À margem do Conselho Energia, a comissária da Energia, Kadri Simson, apoiou uma série de iniciativas de transição energética para a UE e as suas regiões. 26 Estados-Membros e representantes do setor eólico da UE chegaram a acordo sobre uma Carta Europeia para a Energia Eólica. A Comissão e os Estados-Membros assinaram igualmente uma declaração conjunta em que se comprometem a criar uma Coligação Europeia para o Financiamento da Eficiência Energética.
Duas iniciativas fundamentais para reforçar a resiliência do sistema energético da UE e apoiar a eletrificação foram também firmadas ontem, decorridas apenas algumas semanas após a adoção da primeira lista de projetos de interesse comum e de projetos de interesse mútuo e do Plano de Ação da UE para as redes elétricas. Em primeiro lugar, a comissária Simson assinou uma declaração política com os governos da Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia para acelerar a plena integração dos Estados Bálticos no mercado interno da energia até fevereiro de 2025. Em segundo lugar, a comissária Simson assinou, juntamente com os ministros da Energia de França, Portugal e Espanha, um memorando de entendimento para reforçar a integração dos mercados energéticos da Península Ibérica com o resto da Europa, no âmbito dos trabalhos do grupo regional de alto nível para o Sudoeste da Europa em matéria de interligações.
Foram também definidas novas prioridades para projetos de infraestruturas ao largo e de energias renováveis, explorando o potencial do hidrogénio renovável na Península Ibérica.
Mais informações nesta notícia.








