A política territorial LEADER é atualmente implementada na Europa pelo instrumento financeiro designado por Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), sendo apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) e pelos Programas Operacionais Regionais, no Continente e na vertente rural.

 

Esta abordagem territorial é implementada, localmente, por Grupos de Ação Local (GAL), ou seja, por parcerias que integram entidades públicas e privadas, representativas das comunidades locais.

 

A AIDA CCI é entidade gestora do GAL Aveiro Norte e do GAL Aveiro Sul; estas estruturas territoriais são responsáveis pela implementação de uma estratégia, que visa responder às necessidades das comunidades locais, nos vários setores de atividade, através do cofinanciamento de projetos que contribuam para o desenvolvimento local/regional do território. Paralelamente, os GAL são ainda responsáveis pela implementação de projetos de cooperação interterritorial, cooperação transnacional e animação territorial que contribuam para a dinamização e promoção das especificidades do território e a emergência de novas dinâmicas de desenvolvimento local, indutoras da participação das comunidades locais.

 GAL Aveiro Norte

O GAL Aveiro Norte tem como área de atuação os concelhos de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa e Ovar, e as freguesias de Cacia, S. Jacinto e União de Freguesias de Eixo e Eirol, no concelho de Aveiro.

GAL Aveiro Sul

O GAL Aveiro Sul tem como área de atuação os concelhos de Anadia, Oliveira do Bairro e Vagos, e as freguesias de Aradas, Oliveirinha, Santa Joana, São Bernardo e União de Freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, no concelho de Aveiro, e as freguesias de Gafanha do Carmo e São Salvador, no concelho de Ílhavo.