Visita de Prospeção à Conferência ECTC no âmbito da Agenda Microeletrónica
A 74.ª Conferência de Componentes Electrónicos e Tecnologia (ECTC) decorre de 28 a 31 de maio de 2024 no Gaylord Rockies Resort & Convention Center, em Denver, Colorado, EUA. A ECTC é o evento internacional de referência dedicado à ciência, tecnologia e formação em sistemas microeletrónicos, componentes e embalamento. É promovida pela IEEE Electronics Packaging Society.
A conferência apresenta um programa técnico abrangente, centrado em avanços de ponta nas áreas de embalamento avançado, modelação e simulação, fotónica, materiais e processamento, interligações, fiabilidade aplicada, tecnologias de montagem e soluções emergentes em microeletrónica. Com mais de 130 expositores internacionais e várias sessões técnicas paralelas, o evento constitui um ponto de encontro global para especialistas, investigadores e líderes do setor.
A AIDA CCI realizou uma visita de Prospeção à Conferência ECTC no âmbito da Agenda Microeletrónica. No primeiro dia, a delegação acompanhou duas Sessões Especiais de alto nível durante a manhã, e diversas apresentações técnicas durante a tarde. A ECTC proporciona um ambiente excecional para troca técnica, cooperação e análise estratégica sobre futuras oportunidades de investimento.
Um dos destaques desta edição foi a Sessão Especial sobre Co-investimentos entre Indústria e Governo, centrada em iniciativas transcontinentais como o Regulamento Europeu dos Chips (European Chips Act) e o CHIPS and Science Act dos Estados Unidos. Os oradores abordaram o impacto dos co-investimentos globais na inovação em semicondutores, na resiliência das cadeias de abastecimento e na investigação colaborativa.
A AIDA CCI continuará a acompanhar o programa até ao seu encerramento a 31 de maio, representando o consórcio português envolvido na execução da Agenda Nacional para a Microeletrónica.
O projeto “Agenda Microeletrónica” decorre de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, através do Next Generation EU, com um investimento total elegível a fundo perdido de €6.749.374,13.
Para mais atualizações, visite a nossa secção de notícias.








