O Projeto

Aveiro Digital Export

O projeto Aveiro Digital Export permitirá reforçar as competências exportadoras e digitais das empresas do distrito de Aveiro. Pretende-se desta forma fomentar a transformação digital, em particular o uso da tecnologia para melhorar o desempenho ou o alcance das empresas.

Ficha de Projeto

São várias as atividades que irão ser desenvolvidas até ao final de março de 2023, e que passam pela realização de 60 digital labs, sessões de capacitação para as micro e PME sobre temas relacionados com a utilização de canais digitais no apoio à internacionalização das PME, a realizar nos diversos municípios do distrito.

Publicações como o estudo das melhores práticas de exportação em canais digitais junto de PME exportadoras, o Guia para a exportação digital e o Digital World Book serão disponibilizadas às empresas.

Complementarmente o projeto ADE irá contribuir para promover as empresas e atrair investimento para o distrito, através das visitas de prospeção e participação em feiras internacionais, em mercados como Dubai, Canada, EUA, Países Baixos, Itália e Tóquio.

Digital Labs

60 sessões de capacitação realizadas em 15 Municípios, para apoiar de forma mais próxima e personalizada as PME do distrito de Aveiro. Nestas sessões foram apresentados conteúdos desenvolvidos e consubstanciados nos “Aveiro Digital Export White Papers” e complementares, bem como partilhadas as melhores práticas em exportação digital.

Os Digital Labs tiveram diferentes oradores especialistas nas temáticas da digitalização, como são exemplo, João Miguel Lopes, Pedro Costa, Emanuel Grilo, Miguel Pereira, António Teixeira, Fanny Marques, Rui Basto.

  • Empreendedorismo digital
  • Transformação digital
  • Inbound marketing
  • Plataforma de e-commerce
  • Social Media
  • Content Marketing
  • Service Design
  • User experience
  • Digital Customer Care
  • Marketing Analítico
  • Social Media e gestão de conflitos nas Redes Sociais
  • Storytelling para as vendas online e gestão de conflitos nas Redes Sociais
  • Storytelling para as vendas online
  • Ferramentas digitais gratuitas da Google
  • SEO, Digital Ads e Monitorização
  • Estratégia Digital para B2B & Marketplaces
  • Bitcoins e criptomoedas
DataHorárioMunicípioTemaOrador
3/2/202218h-21hMurtosaTransformação DigitalAntónio Teixeira
3/3/20229h30-12h30EstarrejaInbound MarketingAntónio Teixeira
3/4/20229h30-12h30ÍlhavoSoluções de E-commerceAntónio Teixeira
3/8/20229h30-12h30S. VougaSocial MediaAntónio Teixeira
3/8/202214h30-17h30ÁguedaSocial MediaAntónio Teixeira
3/9/202214h30-17h30OvarContent MarketingAntónio Teixeira
3/16/20229h30-12h30O. De AzeméisMarketing AnalyticsAntónio Teixeira
3/16/202214h30-17h30S. VougaMarketing AnalyticsAntónio Teixeira
3/17/20229h30-12h30EstarrejaEmpreendedorismo DigitalAntónio Teixeira
3/18/20229h30-12h30O. Do BairroTransformação DigitalAntónio Teixeira
3/22/20229h30-12h30ÍlhavoInbound MarketingAntónio Teixeira
3/23/20229h30-12h30AnadiaSoluções de E-commerceAntónio Teixeira
3/25/20229h30-12h30ÍlhavoContent MarketingAntónio Teixeira
3/29/202214h30-17h30ÁguedaService DesignNuno Marques
3/30/20229h30-12h30O. Do BairroUser ExperienceMiguel Pereira
4/6/20229h30-12h30O. De AzeméisTransformação DigitalAntónio Teixeira
4/6/202216h-17hAlbergaria-a-VelhaTransformação DigitalAntónio Teixeira
4/7/202214h30-17h30VagosInbound MarketingAntónio Teixeira
4/8/202214h30-17h30ÁguedaSoluções de E-commercePedro Costa
4/12/20229h30-12h30ÍlhavoSocial MediaNuno Marques
4/13/20229h30-12h30EstarrejaContent MarketingJoão Miguel
4/13/202218h-21hMurtosaContent MarketingJoão Miguel
4/19/202214h30-17h30AnadiaDigital Customer ServiceFanny Marques
4/20/20229h30-12h30OvarMarketing AnalyticsRui Basto
4/21/202214h30-17h30VagosEmpreendedorismo DigitalNuno Marques
4/22/202214h30-17h30ÁguedaTransformação DigitalAntónio Teixeira
4/27/20229h30-12h30EstarrejaSoluções de E-commercePedro Costa
4/27/202216h-19hAlbergaria-a-VelhaSoluções de E-commercePedro Costa
4/29/20229h30-12h30O. Do BairroContent MarketingAntónio Teixeira
5/3/20229h30-12h30O. Do BairroService DesignNuno Marques
5/4/202214h30-17h30VagosUser ExperienceMiguel Pereira
5/5/20229h30-12h30EstarrejaDigital Customer ServiceFanny Marques
5/5/202218h-21hMurtosaDigital Customer ServiceFanny Marques
5/10/202214h30-17h30AnadiaEmpreendedorismo DigitalEmanuel Grilo
5/11/20229h30-12h30OvarTransformação DigitalNuno Marques
5/13/20229h30-12h30O. De AzeméisSoluções de E-commercePedro Costa
5/25/202216h-17hAlbergaria-a-VelhaMarketing AnalyticsEmanuel Grilo
5/26/202214h30-17h30ÁguedaEmpreendedorismo DigitalEmanuel Grilo
5/31/202218h-21hMurtosaInbound MarketingAntonio Teixeira
6/1/20229h30-12h30OvarSoluções de E-commerceRui Basto
6/2/202214h30-17h30AnadiaSocial MediaJoão Miguel
6/8/20229h30-12h30S. João MadeiraUser ExperienceMiguel Pereira
6/8/202216h-17hAlbergaria-a-VelhaUser ExperienceMiguel Pereira
6/15/20229h30-12h30ÍlhavoStorytelling para as vendas online e gestão de conflitos nas Redes SociaisJoão Miguel
6/20/202214h30-17h30EstarrejaBitcoins e criptomoedas Antonio Teixeira
6/23/20229h30-12h30S.João MadeiraMarketing AnalyticsEmanuel Grilo
6/24/20229h30-12h30Albergaria-a-VelhaEstratégia Digital para B2B & MarketplacesPedro Costa
6/27/202214h30-17h30OvarSocial Media e gestão de conflitos nas Redes SociaisNuno Marques
6/28/20229h30-12h30ÁguedaSEO, Digital Ads e MonitorizaçãoEmanuel Grilo
6/29/20229h30-12h30AnadiaBitcoins e criptomoedas Antonio Teixeira
6/29/202214h30-17h30EstarrejaSocial Media e gestão de conflitos nas Redes SociaisNuno Marques
7/1/20229h30-12h30AIDA CCIEstratégia Digital para B2B & MarketplacesPedro Costa
7/7/20229h30-12h30ÁguedaStorytelling para as vendas online e gestão de conflitos nas Redes SociaisJoão Miguel
7/7/202214h30-17h30MurtosaStorytelling para as vendas online e gestão de conflitos nas Redes SociaisJoão Miguel
7/13/202214h30-17h30Albergaria-a-VelhaSocial Media e gestão de conflitos nas Redes SociaisNuno Marques
7/14/202214h30-17h30OvarSEO, Digital Ads e MonitorizaçãoEmanuel Grilo
7/15/20229h30-12h30AIDA CCIFerramentas digitais gratuitas da GoogleEmanuel Grilo
7/15/202214h30-17h30AnadiaFerramentas digitais gratuitas da GoogleEmanuel Grilo
7/19/20229h30-12h30AIDA CCISoluções de E-commercePedro Costa
7/22/20229h30-12h30AIDA CCIEstratégia Digital para B2B & MarketplacesPedro Costa
White Paper - Empreendedorismo Digital
White Paper - Transformação Digital
White Paper - Inbound Marketing
White Paper - Soluções de E-commerce
White Paper - Social Media
White Paper - Content Marketing
White Paper - Service Design
White Paper - User Experience UX
White Paper - Digital Customer Service
White Paper - Marketing Analytics
0
Digital Labs
0
Participantes
0
Empresas
0
Municípios
0
Setores de atividade

Mercados

Aveiro’s District is a privileged geostrategic location in the center of Portugal. Because its territory of 2,808 km2 is located in the central coast of the country, between the two main portuguese metropolitan regions (Porto and Lisbon).

Aveiro has a very good accessibility and transport insfrastructures that atracts investors from all over the world. It is possible to circulate to any destination in the county or abroad by rail, sea, air, road, pedestrian, and cycling, as well as rapid inter-regional and international travel.

Aveiro presents a great offer of solutions for business development and installation and a qualified workforce in the region.

Aveiro has a Gross National Product  (GNP) per capita above the national average (7109 million in 2020) as well as a very good education rate and 66% of the population is on working age.

In 2021 Aveiro’s District recorded an increase in exports and the number of new companies in the region is increasing with a strong predominance of manufacturing and wholesale trade sectors. Also, the presence of multinational companies creates a very dynamic environment for the region.

Aveiro is becoming a high tech destination with a strong investment in research and development (354 unities of R&D and expenses are 2,45% of the region’s GDP).

Aveiro is a great opportunity for companies worldwide and the region is interested in internationalization of small and medium-sized companies through digital channels with ADE project.

The project is also promoting the region’s goods and services and doing prospection in some interesting markets.

A visita de prospeção e participação nas feiras permite à AIDA CCI perceber in loco as oportunidades de negócios e possíveis parcerias para as empresas do distrito de Aveiro. O contacto com entidades congéneres de mercados estrangeiros permitiu/e, também, iniciar a criação de estruturas de apoio/redes de cooperação entre empresas.

Os mercados selecionados são mercados estratégicos para as empresas portuguesas. Para mais informações contacte o Gab. Relações Exteriores: Carla Vieira ou Deolinda Costa 

Visitas de prospeção de  Mercados

Paises Baixos

Agosto 2022

EUA

Setembro 2022

Tóquio

Dezembro 2022

Canadá

Junho 2022

Itália

Maio 2022

Dubai

Março 2022

Dubai

Janeiro 2022

Canadá

Dezembro 2021

Dubai

março 2023

Publicações

Comunicação

Marca ADE

(manual de normas)