O projeto “Roteiro de Descarbonização do Setor Eletromecânico” é uma iniciativa liderada pela ANEME – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas em consórcio com a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, com o propósito de promover a descarbonização e a transformação digital das empresas do setor eletromecânico. Este projeto é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.
Com início em 1 de julho de 2022 e término previsto para 31 de dezembro de 2025, o Roteiro conta com um investimento total de 387.600,00€, integralmente financiado por fundos públicos e europeus. A AIDA CCI, enquanto entidade beneficiária, irá assegurar a gestão do investimento, assim como promover a implementação das melhores práticas ambientais e tecnológicas.
O Roteiro de Descarbonização pretende identificar e desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e eficazes, adaptadas às especificidades do setor. Ao integrar conceitos como transição ecológica e transformação digital, o projeto visa garantir que as metas do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 e do PNEC (Plano Nacional de Energia e Clima) sejam atingidas de forma eficiente. As ações previstas incluem workshops e formações voltadas para os empresários e quadros técnicos, capacitando-os para a adoção de novas tecnologias e processos de gestão de carbono.
Além disso, o projeto prevê a criação de um Toolkit Digital, uma ferramenta que auxiliará as empresas na tomada de decisões estratégicas e na adoção das melhores práticas de descarbonização. Este kit será desenvolvido com base num diagnóstico setorial que identificará as boas práticas nacionais e internacionais, apoiando as empresas na sua transição para a neutralidade carbónica.
Mais informações
Susana Carvalho
Departamento de Apoio Técnico
T.: 234 302 492
s.carvalho@aida.pt



