento, interpretação da funcionalidade ou execução de peças e conjuntos.

Identificar as diversas situações em que se realizam os cortes.

Realizar cortes.

Executar desenhos de conjunto simples

Valor da inscrição:

Valor para Associados - 124,00 euros

Valor para Não Associados - 155,00 euros

Carga Horária: 20 horas


Dias da semana: 3ª e 5ª feira

Data de Início: 2017-10-10

Data de Fim: 2017-10-24

Ferramentas para a eliminação do desperdício - Workflow Design

Descrição: A ferramenta Workflow Design permite clarificar processos, compreender e aplicar as ferramentas Lean para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos mesmos. O workflow faz parte dos sistemas de apoio à gestão de processos, encontrando-se em grandes blocos de soluções tanto para suportar a melhoria do projeto ou design de processos quanto para suportar a gestão de processos

Destinatários: Responsáveis de Processo;Gestores de Produção;Gestores de operações;Técnicos de qualidade;Quadros intermédios e superiores;Operacionais;

Formador: Ricardo Ferreira de Mascarenhas

Licenciado em Engenharia Mecânica, Pós-Graduação em Gestão e Mestrado em Engenharia Mecânica. Certificado pelo MCI – Management Consulting Institute, Pós-graduação e certificação Lean Practitioner pelo ILM – Instituto Lean Management e UPC - Universitat Politècnica de Catalunya.Trabalhou em empresas como Salvador Caetano IMVT, (agora designada Toyota Caetano Portugal), Vieirinox®, (grupo Henrique Vieira & Filhos), Gametal, (grupo Kirchhoff AG) e Grohe Portugal, (grupo Grohe AG). Na área da formação/ensino colaborou com a ESAN (Escola Superior Aveiro Norte - Universidade de Aveiro) e colabora com o DEMUA, (Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro). Tem participado em projectos como FUSION COWORK, (co-fundador), CLASSICAR&MOTION® (Co-Criador da marca e conceito), TEXTOS LIVRES editora (criador da marca e conceito). É Sócio-fundador da ABAC (www.abac.pt) e Sócio-fundador da Geisertech – Embaixadores Tecnológicos (www.geisertech.pt) em representação da RM consulting. É autor do livro Gestão Lean nos serviços e autor/coordenador do livro A RM consulting em opinião - o lean mais próximo no dia-a-dia.Trabalha na Direcção de Projectos na RM Consulting,(www.rm.com.pt), uma empresa de consultoria e formação que visa optimizar os processos com foco na redução de custos operacionais e aumento da rentabilidade do negócio dos seus clientes .

Valor:

Colaboradores de empresas Associadas da AIDA – 127 ,00 euros

Colaboradores de empresas Não Associadas da AIDA – 159,00 euros

Valor isento de IVA à taxa legal em vigor.

Programa: Dia 1

Modelo Total Service Management;

Conceito de Desperdício e Valor Acrescentado nas áreas directas e/ou indirectas;

Workflow Design;

Mapeamento da Situação Actual do Processo seleccionado.

Dia 2

Identificação de Desperdício/Oportunidades de Melhoria;

Desenho de Soluções de Melhoria;

Cálculo dos Ganhos, (previsão);

Construção do Plano de Implementação;

Conclusões.

Horário: 9h30 - 13h00 e 14h00 -18h30

Objectivos Gerais:

Aprender a metodologia do Workflow Design recorrendo a um caso real;

Saber como identificar e medir desperdício nas áreas directas e/ou indirectas;

Aprender a definir soluções de melhoria;

Saber como estabelecer um plano de implementação das atividades de melhoria.

Carga horária - 16 horas

Dias da semana: 5ª e 6ª feira

Data de Início: 2017-10-12

Data de Fim: 2017-10-13

Técnico/a de Qualidade

Descrição: O sistema de Aprendizagem permite:

uma qualificação e prepara-te para o mercado de trabalho;

obter uma Dupla certificação: qualificação profissional de nível 4 e o 12.º ano de Escolaridade;

a possibilidade de prosseguimento de estudos.

Dura aproximadamente 3 anos e cerca de 40% da formação decorre em Contexto de trabalho numa empresa;

BENEFÍCIOS/APOIOS:

- Bolsa para Material de Estudo;

- Subsídio de Refeição;

- Despesas de Transporte;

- Despesas de Acolhimento.


Programa: Programa dispohnível no site do IEFP em:

https://www.iefp.pt/referenciais-formacao/-/sgd/get-file/30261/28211

Horário: 09:00-17:00

Objectivos Gerais: Formação em Alternância, em sala e em contexto de trabalho.

Componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) visa o desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos e competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o exercício da atividade profissional.

Esta componente, realizada numa empresa tem como objetivos, proporcionar: - A realização de novas aprendizagens e o contacto com tecnologias e técnicas que se encontram para além das situações simuláveis durante a formação;

- Oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos a atividades concretas em contexto real de trabalho;

- Desenvolvimento de hábitos de trabalho, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional;

- Vivências inerentes às relações humanas no trabalho;

- Conhecimento da organização empresarial.


Dias da semana: 2ª a 6ª feira

Data de Início: 2017-10-16

Data de Fim:

Incoterms, questões aduaneiras e fiscais - 3ª acção

Descrição: Com a presente ação, pretende-se, da forma mais dinâmica e atrativa possível, abordar questões, muitas vezes relegadas para segundo plano, fundamentais para quem pretende enviar mercadorias para o “outro lado do mundo”. Levar a que pensem e ponderem sobre essas matérias, as incorporem na cultura interna da vossa organização, tendo em vista aumentar a sua eficiência.

 

Formador: Jorge Carvalho

Atualmente Diretor Regional de Manuel dos Santos Pereira – Despachantes Oficiais, Lda

até Agosto de 2017 - Administração Tributária e Aduaneira - Especiais Sobre o Consumo – Alfândega de Aveiro

Coordenador do Núcleo de Procedimentos Aduaneiros (Importação; Exportação;Trânsito; Regimes Aduaneiros)

 

Valor para empresas associadas - 222,00 euros

Valor para empresas não associadas - 278,00 euros

Programa: 1. Pilares aduaneiros a considerar no comércio internacional de mercadorias

a. Classificação Pautal

b. Origem da Mercadoria

c. Valor Aduaneiro

 

2. Soluções aduaneiras para determinados modelos de negócio

a. Regimes Aduaneiros

b. Estatutos

 

3. A Exportação

a. Regras aplicáveis

b. Documentos necessários

c. A exportação e a fiscalidade interna

 

4. Condições de Entrega – Incoterms 2010

 

5. Intervenientes no comércio internacional

a. Identificação

b. Função

c. Custos Associados

 

6. O transporte marítimo e aéreo de mercadorias

a. Documentos utilizados e sua função

 

7. A utilização da internet

Horário: 18h30 às 21h30

Objectivos Gerais: Conhecer a relevância da classificação pautal, origem e valor aduaneiro da mercadoria para determinar o tratamento aduaneiro incidente sobre as mercadorias no âmbito do comércio internacional e as regras aplicáveis nessas matérias às mercadorias que transacionam;

Conhecer as soluções aduaneiras disponíveis e mais adequadas para determinados modelos de negócio;

Conhecer as regras associadas à exportação e as questões fiscais associadas;

Identificar as modalidades dos Incoterms 2010 e compreender a sua utilização;

Conhecer os intervenientes no comércio internacional e sua função;

Identificar os documentos de transporte utilizados e sua função.

Carga horária - 21 horas

Dias da semana: 3ª e 5ª feiras

Data de Início: 2017-10-17

Data de Fim: 2017-11-07

Aspectos Práticos da Lei da Protecção de dados Pessoais e Empresariais

Descrição: Formadora: Isidora Varanda

Título de Especialista: atribuição em 2014, pelo Conselho Pedagógico do ISCAL, do título de especialista por desempenho profissional relevante há mais de dez anos.

Habilitações Literárias:

Doutoramento: frequência do programa de doutoramento ao abrigo do R.D. 778/1998 de 30 de Abril (pré-Bolonha), junto do Departamento de Dereito Mercantil e do Trabalho, vinculada à área de conhecimento de Dereito Civil, da Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela, encontrando-se em processo de conclusão da respetiva tese. Pós-graduação: Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sobre o tema "Problemas Jurídicos da Droga e da Toxicodependência, 2003. Licenciatura em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, 1999. Certificado de Aptidão Profissional de formadora n.º EDF 524177/2010

Experiência Profissional:

Advogada com escritório em Lisboa. Formadora junto da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução na área do Direito Societário e Falimentar. Formadora desde 2004 nas áreas de Direito do Trabalho, Sociedades Comerciais, Insolvência, Execução e Penhoras. Docente Ensino superior desde 2004, nas áreas de Direito do Trabalho, Sociedades Comerciais.

Valor para associados - 91,00 euros

Valor para não associados - 114,00 euros

Valores isentos de IVA à taxa legal em vigor

Duração: 8h00

Programa: A obrigatoriedade do Regulamento EU 2016/679 e a importância na gestão dos Recursos Humanos e contratos

Princípios relativos ao tratamento de dados pessoais

A quem se aplica o regulamento?

O empresário e a Lei proteção de dados - Alterações obrigatórias

Os direitos do titular

Responsabilidade pelo tratamento - Coimas

Segurança dos dados pessoais - meios e modelos de proteção

A contratação do encarregado da proteção de dados

Códigos e a certificação - Especificações

Aplicação da Diretiva aos novos meios tecnológicos

A proteção de dados e as redes sociais

Tratamento de dados pessoais, monotorização e controlo dos trabalhos

Novo Quadro Jurídico Especifico de obrigações de proteção de dados pessoais dos trabalhadores

Sanções e Responsabilidades dos órgãos de gestão de recursos humanos

Obrigações em caso de violação de dados pessoais.

As novas obrigações dos responsáveis e dos subcontratantes: Responsável de recursos humanos e, em especial, o encarregado de proteção de dados e o estudo de impacto sobre a proteção de dados

A proteção de dados e o comércio eletrónico

Plano de ação para a proteção de dados pessoais dos trabalhadores – conformidade laboral

A proteção de dados e o enquadramento nos direitos dos trabalhadores

Como tratar os dados pessoais sensíveis no contexto Laboral – Regime Jurídico Especial

Gestão de trabalhadores e Processamento de Remuneração

Realização de testes de alcoolemia e consumo de drogas

Sanções disciplinares

Medicina no trabalho

Controlo de Assiduidade e sistemas biométricos

Controlo de chamadas telefónicas, e-mail e internet

Vigilância por vídeo

Gravação de imagens e som

O controle da localização geográfica do trabalhador

Horário: 9h30-13h00 e das 14h00-18h30

Objectivos Gerais:

Dias da semana:

Data de Início: 2017-10-23

Data de Fim: 2017-10-23

Dashboards Eficazes

Descrição:


Valor da inscrição:
Valor para Associados - 106,00 euros
Valor para Não Associados - 133,00 euros

Formador: Fernando Miguel Cunha

Programa:

1. Visualização de dados

2. Gestão de dados em Excel

3. Construção de dashboards

4. Dinâmica e interacção

5. Desenho de dashboards

Horário: das 18H30 às 21H30

Objectivos Gerais:

Pretende-se que no final os formandos tenham adquirido as competências que lhes permita:

    - Desenhar e avaliar dashboards;

    - Organizar tabelas de dados;

    - Adequar as representações gráficas aos dados;

    - Maximizar a eficácia;

    - Tornar os dashboards dinâmicos e interactivos.


Dias da semana: 2ª e 4ª

Data de Início: 2017-10-23

Data de Fim: 2017-11-13

Técnico/a de Logística

Descrição: O sistema de Aprendizagem permite:

uma qualificação e prepara-te para o mercado de trabalho;

obter uma Dupla certificação: qualificação profissional de nível 4 e o 12.º ano de Escolaridade;

a possibilidade de prosseguimento de estudos.

Dura aproximadamente 3 anos e cerca de 40% da formação decorre em Contexto de trabalho numa empresa;

BENEFÍCIOS/APOIOS:

- Bolsa para Material de Estudo;

- Subsídio de Refeição;

- Despesas de Transporte;

- Despesas de Acolhimento.


Programa: Programa dispohnível no site do IEFP em:

https://www.iefp.pt/referenciais-formacao/-/sgd/get-file/30568/28396

Horário: 09:00-17:00

Objectivos Gerais: Formação em Alternância, em sala e em contexto de trabalho.

Componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) visa o desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos e competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o exercício da atividade profissional.

Esta componente, realizada numa empresa tem como objetivos, proporcionar: - A realização de novas aprendizagens e o contacto com tecnologias e técnicas que se encontram para além das situações simuláveis durante a formação;

- Oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos a atividades concretas em contexto real de trabalho;

- Desenvolvimento de hábitos de trabalho, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional;

- Vivências inerentes às relações humanas no trabalho;

- Conhecimento da organização empresarial.


Dias da semana: 2ª a 6ª feira

Data de Início: 2017-10-23

Data de Fim:

Financiamento de mercado - Ponderar o Futuro do Financiamento das Empresas

Descrição: A formação em Financiamento de mercado perimitirá que empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas adquiram e desenvolvam conhecimentos económicos e financeiros e adequam comportamentos e atitudes de gestão na resposta às necessidades e às condicionantes económicas.

 

Preço Sócio: 304,00 euros

Preço Não Sócio: 380,00 euros

Programa:

    7. Financiamento de mercado, aplicações financeiras e gestão de riscos de mercado
      7.1. Funcionamento e financiamento através do mercado de capitais
        7.1.1. O funcionamento do mercado de capitais
        • • Funções do mercado de capitais
        • • A estrutura do mercado de capitais português
        • • Operadores no mercado de capitais
        • • Formas de aceder ao mercado de capitais
        7.1.2. Regulação e supervisão do mercado de capitais
        • • Requisitos legais para aceder ao mercado de capitais português
        • • Papel da CMVM enquanto regulador do mercado de capitais
        7.1.3. O mercado de capitais enquanto opção de financiamento
        • • Ações enquanto forma de financiamento
        • • Obrigações enquanto forma de financiamento
        • • Capital de risco enquanto forma de financiamento
        • • Financiamento colaborativo (Crowdfunding) enquanto forma de financiamento
        • • Fundos de Empreendedorismo Social enquanto forma de financiamento
        • • Impactos na estrutura de capital da empresa
        • • Riscos para a empresa
      7.2. O mercado de capitais na oferta de produtos de investimento e de cobertura de risco
        7.2.1. Tipos de serviços e actividades de investimento
        • • Recepção e execução de ordens
        • • Registo e depósito de Valores Mobiliários
        • • Consultoria para investimento
        • • Gestão de carteiras
        7.2.2. Produtos de investimento
        • • Ações, Obrigações, Fundos de Investimento, Produtos Financeiros Complexos
        • • Custos associados aos produtos de investimento
        • • Aspectos a ter em conta na aquisição de produtos de investimento
        • • Relação entre remuneração e risco como ferramenta de auxílio nas decisões da empresa em produtos de investimento
        • • Selecção de produtos de investimento em função dos objectivos da empresa
        7.2.3. Produtos de cobertura de risco
        • • Instrumentos financeiros derivados: swaps, futuros e opções
        • • Instrumentos financeiros derivados como instrumentos de cobertura de risco da empresa

Horário: 18h30-21h30

Objectivos Gerais:

Carga horária - 40 horas

Dias da semana: 2ª e 4ª

Data de Início: 2017-11-01

Data de Fim: 2017-12-13

Desenvolvimento Internacional

Descrição:

O Curso apresenta-se estruturado em acções de formação com o objectivo de potenciar Competências associadas às Estratégias de Desenvolvimento de Negócios em contexto Internacional.

Valor para colaboradores de empresas associadas: 304,00 euros

Valor para colaboradores de empresas não associadas: - 380,00 euros

Valores isentos de IVA

Programa:
1ª Fase: Onde Estamos?

  • Análise do Ambiente Interno
  • Análise da Capacidade da Empresa e do Sector de Actividade;
  • Valoração dos Objectivos Gerais, dos Recursos e das Ajudas e Subvenções.
  • Análise de Mercados Externos
  • Ambiente Internacional;
  • Concorrência Internacional.


2ª Fase: Onde Pretendemos Chegar?
Selecção e Delimitação de:
  • Mercados, Linhas de Produtos e Formas de Entrada;
  • Estratégias Global / Doméstica e Diferenciação pelos Custos / Produtos;
  • Objectivos de e por Mercado.


3ªFase: Como Chegar?
  • Políticas de Produto / Preço / Distribuição / Promoção.


4ª Fase: Como Implementar e Monitorizar?
  • Implementação e Coordenação;
  • Avaliação e Controlo do Desempenho Internacional.

Horário: 18:30-21:30

Objectivos Gerais:
O Ciclo de Desenvolvimento Internacional pretende desenvolver as seguintes Competências:

Valorização de Forças e Fraquezas da empresa e das Oportunidades e Ameaças em Ambiente Internacional;
Os Resultados desta análise, permitem, numa segunda fase definir a posição que, no Âmbito Internacional, a empresa se propõe ocupar. Sendo necessário seleccionar os Mercados, as Linhas do Produto a comercializar em cada um deles, as Formas de Entrada, as Estratégias e os Objectivos Estratégicos e Quantitativos em cada Mercado;
Na Fase seguinte, define-se o Mix de Marketing de modo a alcançar a situação desejada;
Finalmente, Implementa-se o Processo de Internacionalização, analisando Resultados e Desvios vs Objectivos propostos.

Carga horária - 32 horas

Dias da semana: 2ª e 4ª feira

Data de Início: 2017-11-06

Data de Fim: 2017-11-29

Compras e Avaliação de Fornecedores

Descrição:


Valor da inscrição:
Valor para Associados - 124,00 euros
Valor para Não Associados - 155,00 euros


Programa:

1. Gestão das compras

2. Compras e qualificação de fornecedores:

3. Valorização da qualidade dos fornecimentos

4. Novas relações cliente / fornecedor

5. Avaliação de desempenho e classificação de fornecedores

Horário: 18h30-21h30

Objectivos Gerais:

No final da ação de formação o participante é capaz de:

    - Identificar, planear e monitorizar os processos relacionados com os fornecedores e as compras;

    - Identificar e aplicar as metodologias e as técnicas para seleção, avaliação e classificação de fornecedores;

      Carga horária - 25 horas

      Dias da semana: 3ª e 5ª

      Data de Início: 2017-11-13

      Data de Fim: 2017-12-07

Técnicas de Redução de Custos de Produção – Melhoria Contínua

Descrição: No final deste curso os formandos deverão ser capazes de: - Compreender a importância da utilização de técnicas de redução de custos para o aumento da competitividade da sua empresa; - Identificar projetos de redução de custos e a eliminação de desperdícios.

Valor para participantes de empresas associadas:125,00

Valor para participantes de empresas não associadas: 156,00

Valor isento de IVA

Programa: 1. Projetos de Redução de Custos

1.1. Definição

1.2. Áreas de Implementação

1.3. Importância Estratégica

1.4. Tipos de Projetos de Redução de Custos

2. Redução de Preços

2.1. Definição

2.2. Identificação de Projetos

2.3. Vantagens Estratégicas

3. Utilização de Material

3.1. Definição

3.2. Identificação de Projetos

3.3. Vantagens

4. Materiais Alternativos

4.1. Definição

4.2. Identificação de Projetos

4.3. Vantagens Estratégicas

5. Localização

5.1. Definição

5.2. Identificação de Projetos

5.3. Vantagens Estratégicas

6. Make vs Buy ( Fazer vs Comprar )

6.1. Definição 6.2. Identificação de Projetos 6.2. Vantagens Estratégicas

7. Logística

7.1. Definição

7.2. Identificação de Projetos 7.3. Vantagens Estratégicas

8. Materiais Indiretos

8.1. Definição

8.2. Identificação de Projetos

8.3. Vantagens Estratégicas

9. Savings ( Ganhos )

9.1. Definição

9.2. Cálculo dos Savings

9.3. Implicação no Orçamento Anual da Empresa

10. Projetos de Redução de Custos Ativos e Completos

10.1. Definição de Projetos Ativos

10.2. Definição de Projetos Completos 10.3. Controlo e Implementação

11. Plano de Sugestões

11.1. Constituição de um Plano de Sugestões

11.2. Envolvimento dos Colaboradores da Empresa

11.3. Análise e Triagem de Sugestões

11.4. Implicações no Processo de Melhorias Contínuas

11.4.1. Eliminação de Desperdícios

11.4.2. Reorganização do Posto de Trabalho

11.4.3. Standarização de Operações

11.4.4. Segurança no Posto de Trabalho

11.4.5. Melhoria na Qualidade do Produto

11.4.6. Melhoria na Embalagem do Produto

11.5. Cálculo de Savings

11.6. Criação de Projeto de Redução de Custos

Horário: 18:30-22:30

Objectivos Gerais: Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos que permitam identificar projetos de redução de custos; criar competitividade na empresa; eliminar desperdícios.

Carga horária - 18 horas

Dias da semana: 2ª e 4ª feira

Data de Início: 2017-11-20

Data de Fim: 2017-12-04

Contrato de Trabalho a Termo Certo

Descrição: O contrato de trabalho sem termo, em que o trabalhador se encontra efetivo, é a regra na elaboração dos contratos de trabalho, no entanto, estatisticamente, o que é elaborado e utilizado em maior número é o contrato de trabalho a termo, certo ou incerto, o qual requer uma especial atenção por parte da entidade patronal, quer na elaboração do contrato, duração e rescisão.

 

Preço Sócio: 91,00 euros

Preço Não Sócio: 114,00 euros

Programa:

O contrato a termo resolutivo

Condições de admissibilidade

Análise do art.º 140.º do Código do Trabalho

O motivo justificativo

A demonstração do motivo justificativo

A redação do contrato. Elementos essenciais

Formalidades

A conversão em contrato sem termo

Os prazos máximos de duração dos contratos a termo

A duração do período experimental

As férias no ano de admissão

A renovação do contrato

Contratos sucessivos

Preferência na admissão

Denúncia com aviso prévio

Falta de cumprimento do aviso prévio

A caducidade do contrato a termo

A compensação e outros direitos

Horário: 9h30 às 13h00 e 14h00 às 18h30

Objectivos Gerais:

Dias da semana: 2ª feira

Data de Início: 2017-11-23

Data de Fim: 2017-11-23

Estratégia de Inovação

Descrição: A inovação é um fator de crescente importância na estratégia das organizações. A cultura de inovação aliada a um alinhamento entre modelos de inovação e a estratégia atual ou futura das organizações é fundamental. Esta ação pretende transmitir aos formandos métodos para inserir modelos de inovação em organizações existentes e, muitas vezes, com rotinas e formas de estar que podem conter barreiras à inovação. Também se pretende apresentar ferramentas de diagnóstico de inovação para que se possa dar o primeiro passo de forma sólida, promovendo a reflexão sobre as estratégias atuais de forma critica, tendo em vista a orientação para os objetivos pretendidos.

Valor para participantes de empresas associadas:113,00

Valor para participantes de empresas não associadas: 141,00

Valor isento de IVA

Programa:

1. Introdução

2. Vantagens e barreiras à Inovação

3. Tipos de Inovação

4. Estudo de casos

5. Ferramentas de diagnóstico de inovação

6. Estratégia de Inovação

7. Alinhamento entre inovação e estratégia empresarial

8. Estudo de casos

Horário: 18:30-22:30

Objectivos Gerais: Compreender benefícios da inovação;

Identificar métodos para ultrapassar as barreiras da inovação;

Identificar e compreender ferramentas relevantes na gestão estratégica;

Compreender e estar apto a utilizar o Innovation Scoring;

Compreender a aplicação destas ferramentas no contexto de uma organização.

Carga horária: 16 horas

Dias da semana: 2ª e 4ª feira

Data de Início: 2017-12-04

Data de Fim: 2017-12-11